PARTE 13 - ODÚ - O MEIO DA FINALIDADE - DESTINO
ODÚ - O PRINCÍPIO
PARA O AFRICANO, ODÚ É ENERGIA, MANDADA POR OLORUM (DEUS)
À TERRA PARA QUE CADA SER TIVESSE UM DESTINO NO MOMENTO EM
QUE NASCESSE, LOGO QUE RESPIRASSE PELA PRIMEIRA VEZ, TODAS AS ENERGIAS DO
UNIVERSO MATERIAL E IMATERIAL SE LIGAM AO NOSSO CORPO FÍSICO CARACTERIZANDO UM
ODÚ.
ODÚ É UM PRESSÁGIO DE UM MOMENTO DO
PASSADO OU DO PRESENTE QUE PODERÁ ALTERAR OU NÃO UM FUTURO ORA, INEXISTENTE. O
ODÚ TRAZ EM SEU CONTEÚDO UMA GAMA DE INFORMAÇÕES QUE DETERMINA O DNA ESPIRITUAL
DE UMA PESSOA OU LOCAL E SITUAÇÃO. TEM SUA ORIGEM NA PRÓPRIA CRIAÇÃO DO UNIVERSO E
NÃO TIVERAM SUA ORIGEM NA TERRA. CADA ODÚ VEIO AO AYIÊ (TERRA) EM UMA ORDEM
DETERMINADA CRIANDO OU DANDO SENTIDO A TUDO QUE EXISTE. SÃO ELES : OGBE, OYẸKU,
IWORI, ODI, ỌBARA, ỌKANRAN, IROSUN, IWỌNRIN, OGUNDA, ỌSA, IRẸTẸ, OTURA, OTURUPỌN,
IKA, ỌSÉ , OFUN , SENDO ESSES OS
PRINCIPAIS.
A LEITURA DO ODÚ, FOI A FORMA TÉCNICA
QUE OS SACERDOTES DAS TRIBOS AFRICANAS ENCONTRARAM PARA DECODIFICAREM OS
ENIGMAS E OS SEGREDOS DO UNIVERSO E DO AMBIENTE QUE OS CERCAVAM.
O SISTEMA,
GEOMÂNTICO, USA 16 CONCHAS, OU GRÃOS, OU COCOS, CONFORME A REGIÃO. A FORMA DE
"OLHAR" OS ORÁCULOS POSSIBILITA 256 COMBINAÇÕES OU FIGURAS, E PARA CADA UMA DELAS
EXISTEM VERSOS OU ORAÇÕES QUE SÃO RECITADAS OU DITAS PELO BABALAWÔ. ALEM DO DOM AO "OLHADOR", EXIGE-SE LONGO APRENDIZADO .
OS ODÚS DE IFÁ/ ORUMILÁ
IFÁ TEM SEU CULTO ESPECÍFICO - O MAIS ALTO CARGO DO CULTO DE IFÁ É O DE OLUWO, TÍTULO CONCEDIDOS A ALGUNS BABALAÔS. IFÁ/ORUMILÁ= SABEDORIA É O ORIXÁ DA ADIVINHAÇÃO E PARA TUDO DEVE SER CONSULTADO. EXISTEM ALGUNS TIPOS DE ORÁCULOS UTILIZADOS POR BABALORIXÁS E IALORIXÁS QUE NÃO SÃO OS MESMOS MÉTODOS DO OPELÉ IFÁ (UTILIZADO PELOS BABALAÔS EM CONSULTA A IFÁ), COMO O ROSÁRIO DE IFÁ, O JOGO DE BÚZIOS (MERIDILOGUN), ETC.
NO JOGO DE BÚZIOS ( MERIDILOGUN) FALA O ORIXÁ ATRAVÉS DE EXÚ, SÃO DEZESSEIS BÚZIOS QUE PODEM SER JOGADOS TAMBÉM PELOS BABALORIXÁS E IALORIXÁS. A CONSULTA A IFÁ É UMA ATIVIDADE EXCLUSIVAMENTE MASCULINA, MAS PARA AS MULHERES PODERES PEGAR NOS BÚZIOS, OXUM FEZ UM PACTO COM EXÚ, CONSEGUINDO DELE PERMISSÃO PARA JOGAR.
O JOGO BASEIA-SE NUM SISTEMA MATEMÁTICO, EM QUE SE ESTABELECE 256 COMBINAÇÕES RESULTANTES DOS 16 ODÚS USADOS NO JOGO DE BÚZIOS MULTIPLICADO POR 16. NADA SE FAZ SEM QUE ANTES SE CONSULTE O ORÁCULO, QUANTO MAIS SÉRIA A QUESTÃO A SER RESOLVIDA, MAIOR A RESPONSABILIDADE DA PESSOA QUE FAZ O JOGO, O ORÁCULO NÃO ERRA JAMAIS, POR ISSO O LEITOR DO ORÁCULO, TEM QUE SER MUITO HÁBIL NA INTERPRETAÇÃO DO ODÚ ALEM DE GRANDE INTUIÇÃO.
QUE É CADA ODÚ
COMO RESPONDE EM BÚZIOS ABERTOS
HÁ UMA CONTROVÉRSIA QUANTO O QUE É ABERTO E FECHADO . PARA ALGUNS O BÚZIO É ABERTO QUANDO É CORTADO MANUALMENTE E NA AFRICA PRINCIPALMENTE QUANDO O ABERTO É SUA FENDA NATURAL , PORÉM O QUE VALE É O QUE SE CONVENCIONA DURANTE O APRENDIZADO DO LEITOR DE BÚZIOS.
ÒKÀNRÀN 1: MOVIMENTO, BARULHO, ALVOROÇO, VISITA ESTRANHA, NEGATIVIDADE, ACEITAÇÃO IMEDIATA, PROPRIEDADE INSTANTÂNEA.
RESPONDE UM EXÚ ESPECIFICO– 1 (UM) BÚZIO ABERTO
SITUAÇÕES QUE PODE OCASIONAR; SUSTOS, PRISÃO, ROUBO, RUÍNA, ACIDENTES, ENVOLVIMENTO COM DROGAS, TRÁFICO, PESSOA MAU-CARÁTER, INIMIZADES, SEPARAÇÕES. AS PESSOAS REGIDAS POR ESSE ODÚ SÃO INQUIETAS INDEPENDENTES, DESCONFIADOS, ESQUIVOS E TRISTES. EM YORUBÁ, O SIGNIFICADO DO TERMO “OKARAN” SERIA IGUAL UMA “SÓ PALAVRA” OU “A PRIMEIRA PALAVRA É BOA” (“OKAN OLAN”) ÒKÀNRÀN MEJI É COMPOSTO PELOS ELEMENTOS TERRA SOBRE AR, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO (TERRA) O QUE SIGNIFICA A SENSAÇÃO DE SUFOCO, VÁCUO, SATURAÇÃO E ESTRUTURAMENTO. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL NOR-NOROESTE . SUAS CORES SÃO O VERMELHO, NEGRO, O BRANCO E O AZUL. É UM ODÚ FEMININO , DAÍ DAR-SE AO EXÚ ELEBARÁ OU LEBA ENERGIA DE FOGO FEMININA.
