PARTE 10 COMO FALAM OS ODÚS



                        O  



       Olorun/Olofin/olodumaré, Deus em língua africana/yorubá, criou  quatros elementos: a terra, a água, o fogo e o ar. Destes foram gerados os elementares, gerando todas as coisas vivas no planeta. Para cada um destes elementos quatro Odús  (cada orixá é governado por um ou mais odús), ou seja, quatro força interligadas aos destinos: 



      Elementos da natureza e os Odús

Terra
     

Irosun, -   4 aberto - xangô, exú, iemanjá e iansã.

Ejilaxeborá, - 12 aberto - xangô e irocô.

Iká e - 14 aberto - oxumaré - oxalá.

 Obará. - 6 aberto - iansã,  oxossi, exú, euá.

Representam o caminho da tranqüilidade e da riqueza.


Água

Ejiokô,     - 2 aberto -  oxalalufan e ibeji

Ossá,        - 9  aberto - yemanjá

 Ejiologbon e - 13 aberto - obaluaiê, nanã e ogum

Oxé. - 5 aberto - oxum

Representam o caminho da dúvida ao triunfo.


Ar

Ejionilé, - 8 aberto - oxalá.

Ofun, -  10 aberto - obatalá, iansã.

 Obéogundá e - 15 aberto - egum, exú e orumilá

 Aláfia. - 16 aberto - 

Representam o caminho da indecisão até a paz.


Fogo

Okaran,  - 1 aberto - exú.

Odi, - 7 aberto - xangô, iemanjá, ogum e iansã.

Owanrin - 11 aberto - oxum , obá e ewá.

Etaogundá. - 3 aberto - ogum.

Representam o caminho da insubordinação até a guerra.




 MAIORES INFORMAÇÕES NA POSTAGEM / PARTE 13  /  ODÚ -  O PRINCIPIO
     

                                                            


            OXUM E OS PONTOS CARDEAIS


                SEGUNDO ALGUNS ITANS, OXUM FOI O ORIXÁ A “FAZER” A PRIMEIRA CABÊÇA  HUMANA ( BABALOXÁ, YALORIXÁ) PARA O SANTO, QUANDO RECEBEU DE EXU TAIS PODERES, OS RECEBENDO EM CERIMÔNIA SAUDANDO OS PONTOS CARDEAIS OU ROSA DOS VENTOS  QUALIFICANDO CADA ODU COM UM PONTO CARDEAL.    PARA O LESTE ONDE SE ENCONTRA EJIOGBE /OGBÉ; PARA O NORTE CONSAGRADO A ODI; NO OESTE  ESTARÁ OYEKU / EJIOLONGBON E CONCLUINDO AO SUL SAUDOU EJILAXEBORÁ / IWORI, OU RESPECTIVAMENTE VIDA, MORTE, MATÉRIA E ESPÍRITO.                 EM UMA LENDA OLODUMARÊ RESPONDENDO A OXETUÁ, 17° ODU FILHO DE OXUM COM TODOS ORIXÁS, DISSE QUE TUDO EXISTENTE NO UNIVERSO SERIA UMA PORÇÃO SUA, POIS ELE SERIA PAI DE TUDO, QUE NOS PONTOS CARDEAIS  ESTARIA PRESENTE E POR ASSOCIAÇÃO EM TODOS OS ODÚS.  NO ENTANTO ELE FALARÁ ATRAVÉS DE OFUN, ONDE PODE FALAR TODOS ORIXÁS FUNS( DE BRANCO)  ODÚ PAI DOS OUTROS ODÚS E OGBÉ MÃE,  PORÉM TAMBÉM FILHO DE OFUN. OU MELHOR DIZENDO  -  ELE,  A LUZ, DESTINANDO PARTÍCULAS SUAS CRIOU OGBÉ(A MÃE), E COM ELA OS DEMAIS ODÚS(FILHOS).


 ROSA DOS VENTOS E OS ODÚS



08 ABERTOS  - OGBE  1º leste
13         "          - OYẸKU 2º oeste
12         "          - IWORI 3ºsul
07         "          - ODÍ 4º norte      
06         "          - ỌBARA 7º susudeste
01         "          - ỌKANRAN  6º nor-noroeste
04         "          - IROSUN  5 º este-nordeste
11         "          - ÒWỌNRIN 8º oeste-sudoeste 
03         "          - OGUNDA 9º nor-nordeste
09         "          - ỌSA  10º  su-sudeste
15         "          - IRẸTẸ 11º noroeste
16         "          - OTURA 12ºsudoeste
02         "          - OTURUPỌN 13º oeste-noroeste
14         "          - IKA 14º este-sudeste 
05         "          - ỌSẸ 15º nordeste
10         "          - OFUN 16º sudeste


                           COMO FALAM OS ORIXAS NOS ODÚS 


               

                                                    

            TODA LINGUAGEM TEM UM CÓDIGO, E PARA OS ORIXÁS NÃO É DIFERENTE. OS ORIXÁS NOS FALAM  ATRAVÉS DE NÚMEROS, FORMAS E DIREÇÃO, AO CONSULTAR OS BÚZIOS, POIS É NESTE ORÁCULO QUE VOU ME ATER. 

