PARTE 10 COMO FALAM OS ODÚS
Odú
Olorun/Olofin/olodumaré, Deus em língua africana/yorubá, criou quatros elementos: a terra, a água, o fogo e o ar. Destes foram gerados os elementares, gerando todas as coisas vivas no planeta. Para cada um destes elementos quatro Odús (cada orixá é governado por um ou mais odús), ou seja, quatro força interligadas aos destinos:
Elementos da natureza e os Odús Terra Irosun, - 4 aberto - xangô, exú, iemanjá e iansã. Ejilaxeborá, - 12 aberto - xangô e irocô. Iká e - 14 aberto - oxumaré - oxalá. Obará. - 6 aberto - iansã, oxossi, exú, euá. Representam o caminho da tranqüilidade e da riqueza. Água Ejiokô, - 2 aberto - oxalalufan e ibeji Ossá, - 9 aberto - yemanjá Ejiologbon e - 13 aberto - obaluaiê, nanã e ogum Oxé. - 5 aberto - oxum Representam o caminho da dúvida ao triunfo. Ar Ejionilé, - 8 aberto - oxalá. Ofun, - 10 aberto - obatalá, iansã. Obéogundá e - 15 aberto - egum, exú e orumilá Aláfia. - 16 aberto - Representam o caminho da indecisão até a paz. Fogo Okaran, - 1 aberto - exú. Odi, - 7 aberto - xangô, iemanjá, ogum e iansã. Owanrin - 11 aberto - oxum , obá e ewá. Etaogundá. - 3 aberto - ogum. Representam o caminho da insubordinação até a guerra. | ||
MAIORES INFORMAÇÕES NA POSTAGEM / PARTE 13 / ODÚ - O PRINCIPIO
OXUM E OS PONTOS CARDEAIS
SEGUNDO ALGUNS ITANS, OXUM FOI
O ORIXÁ A “FAZER” A PRIMEIRA CABÊÇA
HUMANA ( BABALOXÁ, YALORIXÁ) PARA O SANTO, QUANDO RECEBEU DE EXU TAIS PODERES, OS
RECEBENDO EM CERIMÔNIA SAUDANDO OS PONTOS CARDEAIS OU ROSA DOS VENTOS QUALIFICANDO CADA ODU COM UM PONTO
CARDEAL. PARA O LESTE ONDE SE ENCONTRA
EJIOGBE /OGBÉ; PARA O NORTE CONSAGRADO A ODI; NO OESTE ESTARÁ OYEKU / EJIOLONGBON E CONCLUINDO AO
SUL SAUDOU EJILAXEBORÁ / IWORI, OU RESPECTIVAMENTE VIDA, MORTE, MATÉRIA E ESPÍRITO. EM UMA LENDA OLODUMARÊ RESPONDENDO A
OXETUÁ, 17° ODU FILHO DE OXUM COM TODOS ORIXÁS, DISSE QUE TUDO EXISTENTE NO UNIVERSO
SERIA UMA PORÇÃO SUA, POIS ELE SERIA PAI DE TUDO, QUE NOS PONTOS CARDEAIS ESTARIA PRESENTE E POR ASSOCIAÇÃO EM TODOS OS
ODÚS. NO ENTANTO ELE FALARÁ ATRAVÉS DE
OFUN, ONDE PODE FALAR TODOS ORIXÁS FUNS( DE BRANCO) ODÚ PAI DOS OUTROS ODÚS E OGBÉ
MÃE, PORÉM TAMBÉM FILHO DE OFUN. OU MELHOR DIZENDO - ELE, A LUZ, DESTINANDO PARTÍCULAS SUAS CRIOU OGBÉ(A MÃE), E COM ELA OS DEMAIS ODÚS(FILHOS).
ROSA DOS VENTOS E OS ODÚS
08 ABERTOS - OGBE 1º leste
13 " - OYẸKU 2º oeste
12 " - IWORI 3ºsul
07 " - ODÍ 4º norte
06 " - ỌBARA 7º susudeste
01 " - ỌKANRAN 6º nor-noroeste
04 " - IROSUN 5 º este-nordeste
11 " - ÒWỌNRIN 8º oeste-sudoeste
03 " - OGUNDA 9º nor-nordeste
09 " - ỌSA 10º su-sudeste
15 " - IRẸTẸ 11º noroeste
16 " - OTURA 12ºsudoeste
02 " - OTURUPỌN 13º oeste-noroeste
14 " - IKA 14º este-sudeste
05 " - ỌSẸ 15º nordeste
10 " - OFUN 16º sudeste
COMO FALAM OS ORIXAS NOS ODÚS
TODA LINGUAGEM TEM UM CÓDIGO, E PARA OS ORIXÁS NÃO É DIFERENTE. OS ORIXÁS NOS FALAM ATRAVÉS DE NÚMEROS, FORMAS E DIREÇÃO, AO CONSULTAR OS BÚZIOS, POIS É NESTE ORÁCULO QUE VOU ME ATER.