OKÀRÁN MEJI ( METADE OU DUBLICADO) É O CHEFE DOS GÊMEOS E SIMBOLIZA O MISTÉRIO QUE SUA EXISTÊNCIA SEGUNDO OS ENSINAMENTOS DE ORÙNMILÁ, TODOS OS GÊMEOS SÃO GERADOS NESTE SIGNO E DEPENDEM DELE E DA SUA INFLUÊNCIA.
A FALA HUMANA FOI INTRODUZIDA POR ESTE ODÚ E COM ELA TODOS OS IDIOMAS EXISTENTES. AS PESSOAS NASCIDAS SOB ESTE SIGNO, NÃO RECEBEM QUALQUER RECONHECIMENTO POR PARTE DE SEUS SEMELHANTES. CORRESPONDE AO Nº 8 NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO COM O MESMO NOME.
QUANDO OKÀRÁN SE APRESENTA NO JOGO, O BABALAWO SE LEVANTA E MANDA DESPACHAR A RUA COM UMA QUARTINHA.
OBS.: A PESSOA DEVERÁ PASSAR IMEDIATAMENTE POR UM EBÓ.
EM OKÀNRÁN FALAM AS DIVINDADES:
ORIXÁS IBEYJI, OXUMARÊ, OMULÚ E EGUN (GERALMENTE, OS EGUNS QUE SE COMUNICAM POR ESSE ODÚ SÃO ANCESTRAIS CONSANGUÍNEOS DO CONSULENTE).
ÉJÌÒKÒ 2: ENCONTRO DE DOIS, CASAMENTO OU CONVIVÊNCIA CONJUGAL, FELICIDADE INESPERADA, SUCESSO DE EMPRESA.
RESPONDE COM 2 (DOIS) BÚZIOS ABERTOS.
CORRESPONDE AO 12º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO NOME DE OTURUKPON.
EJIÒKÔ É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS TERRA SOBRE AR, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, ELE INDICA LUMINOSIDADE, TRANSPARÊNCIA. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL OESTE-NOROESTE. SUAS CORES SÃO TODAS AQUELAS DERIVADAS DO VERMELHO, ACEITANDO TAMBÉM O NEGRO E TUDO O QUE FOR ESTAMPADO COM ESTAS DUAS CORES. É UM ODÚ FEMININO.
NESTE ODÚ POR ORDEM DE ÒFÚN MEJI FOI CRIADA A TERRA, E POR ESTE MOTIVO, É UM SIGNO LIGADO À ABUNDÂNCIA E À RIQUEZA. FOI ESTE SIGNO QUE CRIOU AS MONTANHAS E É TAMBÉM UM DOS ODÚ DOS GÊMEOS IBEYJI.
SEMPRE QUE ESTE ODÚ SURGE NUMA CONSULTA, O VIDENTE DEVE TOCAR O SOLO COM A PONTA DOS DEDOS DEPOIS ROÇAR, DE LEVE, SEU PRÓPRIO PEITO PRONUNCIANDO “ILERO” OU “LELO”, COMO FORMA DE SAUDAÇÃO.
É UM ODÚ FEMININO. É MUITO TEMIDO PELAS MULHERES GRÁVIDAS PELO SEU PODER DE PROVOCAR ABORTO E PARTOS PREMATUROS.
DETERMINA SEPARAÇÃO DE MÃE E FILHOS E MUITA TRISTEZA POR CAUSA DISTO. INDICA QUE A MULHER TRAI O MARIDO. ASSINALA INVERSÃO SEXUAL. APONTA ENFERMIDADES E BRUXARIAS POR COMIDA E/OU BEBIDAS.
NESTE ODÚ FALAM: AS DIVINDADES: OXUMARÊ, OGUM, NANÃ, IBEYJI. OMULÚ, OGUM, XANGÔ, OBATALÁ, ODUDUWÁ E OSAYÍN .
ËTÀÒGÙNDÁ 3: DESORDEM, FAVORECIMENTO DE ZANGA, PAZ VITORIOSA, ACUSAÇÃO, ASCENSÃO AO PODER, ELEVAÇÃO, DESASTRE, PRODUTO POR ESFORÇO PRÓPRIO.
RESPONDE COM 3 (TRÊS) BÚZIOS ABERTOS.
SIGNIFICADO DO TERMO YORUBÁ “OGUNDÁ MEJI” = “OGUN DA EJÁ MEJI” OU “OGUM PARTIU O PEIXE EM DOIS”. ETAOGUNDÁ É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS FOGO SOBRE AR COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE REPRESENTA O DINAMISMO TRANSFORMADO EM OBSTÁCULO, O ESFORÇO VOLTANDO-SE CONTRA QUEM O DESPENDEU, LEVANDO AO FRACASSO. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL NOR-NORDESTE.
SUAS CORES SÃO O NEGRO, O BRANCO E O AZUL. É UM ODÚ MASCULINO. ESSE ODÚ, ASSIM COMO O ORIXÁ OGUM, REGE TODOS OS METAIS NEGRO, TUDO O QUE É DE FERRO E O TRABALHO REALIZADO NAS FORJAS OCUPANDO-SE TAMBÉM, DO ARCO E DA FLECHA.
CONSIDERADO UM SÍMBOLO BASTANTE PERIGOSO, COMANDA O MEMBRO VIRIL, OS TESTÍCULOS A EREÇÃO, O ESPERMA E DETERMINA ATÉ CERTO PONTO, OS HÁBITOS SEXUAIS E AS DOENÇAS VENÉREAS.
FOI SOB ESTE SIGNO QUE XANGÔ DESCEU À TERRA, SEGUNDO ALGUNS BOKONÕ, GU (OGUM) E HEVIOSO (XANGÔ) POSSUEM ORIGENS IDÊNTICAS E A DIFERENÇA RESIDE APENAS EM SUAS MANIFESTAÇÕES.
ETA-OGUNDÁ PRESIDE OS PARTOS E DESTA FORMA TODAS AS CRIANÇAS VÊM AO MUNDO SOB SUA AÇÃO E RESPONSABILIDADE. A NOÇÃO DE CORTE, DE SEPARAÇÃO, ESTÁ LIGADO A ESSE SIGNO.
PRENUNCIA DÚVIDAS, FALSIDADE OCULTA, PRISÃO, BRIGA, CASOS DE JUSTIÇA, PERIGO VÍCIOS, DEPRAVAÇÃO E GUERRA. DOCUMENTOS E PAPÉIS IMPORTANTES SEM ANDAMENTO, ROMPIMENTO DE UMA SOCIEDADE, FALÊNCIA E SEPARAÇÃO AMOROSA. O CONSULENTE SÓ VENCERÁ TODOS OS OBSTÁCULOS
AGINDO COM CALMA E DENTRO DA NOÇÃO E COM MUITA CAUTELA. NÃO CONFIAR EM NINGUÉM. NÃO RECUAR DIANTE DE NENHUM OBSTÁCULO.
TRAZ SEMPRE PERDAS, BRIGAS E SEPARAÇÃO. É SEMPRE SINÔNIMO DE CORTES BRUSCOS. QUASE SEMPRE INDICA ENVOLVIMENTO COM A POLÍCIA.
OBS.: POR ESTE ODÚ, XANGÔ VÊ TUDO O QUE SE PASSA SOBRE A TERRA E O MAR. AS ERVAS DESTE SIGNO SÃO O PEREGUM E A MIRRA, AMBAS QUALIDADES AFRODISÍACAS. ORIXÁS QUE FALAM NESSE CAMINHO: OGUM, OBATALÁ, OXOSSÍ, IBEYJIS, BABÁ OKÊ E ELEGBARA .
