PARTE11 QUE COME O ORIXÁ - AJEUM

   

                                         AXÉ - AJEUM - COMIDA











 
                   
           








                       










       ASSIM COMO OCORRE COM OS SERES QUE TEM MATÉRIA , É ATRAVÉS DA COMID
A QUE OS ORIXÁS ADQUIREM SUA ENERGIA.    EXISTINDO UMA TROCA PARA TANTO, COM O DEVOTO. - PODERIA O DEVOTO, EQUILIBRAR SUA ENERGIA SEM ALIMENTAR O SEU ORIXÁ? - SIM, A NATUREZA SE ENCARRETA DE FAZER TAL EQUILÍBRIO, PORÉM SE HOUVER ALGUNS TIPOS ESPECÍFICOS E DANOSOS DE ENERGIA NEGATIVA (ODÚ CONTRÁRIO), ESTARÁ SUJEITO A SÉRIOS RISCOS ENQUANTO OCORRE O PROCESSO ESTABILIZANTE ENERGÉTICO. 


          CADA ORIXÁ TEM SUA COMIDA ESPECÍFICA PARA CADA ODÚ (ENERGIA- POSITIVA OU NEGATIVA) E TAMBÉM PARA CADA NAÇÃO AFRICANA. EXISTE DETERMINADOS  TIPOS DE COMIDA.  O TERMO  EBÓ  QUE TAMBÉM É USADO  COMO SIGNIFICADO DE AJEUM (  COMIDA DO  ORIXÁ  ) TEM  OS SEGUINTES SIGNIFICADOS: QUANDO É USADO PARA O ATO DE FAZER UMA OFERENDA E AS VEZES PARA A OFERENDA EM SI OU SOBRAS  PARA  DESPACHO, NÃO IMPORTANDO SE ESTA OFERENDA É UMA COMIDA PREPARADA, FRUTAS  OU SANGUE.


QUANDO ANIMAL, ABATIDO VAI DAS MÃOS DO AXOGUM, AQUELE QUE SACRIFICA AUXILIANDO O BABALORIXÁ OU YALORIXÁ, PARA AS MÃOS DA COZINHEIRA YABASSÉ. ELA É A MÃE QUE CONHECE TODOS OS  SEGREDOS DA COZINHA E QUE SABE QUAIS OS PRINCIPAIS INGREDIENTE PARA UMA BOA COMIDA DE SANTO, PARA SER CAPAZ DE ALCANÇAR AS DÁDIVAS E É QUEM VAI PREPARAR O ALIMENTO, TANTO PARA O ORIXÁ COMO PARA TODOS OS PRESENTES.    AS SOBRAS DO ANIMAL É COZIDO E PREPARADO PARA SEREM SERVIDOS NO FINAL DA FESTA, AOS VISITANTES E FILHOS DA CASA. ALÉM DOS ANIMAIS, OUTRAS COMIDAS SÃO PREPARADAS DEPENDENDO DO ORIXÁ A QUEM ESTÁ SENDO OFERTADO, O AMALÁ PARA XANGÔ, O IPETÉ PARA OXUM, O ACARAJÉ PARA IANSÃ, TUDO SERÁ COLOCADO DIANTE DO ASSENTAMENTO DO ORIXÁ COMO OFERENDA. ”CERTO QUE OS ORIXÁS COMEM O QUE OS HOMENS COMEM, PORÉM, RECEBEM A SEUS PÉS, NOS TERREIROS, COMIDAS ONDE OS MODOS DE PREPARAR, AO LADO DOS SABERES: PALAVRAS DE ENCANTAMENTOS (FÓ), REZAS (ÀDÚRÀ), EVOCAÇÕES (ORIKI) E CANTIGAS (ORIN) LIGADAS A ESTÓRIAS SAGRADAS (ITAN), SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS E VITAIS PARA A TRANSMISSÃO DO AXÉ ” 