PERCEBEMOS QUE OS BÚZIOS, AO SEREM JOGADOS, CAEM COM DETERMINADO
NÚMERO DE BÚZIOS ABERTOS (ABERTURA ARTIFICIAL PARA CIMA) E OUTROS FECHADOS, ISTO É: CONCEITUASSE QUE
O BÚZIO É ABERTO SE ESTE ESTIVER COM A ABERTURA NATURAL PARA BAIXO PORQUE O
DEVOTO ABRE ARTIFICIALMENTE O BÚZIO NO LADO INVERSO À ABERTURA NATURAL PARA
CARACTERIZA-LO FECHADO. DETERMINADO ISTO, OBSERVA-SE QUE CAEM JUNTO OU SEPARADO,
OU AINDA QUANTOS FICAM JUNTOS, OU A DIREÇÃO PARA A QUAL SE DIRIGEM AS SUAS
EXTREMIDADES. SÃO TODOS ESTES REQUISITOS
E DETALHAMENTO A SEREM OBSERVADOS, PARA UMA RESPOSTA CORRETA. HÁ AINDA UM FATO A SER ESCLARECIDO, TRATA-SE DA QUESTÃO DE QUEM FALA
EM CADA ODÚ. PARA CADA ODÚ FALA UM OU MAIS ORIXÁ. E MAIS UMA VÊZ TEMOS ALGUMAS DISCORDÂNCIAS ENTRE
OS LEITORES DO ORÁCULO. EXISTEM
OLUOS OU BABALAOS QUE DISCORDAM UNS DOS OUTROS QUANTO A DIZER QUEM FALA EM
ALGUNS ODÚS. NO ENTANTO HÁ MAIS CONCORDÂCIA
DE OPINIÃO ENTRE OS DEMAIS OU AINDA O QUE VALE PARA A ENERGIA É O CONCEITO DETERMINADO PELO LEITOR DO ORACÚLO.
ODUS DE OXUM
|
AGENOR MIRANDA
|
ILÊ AXÉ ONISOBE DOU
ALABÁ
|
OKARAN....................................
EJIOKO/OTURUPON...................
ETAOGUNDÁ..............................
IROSUM/EJIBOBOMALÉ...........
OXÉ..............................................
OBARÁ.........................................
ODI...............................................
EJIONILÉ/EJI
OGBÉ...................
OSSÁ..............................................
OFUN............................................
OWONRIM....................................
EJILA-XEBORÁ/IWORI..............
EJI OLOGBOM
/OPETEGUNDÁ/OYEKU............
IKÁ.................................................
OBEOGUNDÁ/
EKILOJIBÁ/IRETE................
ALAFIÁ/OTURÁ-MEJI.................
|
EXU
OXALUFÃ, IBEJES,
OBÁ, E
LOGUN-EDÉ.
OXUM, IEMANJÁ E XANGÔ.
Oxossi com influência de Xangô, Iemanjá, Iansã e Egum,
OXUM, IEMANJÁ, OGUM ÀS VEZES OMULU.
XANGÔ, EXU, EUÁ ÁS VEZES ORÍ.
OGUM, E OXAGUIÃ
EXU, OXOSSI, OBALUAIÊ, OGUM E OXAGUIÃ.
IEMANJÁ, IANSÃ, XANGÔ -AGANJÚ E
OBALUAIÂ.
OXALUFÃ, IEMANJÁ, XANGÔ AGODÔ.
EXU, IANSÃ.
OXUM ?
XANGÔ E IEMANJÁ
NANÃ,OXUMARÊ,OSSANÃ E IBEJIS.
.
EXU, OGUM, E IANSÃ
DESPACHAR EGUNS
ORUMILÁ
|
EXU
IBEJIS
OGUM
EXU
Oxossi com influência de Xangô, Iemanjá, Iansã e Egum
oxum
OIÁ
E OXOSSI.
EXU, XANGÔ,
OGUM , IEMANJÁ,
ORIXALÁ
IEMANJÁ
OXALUFÃ E IANSÃ.,EWÁ
OXUM
XANGÔ E IROCÓ.
NANÃ, OBALUAIÊ,
OXUMARÊ, OGUM.
OXUMARÊ E OXALÁ.
EXU/ EGUM
TODOS PODOS ORIXÁS ATRAVÉS DE ORUMILÁ
|
Obs.Ogbe, Oyẹku, Iwori, Odi, Ọbara, Ọkanran, Irosun, Iwọnrin, Ogunda, Ọsa, Irẹtẹ, Otura, Oturupọn, Ika, Ọsẹ e Ofun. na ordem de criação.
Foto : Rosélia Dantas - Ilé Àse Onísábe Dòò Àlàbá
Comentários