ÌRÒSÙN 4: IMAGINAÇÃO, CHORO, DIFICULDADE NA VIDA, PEREGRINAÇÃO, PREVENÇÃO, CAUTELA, FUTURO BRILHANTE.
RESPONDE COM 4 (QUATRO) BÚZIOS ABERTOS.
CORRESPONDE AO 5º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME. IRÒSÚN DESIGNA UMA TINTURA VEGETAL VERMELHA SANGUE É UTILIZADO RITUALÍSTICA E MEDICINALMENTE.
IRÒSÚN MEJI É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS FOGO SOBRE TERRA, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA ESCASSEZ, PARCIMÔNIA, INSUFICIÊNCIA DE RECURSOS PARA QUE A META SEJA ATINGIDA EM TODA PLENITUDE. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL “ESTE-NORDESTE”, SUAS CORES SÃO O VERMELHO E O LARANJA, SENDO UM ODÚ MASCULINO.
IRÒSÚN MEJI É MUITO FORTE E TEMIDO. EXPRESSA A IDÉIA DE MALDADE, MISÉRIA E SANGUE. FOI ESSE ODÚ QUEM CRIOU AS CATACUMBAS E AS SEPULTURAS. SEMPRE QUE SURGIR NUMA CONSULTA DEVE-SE IMEDIATAMENTE PASSAR PÓ DE EFUN NAS PÁLPEBRAS, POR TRÊS VEZES, PARA NEUTRALIZAR, OS MALEFÍCIOS DAR COR VERMELHA. ATRAVÉS DA PROTEÇÃO DA COR BRANCA (EFUN).
IRÒSÚN MEJI REGE TODOS OS BURACOS DE TERRA, COMANDA TAMBÉM TODOS OS METAIS VERMELHO, COMO O COBRE, O BRONZE, O OURO, ETC…
PRENUNCIA ACIDENTES, MISÉRIA, FRAUDES, SOFRIMENTO, AMBIÇÃO E IMPETUOSIDADE. OS FILHOS DESTE ODÚ SÃO PREDESTINADOS A ADQUIRIREM CONHECIMENTOS DENTRO DE IFÁ, PARA NÃO PERECEREM PRECOCEMENTE. SÃO PESSOAS ANIMADAS, EXALTADAS, REALIZADORAS. SÃO ORGULHOSAS, MUITO AGRESSIVAS E QUE SE DEIXAM DOMINAR PELO CÓLERA COM QUALIDADE.
IRÒSÚN É UM ODÚ DE PRENÚNCIOS MEDIANOS, QUE FALA DO BEM E DO MAL COM A MESMA INTENSIDADE.
NESTE ODÚ FALAM AS DIVINDADES: OYÁ, OXÓSSI, OBALUAYÊ, OSAÝN, YEMANJÁ, XANGÔ E EGUN.
ÒSÉ 5: OFENSA, TRABALHO, NECESSIDADE, MISÉRIA, LUTA, ORATÓRIA, INÍCIO DE EMPRESA.
RESPONDE COM 5 (CINCO) BÚZIOS ABERTOS.
CORRESPONDE AO 15º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME. A PALAVRA EVOCA, EM YORUBÁ, A IDÉIA DE PARTIR, QUEBRAR, SEPARAR EM DOIS, O NOME É DESAGRADÁVEL. ACREDITA-SE QUE ESTE ODÚ TERIA COMETIDO INCESTO (“LÓ”) COM SUA MÃE ÒFÚN MEJI, E, POR ISTO, FOI SEPARADO DOS OUTROS SIGNOS.
OSÊ MEJI É COMPOSTO PELOS ELEMENTOS AR SOBRE AR, O QUE REPRESENTA UMA DISPERSÃO SÚBITA, A IMPOTÊNCIA DIANTE DE UM OBSTÁCULO E O SURGIMENTO DE OUTROS OBSTÁCULOS. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL NOROESTE, SUAS CORES SÃO IRISADAS, MATIZADAS, INSÍPIDAS. NÃO TEM PREFERÊNCIA POR NENHUMA COR ESPECÍFICA, MAS EXIGE QUE LHE SEJA APRESENTADAS TRÊS CORES DIFERENTES E REUNIDAS, NÃO IMPORTANDO QUAIS SEJAM ELAS. OSÊ É UM ODÚ MASCULINO.
OSÊ MEJI COMANDA TUDO O QUE É QUEBRADIÇO, QUEBRADO, MAL CHEIROSO, DECOMPOSTO, PUTREFATO. TODAS AS ARTICULAÇÕES E JUNTAS PROVÊM DESTE ODÚ E ELE REPRESENTA INÚMERAS DOENÇAS, NOTADAMENTE OS OBSESSOS. ELE É A PRÓPRIA REPRESENTAÇÃO DE SAKPATÁ (A VARÍOLA), E ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO ÀS “KENNESIS”, TRATANDO-SE, PORTANTO, DE UM ODÚ MUITO PERIGOSO.
EXIGE SEMPRE EM SEUS SACRIFÍCIOS DEZESSEIS UNIDADES DE CADA OBJETO OU ANIMAL A SER OFERECIDO DA MESMA FORMA QUE ÒFÚN MEJI. APESAR DE SER UM SIGNO DE PÉSSIMOS AUGÚRIOS, É, POR VEZES, PORTADOR DE RIQUEZAS
E LONGEVIDADE.
SEU NOME NÃO DEVE JAMAIS SER PRONUNCIADO JUNTO COM IRETÊ MEJI, DADO A GRANDE CARGA DE NEGATIVIDADE DE QUE AMBOS SÃO PORTADORES.
NESTE ODÚ FALAM AS DIVINDADES: OXUM, OBATALÁ, OMULÚ, LOGUN-EDÉ, YEMANJÁ E AGÊ.
ÒBÀRÀ 6: OBÀRÁ: RECAÍDA SOBRE A PESSOA DE SOFRIMENTO SEU OU DE PARENTES, ROUBO, TRAIÇÃO, VAIDADE, PROSPERIDADE SEM IGUAL. RESPONDE COM 6(SEIS) BÚZIOS ABERTOS. CORRESPONDE AO 7º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME. É CONHECIDO, ENTRE OS “FON” (JÊJE), COMO “ABLÁ MEJI”, OS NAGÔS O CHAMAM DE “OBALÁ MEJI”. CORRESPONDE NA OBÀRÁ MEJI É COMPOSTO PELOS ELEMENTOS AR SOBRE TERRA, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA A EVOLUÇÃO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA NA BUSCA DO OBJETIVO PRETENDIDO. SUAS CORES SÃO O AZUL CLARO E O VIOLETA E É UM ODÚ MASCULINO,CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL SU-SUDESTE,
OBÀRÁ MEJI CRIOU O AR E POR EXTENSÃO OS VENTOS. DELE DEPENDE A EXISTÊNCIA DOS BOSQUES CHEIOS DE RAMAGEM, DAS FORQUILHAS E DE TODO O TIPO DE BIFURCAÇÃO. NESTE ODÚ NASCERAM AS RIQUEZAS O COSTUME DE USAR JÓIAS, OS MESTRES E O ENSINO. AQUI SURGIU O ADULTÉRIO E NESTE SIGNO O SER HUMANO APRENDEU A MENTIR E SER ENGANADO. PRENUNCIA EXPANSÃO FÍSICA E MORAL, REGULARIZAÇÃO, ALEGRIAS, AMBIÇÃO, QUESTÕES RELACIONADAS A DINHEIRO, PROCESSOS EM ANDAMENTO, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ORDEM FINANCEIRA. OS FILHOS DESTE ODÚ SÃO PESSOAS ALEGRES E FESTIVAS, CARREGADAS DE RELIGIOSIDADE E GOSTAM DE OBSERVAR E MANTER TRADIÇÕES. SÃO, GERALMENTE, PESSOAS SAUDÁVEIS E QUE SE RECUPERAM COM FACILIDADE DE QUALQUER DOENÇA.