          TIPOS DE COMIDA (AJEUM) E SEUS ORIXÁS 



          Ao preparar as comidas de santo, deve-se observar os 

tabus de cada um deles. São chamadas comida de axé

( força  movimentadora da vida), pois acredita-se que

 o Orixá aceitou a oferenda e impregnou de axé as mesmas.

  cada orixá tem sua comida 









 
Exu ele come ,  a base de farinha de mandioca branca , combinada com azeite de dendê , água, 

bebida alcoólica e acaçá vermelho  feito com farinha de milho amarelo e enrolado em folha de 

bananeira. em algumas ocasiões também são utilizados pimenta, cebola, bife, frango/guiné, nas 

oferendas a este Orixá.
Nas oferendas a Ogum são dados inhame assado com azeite de 

dendê, feijoada  e galo mariscado, guiné(galinha de angola) e frutas 

como manga espada.
      


 Oxóssi come axoxó feito 

com milho vermelho cozido decorado com fatias de 

coco. Ele também aprecia frutas e feijão fradinho 

torrado , frango de galo e animais de caça. As 

comidas devem ser colocadas  ou aos pés de uma 


árvore ou no pegi.

          





A oferenda dada a  Obaluaiê é a pipoca, Utilizando

 areia da praia para estoura-las e enfeitando com

 fatias de coco e  frutas como abacaxi com laranjas e

galo pedrez.


 



Oxumare prefere que sejam dados em oferenda a

ele, batata doce amassada e modelada em forma de

 cobra  e também farofa de farinha de milho com

 ovos, camarões e dendê banana da terra frita e todas frutas e 

galo.



Ossaim prefere acaçá, feijão, milho vermelho, 

farofa 

e fumo de corda.
O acarajé de forma arredondada com dendê é a 

oferenda consagrada a Iansã, mas também é do

 agrado de Obá. come ainda, goiaba, manga rosa e 

galinha preta ou vermelha.



     





Obá também tem preferência por um bolinho de 

nome abará que consiste em uma massa de feijão

 fradinho temperado  com dendê enrolado em folha 

de bananeira e cozido em banho-maria.






O omolocum, feijão fradinho cozido com cebola, 

camarões e azeite de oliva e decorado com ovos 

cozidos e descascados é de Oxum, doce de banana,

 ou só a banana.





       



Iemanjá prefere peixe de água salgada, regados ao 

azeite e assados, milho branco cozido,  e temperado

com camarões, cebola e azeite doce, abadô, manjar 

com leite de coco e acaça, mamão.

  










Nanã é oferecido efó, mungunzá, sarapatel, feijão 

com coco e pirão com batata roxa.






                                  



O amalá pertence a Xangô. O amalá: abobora

 deve untar o fundo da gamela e sobre ele é

 colocado o caruru decorado com pedaços de castela 

ou rabada de carne de boi, camarões, castanhas de 

cajú , amendoim e quiabo, doze unidades de cada e 

enfeitado com um orobô. É válido lembrar que a 

oferenda deve ser servida quente. comi ainda: galo 

vermelho,temperado com bastante pimenta 

malagueta, maçãs: vermelha/verde e uvas roxas.


              


Oxalufã só aceita comidas brancas arroz haussá e 

tem preferência

 por milho branco cozido e sem tempero.


    





O inhame pilado é oferenda de  Oxaguiã, uvas 

verde.  As comidas oferecidas a Orixás Funfun, devem 

ser sempre colocadas em louças brancas.









As comidas de Ibêji, o caruru (prato à base de 

quiabo,   CAMARÃO SECO  E  DENDÊ) É OFERECIDO AO  ORIXÁ QUE 

RECEBE  EM UMA GRANDE TIGELA ,  FRUTAS E DOCES EM GERAL .


    






Ewá come como oxumarê, porem, não pode faltar banana 

frita com dedê que é sua comida favorita.


         
Referência WIKIÉDIA.
Candomblé A Panela do Segredo – Comida de Santo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARTE 13 - ODÚ - O MEIO DA FINALIDADE - DESTINO

PARTE 10 COMO FALAM OS ODÚS