      PERCEBEMOS QUE OS BÚZIOS, AO SEREM JOGADOS, CAEM COM DETERMINADO NÚMERO DE BÚZIOS ABERTOS (ABERTURA ARTIFICIAL PARA CIMA) E OUTROS FECHADOS, ISTO É: CONCEITUASSE QUE O BÚZIO É ABERTO SE ESTE ESTIVER COM A ABERTURA NATURAL PARA BAIXO PORQUE O DEVOTO ABRE ARTIFICIALMENTE O BÚZIO NO LADO INVERSO À ABERTURA NATURAL PARA CARACTERIZA-LO FECHADO. DETERMINADO ISTO, OBSERVA-SE QUE CAEM JUNTO OU SEPARADO, OU AINDA QUANTOS FICAM JUNTOS, OU A DIREÇÃO PARA A QUAL SE DIRIGEM AS SUAS EXTREMIDADES. SÃO TODOS ESTES REQUISITOS  E DETALHAMENTO A SEREM OBSERVADOS, PARA UMA RESPOSTA CORRETA.             HÁ AINDA UM FATO A SER  ESCLARECIDO, TRATA-SE DA QUESTÃO DE QUEM FALA EM CADA ODÚ. PARA CADA ODÚ FALA UM OU MAIS ORIXÁ.  E MAIS UMA VÊZ TEMOS ALGUMAS DISCORDÂNCIAS ENTRE OS LEITORES DO ORÁCULO. EXISTEM OLUOS OU BABALAOS QUE DISCORDAM UNS DOS OUTROS QUANTO A DIZER QUEM FALA EM ALGUNS ODÚS. NO ENTANTO HÁ MAIS CONCORDÂCIA  DE OPINIÃO  ENTRE OS DEMAIS OU AINDA O QUE VALE PARA A ENERGIA É O CONCEITO DETERMINADO PELO LEITOR DO ORACÚLO.


ODUS    DE OXUM


AGENOR MIRANDA

ILÊ AXÉ ONISOBE DOU ALABÁ
OKARAN....................................

EJIOKO/OTURUPON...................

ETAOGUNDÁ..............................

IROSUM/EJIBOBOMALÉ...........


OXÉ..............................................

OBARÁ.........................................


ODI...............................................


EJIONILÉ/EJI OGBÉ...................

OSSÁ..............................................

OFUN............................................


OWONRIM.................................... 

EJILA-XEBORÁ/IWORI..............

EJI OLOGBOM
/OPETEGUNDÁ/OYEKU............

IKÁ.................................................

OBEOGUNDÁ/
EKILOJIBÁ/IRETE................


ALAFIÁ/OTURÁ-MEJI.................






EXU

OXALUFÃ, IBEJES,
OBÁ, E  LOGUN-EDÉ.

OXUM, IEMANJÁ E XANGÔ.

 Oxossi com influência de Xangô, Iemanjá, Iansã e Egum

OXUM, IEMANJÁ, OGUM ÀS VEZES OMULU.

XANGÔ, EXU, EUÁ ÁS VEZES  ORÍ.

OGUM, E OXAGUIÃ


EXU, OXOSSI, OBALUAIÊ, OGUM E OXAGUIÃ.

IEMANJÁ, IANSÃ, XANGÔ -AGANJÚ E
 OBALUAIÂ.

OXALUFÃ, IEMANJÁ, XANGÔ AGODÔ.



EXU,  IANSÃ.



OXUM ?


XANGÔ E IEMANJÁ




NANÃ,OXUMARÊ,OSSANÃ E IBEJIS.
.
EXU, OGUM, E IANSÃ

DESPACHAR EGUNS

ORUMILÁ
EXU

IBEJIS

OGUM
EXU 

 Oxossi com influência de Xangô, Iemanjá, Iansã e Egum

oxum

OIÁ  E  OXOSSI.

EXU, XANGÔ,
OGUM , IEMANJÁ,


ORIXALÁ




IEMANJÁ


OXALUFÃ E IANSÃ.,EWÁ


OXUM


XANGÔ E IROCÓ.


NANÃ, OBALUAIÊ,
OXUMARÊ, OGUM.

OXUMARÊ E OXALÁ.

EXU/ EGUM


TODOS PODOS ORIXÁS ATRAVÉS DE ORUMILÁ






































Obs.Ogbe, Oyẹku, Iwori, Odi, Ọbara, Ọkanran, Irosun, Iwọnrin, Ogunda, Ọsa, Irẹtẹ, Otura, Oturupọn, Ika, Ọsẹ e Ofun.   na ordem de criação.


Foto : Rosélia Dantas -  Ilé Àse Onísábe Dòò Àlàbá

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