OBÀRÁ MEJI É UM ODÚ DE PRENÚNCIOS QUASE SEMPRE POSITIVOS, MUITO EMBORA SEU ASPECTO NEGATIVO SEJA TERRÍVEL E TRAGA FATALIDADES, TAIS COMO: LOUCURA, MISÉRIA TOTAL, TRAIÇÃO E CALÚNIA.
OBÀRÁ MEJI É UM ODÚ DE PRENÚNCIOS QUASE SEMPRE POSITIVOS, MUITO EMBORA SEU ASPECTO NEGATIVO SEJA TERRÍVEL E TRAGA FATALIDADES, TAIS COMO: LOUCURA, MISÉRIA TOTAL, TRAIÇÃO E CALÚNIA.
ÒDÍ 7: DIFICULDADES,
CAMINHOS FECHADOS, AVISTO RÁPIDO, RECOMPENSA, BEM-ESTAR FUTURO DE FORMA
ESPANTOSA. RESPONDE COM 7 (SETE) BÚZIOS ABERTOS. CORRESPONDE AO 4º NA ORDEM DE
CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO COM O MESMO NOME. É CONHECIDO PELOS
“FON” (JÊJE), ODÍ MEJI É COMPOSTO PELOS ELEMENTOS AR SOBRE ÁGUA, COM
PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA A RENOVAÇÃO DOS OBSTÁCULOS. REPRESENTA
UMA PORTA FECHADA, UM CÍRCULO MÁGICO, UM TABU, LIMITAÇÃO, OBSTRUÇÃO, APRISIONAMENTO. SUAS CORES SÃO A PRETA OU A
MISTURA DE QUALQUER OUTRA COR, SENDO UM ODÚ FEMININO. SUA REPRESENTAÇÃO
ESOTÉRICA É UM CÍRCULO DIVIDIDO AO MEIO POR UMA LINHA VERTICAL, QUE PROVÊM DE
OSÁ MEJI. AINDA, PROPORCIONA-LHES UMA TENDÊNCIA NATURAL A PRÁTICA DA
FEITIÇARIA. ODÍ MEJI O NORTE. SOB ESTE SIGNO APARECERAM NA TERRA AS MULHERES,
AS PESSOAS NASCIDAS SOB ESTE SIGNO SÃO PERSEVERANTES, DURAS E INFLEXÍVEIS, NÃO
CRÊEM EM NADA E NEM EM NINGUÉM, MAS PODEM FACILMENTE SEREM LEVADAS POR
SUPERSTIÇÕES TOLAS, QUE NEM SEMPRE SÃO ACEITAS PELOS DEMAIS. SÃO DOTADOS DE
MUITA INTELIGÊNCIA E EXCELENTE MEMÓRIA, ASSIMILAM COM FACILIDADE TUDO O QUE SE
PROPONHAM A APRENDER, NEGANDO-SE, ENTRETANTO, A TRANSMITIR SEUS CONHECIMENTOS,
PREFERINDO ANTES, USÁ-LAS COMO INSTRUMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE TANTOS QUANTO
DELES DEPENDEREM. NO AMOR, SÃO DESCONFIADOS E CIUMENTOS, MAS MUITO ZELOSOS DO
OBJETO DE SEUS SENTIMENTOS. ADORAM VIVER ISOLADOS E SUAS AÇÕES CONTRIBUEM
EFETIVAMENTE PARA QUE ISTO OCORRA, INDEPENDENTE DE SUA VONTADE. ODÍ MEJI INDICA
APRISIONAMENTO POSSESSÃO DEMONÍACA, PREJUÍZOS DE TODA ORDEM, ROUBO, SEQUELAS
ADVINHAS DE ACIDENTE OU DE ENFERMIDADES, SENDO, PORTANTO, PORTADOR DE MENSAGENS
QUASE SEMPRE RUINS. É UM SIGNO MALVADO (MUITO RUIM) E RESPONDE NÃO. REPRESENTA
CAMINHOS FECHADOS E, POR VEZES, ANUNCIA ESTADO DE GRAVIDEZ REPRESENTA RESPOSTA AFIRMATIVA NO CASO
DE CLIENTES, ESSE SIGNO TRAZ MUITAS PERTURBAÇÕES, FOFOCAS, BRIGAS, PANCADARIAS,
ROUBOS E ATÉ PERIGO DE PRISÃO. NESTE ODÚ FALAM AS SEGUINTES DIVINDADES:
ORIXÁS NAGÔ: OMOLU, EXÚ, OBATALÁ, OGUN, EGUN E AGÊ.
EJIONÍLE 8: EJIÒNILÊ: MORTE
SÚBITA, SAÚDE COM REGOZIJO INFALÍVEL, ESQUECIMENTO DE AMIZADE, AJUNTAMENTO DE
CORPOS, GOZO, PROTEÇÃO, SIMPATIA. OBS.: SEMPRE QUE SAIR ESSE ODÚ FAZER UM
REVERÊNCIA. ESSE ODÚ (EJIÒNILÊ) E 10 (OFÚN) SÃO ODÚ DE ANCESTRAIS E TODOS OS OXALÁ RESPONDEM NELES. RESPONDE COM 8(OITO) BÚZIOS ABERTOS CORRESPONDE AO 1º NA ORDEM
DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO NOME DE “ODÍ EJIOGBÊ”. OUTROS
NOMES COM OS QUAIS É CONHECIDO: “JIOGBÊ”, “GBÊJIMÊ” (ENTRE OS JÊJES) E “OGBÊ
MEJI”, NO SISTEMA IFÁ. EJIONILÊ, JIONILÊ OU JIONLÊ, DEVEM SER CONTRAÇÕES DAS
PALAVRAS “OJI LO N’ILÊ”, CUJA TRADUÇÃO É:
“AQUELE QUE POSSUI A TERRA (O MUNDO).” ESTE ODÚ AINDA RECEBE EM NAGÔ OS
SEGUINTES NOMES: OGBÊ OJI – DUAS PALAVRAS (VIDA E MORTE) OJI NIMONGBÊ – EU
RECEBI DUAS DÁDIVAS ALUKU GABYÍ – AQUELE QUE CONHECENDO A MORTE, SE ERGUE SOBRE
O MUNDO. ELE SABE SE AGITAR AO REDOR DO SOL. EJIÒNILÊ É UM ODÚ COMPOSTO PELOS
ELEMENTOS FOGO SOBRE FOGO, O QUE INDICA DINAMISMO PURO, QUE IMPELE, DE FORMA
INSTINTIVA, A CONQUISTA DO OBJETIVO. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL LESTE . SUA COR É O BRANCO,
PODENDO, POR VEZES, ACEITAR O AZUL. É UM ODÚ MASCULINO.
EJIÒNILÊ É CONSIDERADO O MÃE DOS DEMAIS ODÚ,
SENDO, PORTANDO, O MAIS VELHO DE TODOS, COM EXCEÇÃO DE ÒFÚN MEJI, DE QUEM FOI
GERADO. PRINCIPAL FUNÇÃO É DE PROTEGER O NOSSO MUNDO , REPRESENTA O ORIENTE E É
O SENHOR DO DIA E DE TUDO QUE ACONTECE DURANTE ELE. É, AINDA, RESPONSÁVEL PELO
MOVIMENTO DE ROTAÇÃO TERRA, QUE PROVOCA, DEPOIS DE CADA NOITE, O SURGIMENTO DE
UM NOVO DIA. EJIÒNILÊ CONTROLA OS RIOS, AS CHUVAS E OS MARES; A CABEÇA HUMANA E
AS DOS ANIMAIS; O PÁSSARO LEKÈLEKÊ (CONSAGRADO A ÒXÀLÁ); O ELEFANTE; O CÃO, A
ÁRVORE IRÔKO, AS MONTANHAS. A TERRA E O MAR PERTENCEM A ESTE SIGNO, ASSIM COMO
TODAS AS COISAS NATURALMENTE BRANCAS.
REGE O SISTEMA RESPIRATÓRIO E TEM TAMBÉM, SOB
SUAS ORDENS, A COLUNA VERTEBRAL, ALÉM DE TODO O COMPLEXO DE VASOS SANGÜÍNEOS DO
CORPO HUMANO, EMBORA SE SAIBA QUE O SANGUE NÃO LHE PERTENÇA, MAS SIM A OSÁ
MEJI. AS PESSOAS DESSE ODÚ SÃO IMPULSIVAS, CHEGANDO QUASE A IRRACIONALIDADE;
SEUS OBJETIVOS DEVEM SER ATINGIDOS A QUALQUER PREÇO, MESMO QUE REPRESENTE O
SACRIFÍCIO DE OUTREM. ESSA PESSOAS POSSUEM DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL MEDIANO,
ALIMENTADO POR SUA CURIOSIDADE INCONTROLÁVEL E ENFRAQUECIDO POR IMAGINAÇÃO
EXCESSIVA, QUE OS LEVA A CRIAR FANTASIAS DEMASIADAMENTE ABSURDAS. OS FILHOS
DESSE SIGNO TENDEM AO VULGAR, AO MAIS FÁCIL,
AO COMUM, NÃO SE IMPORTANDO MUITO COM A QUALIDADE DAS COISAS. COSTUMAM
SER DIRETOS. SUTILEZA É COISA QUE DESCONHECEM
QUASE QUE TOTALMENTE. NESTE ODÚ FALAM AS SEGUINTES DIVINDADES: OBATALÁ, XANGÔ AYRÁ, OGUM E OMOLÚ.
ÒSÁ 9: ÉPOCA DIFÍCIL, FUGA PREVENTIVA, TEMPO DE
ANÁLISES, USO PARA EMPRESA DE GUERRA, ABUNDÂNCIA DE TUDO.
OSÁ MEJI É O 9º ODÚ NO JOGO DE BÚZIOS E O
PRIMEIRO NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME.
EM IFÁ É CONHECIDO PELOS JÊJE COMO "SÁ MEJI". OS NAGÔS O CHAMAM DE
"OSÁ MEJI" E TAMBÉM DE "OJÍ OSÁ". "SÁ", EM
YORUBÁ, SIGNIFICA AINDA VENTILAR, AREJAR, PODENDO TAMBÉM TER O SENTIDO DE
SEPARAR, ESCOLHER, ESCAPAMENTO, NO SENTIDO DE ESCORRER. DIZEM QUE ANTERIORMENTE
OS SIGNOS DE IFÁ NÃO CONHECIAM O AR DA VIDA. FOI ESTE O SIGNO QUE OS CHAMOU E
COLOCOU A TODOS EM CONTATO COM O AR.
EM YORUBÁ, AS PALAVRAS "ASÁ MEJI"
SIGNIFICAM, PRINCIPALMENTE, "DUAS COXAS", NO SENTIDO DE REPRESENTAR
OS ÓRGÃOS FEMININOS, QUE SÃO COMANDADOS POR ESTE ODÚ.
OSÁ MEJI É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS ÁGUA
SOBRE FOGO, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA O DINAMISMO NO SENTIDO
DE AJUDA E APOIO. É SU-SUDOESTE, E SEU VALOR NUMÉRICO É O 9.
SUAS CORES SÃO O AZUL E O PRATA É UM ODÚ FEMININO. OSÁ MEJI COMANDA O SANGUE RESPIRAÇÃO E TODOS OS ÓRGÃOS INTERNOS DO
CORPO, E, POR EXTENSÃO, O CORAÇÃO E A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, A ABERTURA DOS
OLHOS E OS INTESTINOS. É ELE QUEM DÁ COR AO SANGUE QUANDO FALA IANSÃ.
COMO SE PODE OBSERVAR, OSÁ MEJI POSSUI PODERES
ILIMITADOS: SENDO ELE AQUELE QUE PODE FAZER TUDO E QUE, EFETIVAMENTE, TUDO FAZ.
REGE AS ORELHAS, OS OLHOS, AS NARINAS, OS
LÁBIOS, OS BRAÇOS, AS PERNAS E OS PÉS, DA MESMA FORMA QUE OS ÓRGÃOS GENITAIS
FEMININOS. PODE SER ENCONTRADO NO FLUXO MENSTRUAL, NO VENTRE DAS MULHERES
MENSTRUADAS, DAÍ A EXTREMA NOCIVIDADE QUE LHE É ATRIBUÍDA. DEVEMOS ESCLARECER,
EM RELAÇÃO AO FLUXO MENSTRUAL, QUE, EMBORA PERTENCENDO A OSÁ MEJI, LOGO QUE SE
APARTA DO CORPO DA MULHER PASSA A PERTENCER A IRÒSÚN MEJI, E, QUANDO DERRAMADO
SOBRE O SOLO, PASSA A SER DE ÒFÚN MEJI
NESTE ODÚ FALAM AS SEGUINTES DIVINDADES:
ORISÁS NAGÔ: YEMONJÁ, OLOKUN, SANGÔ, AGANJOU,
OBÁ, OBÀTÀLÁ, ELEGBÁRA E EGUM.
VODÚNS JÊJE: GBAADÚ, NÃ, KENNESÍ, NAAWÔ, LISÁ,
YALODÊ E TOHOSÚ.
ÒFÚN 10: APERTO FINANCEIRO, FIM, PREJUÍZO, DÁDIVA, LUZ,
DAR OU TER COISA, SEMEADURA DE VIRTUDE, POSSE DE OBJETOS VALIOSOS, MOLÉSTIA,
GRAVIDEZ.
RESPONDE COM 10 (DEZ) BÚZIOS ABERTOS. ÒFÚN O 16º
NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME. EM IFÁ É
CONHECIDO, PELOS FON (JÊJE), COMO “FU MEJÍ” OU “OFÚ MEJI”. OS NAGÔS O CHAMAM
TAMBÉM DE “LÀGIN MEJI”. “LÀGUN” SIGNIFICANDO MISTÉRIO. “OLOGBÔ”
EM YORUBÁ, “FUN” SIGNIFICA DAR, DOAR. “FUNFUN”
SIGNIFICA BRANCO E ESTE ODÚ REPRESENTA ESTA COR, ENQUANTO QUE “OFU” SIGNIFICA
PERDA, PREJUÍZO. A PALAVRA “FU” TRANSMITE A IDÉIA DE LIMPAR SOPRANDO, COMO
QUANDO SE ASSOPRA UM OBJETO OU SUPERFÍCIE QUALQUER, PARA RETIRAR A POEIRA ALI
DEPOSITADA OU DÁ LUZ. É O SUDESTE, SEU VALOR NUMÉRICO É O 11.
ÒFÚN MEJI É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS ÁGUA
SOBRE ÁGUA, O QUE INDICA UMA AJUDA CONSTANTE E PRONTA A APOIAR, O ESFORÇO QUE
EVOCA, SEM OBSTÁCULOS A SEREM VENCIDOS OU CONTORNADOS. SUA COR É O BRANCO, À
QUAL REPRESENTA, MAS ACEITA TAMBÉM O AZUL E O VIOLETA. É UM ODÚ FEMININO, ÒFÚN
MEJI É A MÃE DE OGBÊ MEJI (EJIONILÊ), OYÈKÚ MEJI (OLÒGBÓN), IWORÍ MEJI E ODÍ MEJI, A VIDA E A
MORTE, O OCULTO E O REVELADO. OS DOZE PONTOS REPRESENTAM OS DEMAIS
ODÚ E INCLUSIVE O PRÓPRIO ÒFÚN MEJI. A IMPORTÂNCIA DESSE SIGNO
RESIDE NO FATO DE ELA SER A MÃE DE OGBÊ (EJIÒNILÊ) E ESTE SER O PAI DE TODOS
OS DEMAIS ODÚ.
SEGUNDO A OPINIÃO DE ALGUNS ADVINHOS, ÒFÚN MEJI CRIOU OGBÊ
(EJIÒNILÊ) PARA QUE JUNTOS CRIASSE OS DEMAIS ODÚS, LOGO POSSUINDO OS DOIS SEXOS
E SENDO HERMAFRODITA. OGBÊ (EJIONILÊ), POR SER O FILHO MAIS VELHO, REINA SOBRE
OS DEMAIS ODÚ.
ÒFÚN MEJI É PORTADOR DE UM “LÓ” (MISTÉRIO) QUE
SERIA, NA REALIDADE, O INCESTO PRATICADO COM SEU FILHO OSÊ MEJI. EM DECORRÊNCIA
DESSE INCESTO, TODOS OS SEGREDOS E MISTÉRIOS SÃO REGIDOS POR ÒFÚN MEJI, QUE
CONHECENDO O SEGREDO DA MORTE, POSSUI O PODER DE RESSUSCITAR OS MORTOS.
ÒFÚN MEJI REPRESENTA A GRANDE MÃE E O PRINCÍPIO
MATERNAL, E SENDO A MÃE DE TODOS OS ODÚ O É, TAMBÉM, DE TODA A CRIAÇÃO, NÃO
TENDO DOMÍNIO SOMENTE SOBRE O AR, QUE, APÓS HAVER CRIADO, LIBEROU EJIOGBÊ
(EJIÒNILÊ), QUE PASSOU A DOMINÁ-LO. OS NATURAIS DESTE ODÚ SÃO PESSOAS FADADAS A
VIVER MUITOS E MUITOS ANOS. ADQUIREM BENS MATERIAIS SOMENTE DEPOIS DA MEIA
IDADE, QUANDO SE ENCONTRAM E SE REALIZAM ESPIRITUALMENTE, NA MEDIDA EM QUE SE
DESCOBREM INTERIORMENTE.
ÒWÓNRÍN 11: SURPRESA,
INGRATIDÃO, VINGANÇA OCULTA, DIFICULDADE DE TER O QUE SE DESEJA, ACHAR-SE TUDO
O QUE SE QUER POR MEIO DE MUITO ESFORÇO, SATISFAÇÃO COM AQUILO QUE SE DESEJA
TER.
RESPONDE COM
11 (ONZE) BÚZIOS ABERTOS.
ÒWÓRIN MEJI É
O 11º ODÚ NO JOGO DE BÚZIOS E O 6º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É
CONHECIDO PELO MESMO NOME. EM IFÁ É CONHECIDO ENTRE OS FON (JÊJE) COMO “WENLE
MEJI”, TENDO A PRONÚNCIA DO “E” FINAL ANASALADA. EM YORUBÁ, A PRONÚNCIA CORRETA
É “UÓLIN”, “UÓRIN” OU“UÁRIN”.
“WÓ-RI”
SIGNIFICA, EM YORUBÁ, RODAR OU VIRAR A CABEÇA, UM SENTIDO FIGURADO DE MORRER.
“WÃLÃ-WÃLÔ EM FON, EVOCA A IDÉIA DE PINTAR (SALPICAR), MATIZAR. UM ANTIGO
BABALAÔ EXPLICA O NOME DESTE SIGNO COMO A UNIÃO DA VIDA E DA MORTE,
SIMBOLIZANDO AS DUAS COISAS AO MESMO TEMPO. EQUIVALE AO PONTO
CARDEAL OESTE-SUDOESTE,
ÒWÓRIN MEJI É
UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS TERRA SOBRE FOGO, COM PREDOMINÂNCIA DO
PRIMEIRO, O QUE INDICA PROTEÇÃO, AJUDA, ADMISSÃO, ACEITAÇÃO.
SUAS CORES
SÃO SEMPRE LUXURIANTES E QUENTES, PRINCIPALMENTE O VERMELHO E O DOURADO. É UM
ODÚ FEMININO, ESSE SIGNO
É O CRIADOR DAS CORES, TRANSMITINDO A IDÉIA DE COLORIDO, ESTAMPADO.
ÒWÓRIN MEJI É
UM ODÚ MUITO PODEROSO, QUE REVELA INÚMERAS DOENÇAS LOCALIZADAS NO ABDOME, ONDE
O SIGNO ESTABELECE O SEU REDUTO. É O ASSISTENTE DIRETO DE “IKÚ”, A MORTE, DURANTE A NOITE, E DE “GBÊ”, A VIDA,
DURANTE O DIA.
ÒWÓRIN MEJI
INTRODUZIU, NESTE MUNDO, AS ROCHAS E AS MONTANHAS; AS MÃO E OS PÉS DOS SERES
HUMANOS, AS CÓLICAS FEMININAS.
AS PESSOAS
NASCIDAS SOB ESTE SIGNO FICA RICAS AINDA NA JUVENTUDE, REALIZAM MUITO CEDO TUDO
O QUE DESEJAM NA VIDA, E OBTÊM PRECOCEMENTE FILHOS, MULHERES, DINHEIRO E TODAS
AS BOAS COISAS QUE A VIDA PODE PROPORCIONAR. SÃO NATURALMENTE BAFEJADAS PELA
SORTE, ATRAENTES, EXCESSIVAS EM TUDO, GENEROSAS, DOMINADORAS E
ENTUSIASMADAS.
NÃO CONHECEM DESAFIOS QUE NÃO POSSAM VENCER, NEM OBSTÁCULOS QUE NÃO SAIBAM
SOBREPUJAR. GOSTAM DO QUE É BOM, DO QUE É CARO E NUNCA MEDEM ESFORÇOS PARA ALCANÇAR
O QUE DESEJAM. CONTUDO, ÒWÓRIN MEJI PREDISPÕE AS ESTADIAS CURTAS SOBRE A TERRA,
ISTO É, AS PESSOAS DO SIGNO TENDEM A VIVER POUCO. POR SER ESTE ODÚ PORTADOR DE
ACIDENTES, É MUITO DIFÍCIL QUE SE POSSA DESFRUTAR, POR MUITO TEMPO, OS SEUS
BENEFÍCIOS.
EJÍLÀSEGBORA 12: VITÓRIA EM TODAS AS LUTAS, AGONIA E
DESASSOSSEGO, MAS SEMPRE VENCENDO ADMIRAVELMENTE.
RESPONDE COM 12 (DOZE) BÚZIOS ABERTOS.
EJILASÈBORÁ É O 12º ODÚ NO JOGO DE BÚZIOS E O
3º NA ORDEM DE CHEGADA DE ORÙNMILÁ, QUANDO É CONHECIDO POR IWÒRÍ MEJI. ESTE
SIGNO É CONSIDERADO COMO O ENCARREGADO DA FUNÇÃO DE DECEPAR CABEÇAS, NUM MUNDO
QUE NOS É INTEIRAMENTE DESCONHECIDO. FOI A ESTE ODÚ QUEM MAWÚ (OSÀLÁ, ENTRE OS
JÊJES) CONFIOU O CUTELO DO CARRASCO.
EJILASÈBORÁ É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS
ÁGUA SOBRE AR, O QUE DETERMINA UM ENCAMINHAMENTO DOS ESFORÇOS, AO ENCONTRO DE
OBSTÁCULOS QUE PODERÃO OU NÃO SER TRANSPOSTOS, DEPENDENDO DA QUALIDADE DE
ESFORÇOS DESPENDIDOS NESTE SENTIDO. SIGNIFICA QUE DUAS FORÇAS CONFLITANTES SE
CONFRONTAM E QUE O RESULTADO DESSA DISPUTA TENDE SEMPRE EM FAVOR DO LADO MAIS
FORTALECIDO.
CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL SUL, DO QUAL É O
REGENTE, SENDO UM DOS QUATRO ODÚ, PRINCIPAIS DO SISTEMA IFÁ. SEU VALOR NUMÉRICO
É O 10 E CORRESPONDE, .
EJILASÈBORÁ MEJI REPRESENTA “XUJI” (O SOL), E
“KÃ LI” (OS ANIMAIS SELVAGENS QUE HABITAM AS FLORESTAS, AS BESTAS FEROZES,
PRINCIPALMENTE A HIENA (“WLÁ”) E O LEÃO (“KINIKINÍ”).
EXPRESSA E IDÉIA DE CONTATO, DE TROCA DE
RELAÇÃO ENTRE DOIS SERES OU DUAS COISAS. REFERE-SE A TUDO O QUE DIZ RESPEITO A
UNIÃO, CASAMENTO, CONTRATOS, PACTOS, ACORDOS, COMPROMISSOS ETC.
ESTA FIGURA EXPRIME TUDO O QUE ENTRA EM
CONTATO, NÃO SÓ POR ASSOCIAÇÃO, COMO, TAMBÉM, POR OPOSIÇÃO. DESTA FORMA, O
CONFRONTO DE DOIS HOMENS, DOIS EXÉRCITOS EM LUTA, DESDE QUE OCORRA UM CONTATO
BEM
PRÓXIMO, CORPO A CORPO. DESSA FORMA, UM
ACOPLAMENTO SEXUAL OU, AINDA, UM PAR DE DANÇARINOS EM AÇÃO, TAMBÉM ESTARÃO SOB
SUA
INFLUÊNCIA.
PODE SIGNIFICAR, AINDA, O FIM DE UMA ESTADIA
SOBRE A TERRA, A MORTE DO CORPO FÍSICO, DAÍ SEU NOME SIGNIFICAR “CORTAR A
CABEÇA”.
SIMBOLIZA, AINDA, A LIGAÇÃO ENTRE O CÉU E A
TERRA, O CAMINHO QUE UNE OS DOIS PLANOS E QUE DEVE EXISTIR MATERIAL E
ESPIRITUALMENTE, POSSIBILITANDO A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DO SER HUMANO. AS PESSOAS
REGIDAS POR ESTE ODÚ SÃO SENSÍVEIS, AMÁVEIS E CORDIAIS, ADORAM RELACIONAMENTOS
SUPERFICIAIS E NUMEROSOS, DIFICILMENTE ASSUMEM COMPROMISSOS QUE DUREM MUITO
TEMPO, O QUE PROVOCA UMA CONSTANTE TROCA DE PARCEIROS. COSTUMAM ENTEDIAR-SE ATÉ
COM AS MELHORES COISAS DA VIDA. NESTE ODÚ FALAM AS SEGUINTES DIVINDADES:
ORISÁS NAGÔ: SANGÔ, OGUN, OSSOSI, IRÔKO E
OBATALÁ.
EJÍOLOGBÓN 13/OLÒGBÓN OU OYÈKÚ: LUTAS DIFÍCEIS, ASTÚCIA,
SAGACIDADE E DESTREZA PARA CONSEGUIR FORTUNA OU BEM ESTAR.
RESPONDE COM 13 (TREZE) BÚZIOS ABERTOS.
EJÍ OLÒGBÓN É O 13º NO JOGO DE BÚZIOS E O 2º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA
IFÁ, ONDE É CONHECIDO COMO OYEKU MEJI. EM IFÁ É CONHECIDO, ENTRE OS FON (JÊJE),
COMO YEKÚ MEJI, PALAVRA CUJA ETIMOLOGIA É DESCONHECIDA.
EXISTE UMA CORRENTE QUE PRETENDE DAR A ESTA PALAVRA UM SIGNIFICADO QUE ESTÁ
LIGADO AO TERMO “YÊ” (ARANHA) E “KÚ” (MORTE), POR CONSIDERAR-SE A ARANHA COMO
UM ANIMAL DE MAU AGOURO E ANUNCIADOR DA MORTE. JÁ EM NAGÔ, O SENTIDO PODE SER O
SEGUINTE: “TUDO DEVE RETORNAR DEPOIS DA MORTE.”
OS NOMES HONORÍFICOS DESTE ODÚ SÃO: ALAGBA BABA EGUN (VELHO PAI DOS EGUNS);
ALAGBA BABA MARIWÔ (VELHO PAI DO MARIWÔ). TÍTULOS ESTE QUE DESIGNAM O CHEFE
VIVO DOS “KUTUTO”, DE QUEM OYEKÚ MEJI É O CHEFE ESPIRITUAL; “YE-KU-MA-YEKE”
(NÓS SOMOS COMPOSTOS DE CARNE E DE MORTE); E “ZAN-KI” (O DIA ESTÁ MORTO), ESTA
ÚLTIMA EXPRESSÃO USADA PELOS ARAUTOS; “AGO ZANGULÊ”, DO ABOMEY, PARA ANUNCIAR A
MORTE DO REI. JIOGÊ OU EJIOGÊ (DOIS “YÊ”, DUAS MÃES), EVOCANDO COMO EJIOGBÊ, A
DUALIDADE CÉU E TERRA. E É UM ODÚ
COMPOSTO PELOS ELEMENTOS TERRA SOBRE TERRA, O QUE INDICA A SATURAÇÃO TOTAL, O
ESGOTAMENTO DE TODAS AS POSSIBILIDADES DE ACRESCENTAR-SE ALGO, O FIM DE UM
CICLO, A MORTE.
CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL OESTE, À CARTA Nº 13 DO TAROT (A “MORTE”) E SEU
VALOR NUMÉRICO É O 16. SUAS CORES SÃO O NEGRO, O BRANCO NACARADO E O CINZA PRATEADO. É UM SIGNO FEMININO, REPRESENTADO
ESOTERICAMENTE, POR UM CÍRCULO INTEIRAMENTE NEGRO, AO CONTRÁRIO DE EJIOGBÊ (EJIÒNILÊ). OYEKÚ É A NOITE, O INVERSO DO DIA; A MORTE, O INVERSO DA
VIDA.
ALGUNS ADVINHOS AFIRMAM QUE ESTE FOI O PRIMEIRO ODÚ A SER CRIADO, TENDO
PERDIDO SEU LUGAR PARA EJIOGBÊ. ESTA OPINIÃO PRENDE-SE AO FATO DE QUE AS TREVAS EXISTIAM ANTES QUE FOSSE CRIADA A LUZ. OYEKÚ MEJI
(EJIOLÒGBÓN) É EXATAMENTE O CONTRÁRIO DE EJIOGBÊ, OU SUA COMPLEMENTAÇÃO.
REPRESENTA O OCIDENTE (“LISAJÍ”), A NOITE (“ZAN”) E A MORTE (“KU”).
QUANDO EJIOGBÊ VEIO A TERRA, NÃO EXISTIA A MORTE. OYEKÚ MEJI
(EJIOLÒGBÓN) AQUI A INTRODUZIU E DELE DEPENDE O CHAMAMENTO DAS ALMAS E SUAS
REENCARNAÇÕES APÓS A MORTE. OYEKÚ MEJI (EJIOLÒGBÓN) PARTICIPA DOS RITUAIS
FÚNEBRES E UM POUCO DAS GUERRAS. É ELE QUEM COMANDA A ABÓBADA CELESTE DURANTE A NOITE E O CREPÚSCULO.
DEVIDO A SUA INFLUÊNCIA DIRETA SOBRE A AGRICULTURA E TODA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA,
AQUELES QUE NASCEM SOB ESTE SIGNO PODERÃO SER EXCELENTES AGRICULTORES. TODOS
RECONHECEM NESTE ODÚ UMA ENORME INFLUÊNCIA E UMA ESTREITA RELAÇÃO COM A TERRA,
QUE REAFIRMA SUA CONDIÇÃO DE OPOSIÇÃO A EJIOGBÊ, QUE COMANDA O CÉU. OYEKÚ MEJI (EJIOLÒGBÓN)
ENSINOU OS HOMENS A ALIMENTAREM-SE DE PEIXES. COM ESTE SIGNO VIERAM AO MUNDO O
COURO DE CROCODILO, O
FOCINHO DO HIPOPÓTAMO, O CHIFRE DO RINOCERONTE, E TODOS OS ANIMAIS (DE PELO
OU DE PENAS) QUE POSSUEM HÁBITOS NOTURNOS; AS NODOSIDADES DAS MADEIRAS E OS NÓS
DAS CORDAS.
REPRESENTANDO TUDO QUE É NEUTRO, INEFICIENTE, FATAL, O CONFORMISMO, AQUILO
QUE CAI, QUE SE DECOMPÕE. É O DECLÍNIO DO SOL, O FINAL DO DIA, O FIM DE UMA
ETAPA. ANUNCIA UM ACONTECIMENTO NEFASTO, UMA NOTÍCIA DESAGRADÁVEL, UM
FALECIMENTO, UMA CONDENAÇÃO NA JUSTIÇA.
DETERMINA SEMPRE O FIM RADICAL DE UMA SITUAÇÃO, OU QUE PODE ENSEJAR, OU NÃO,
O SURGIMENTO DE UMA NOVA CONDIÇÃO.
OS FILHOS DESTE ODÚ SÃO PESSOAS DÓCEIS, DE TEMPERAMENTO MÓRBIDO, QUE
PREFEREM SER DIRIGIDAS E ORIENTADAS POR ALGUÉM EM QUE DEPOSITAM CONFIANÇA CEGA.
PREFEREM VIVER EM GRUPO. NESTE ODÚ FALAM AS DIVINDADES: NANÃ, IYÁMÍ OSORONGÁ,EWÁ, ÒMÒLÚ, OBÁ, OLÒKÚN, OYÁ, OSÓSI, OGUN,
ÈSÚ, EGUN E ÒRÍ.
ÌKA 14 : PERVERSIDADE,
DESFRUTAR BOA OCASIÃO, GANHO DE MULHER COM O CORPO, MALFEITOS, REMORSOS, PAZ,
FORTUNA E BEM-ESTAR FÁCIL NO FIM DE QUALQUER TEMPESTADE, VITÓRIA QUALQUER QUE
SEJA O TERRENO.
RESPONDE COM
14 (QUATORZE) BÚZIOS ABERTOS.
IKÁ MEJI É O
14º ODÚ NO JOGO DE BÚZIOS, E O 11º DA ORDEM DE CHEGADA PELO SISTEMA IFÁ, ONDE É
CONHECIDO PELO MESMO NOME. EM IFÁ É CONHECIDO, ENTRE OS FONS (JÊJE), COMO “KÁ
MEJI”. OS NAGÔS O CHAMAM TAMBÉM DE “OKÁ”, PALAVRA QUE DESIGNA A SERPENTE
VENENOSA “AMANÕNÚ”.
OS YORUBÁ
TAMBÉM DIZEM “FÁ MEJI” DIVIDIDO EM DOIS, OU “IJÍ OKÁ”, DUAS SERPENTES.
IKÁ MEJI
REPRESENTA DÃ, A SERPENTE (“OJÔ” EM YORUBÁ); REGE TODOS OS RÉPTEIS DO CAMPO,
COMO, TAMBÉM, UM BOM NÚMERO DE ANIMAIS QUE VIVEM NA FLORESTA, COMO OS MACACOS,
OS LAGARTOS E CERTOS PÁSSAROS, COMO O “SASAGOLÉ” (ESPÉCIE DE TUCANO), A
“ALWALOKOLWÊ” (ESPÉCIE DE ROLA), OS CARAMUJOS, OS OURIÇOS E TODOS OS PEIXES.
IKÁ MEJI REGE TODOS OS ANIMAIS DE SANGUE FRIO, AQUÁTICOS OU TERRESTRES. DE UMA
FORMA GERAL ELE BUSCA O FRESCOR. É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS ÁGUA SOBRE
TERRA, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA QUE O OBJETIVO É EM SI
MESMO, O OBSTÁCULO QUE SE RENOVA PERMANENTEMENTE, PROVOCANDO A NECESSIDADE DE
SE REINICIAR A TAREFA E A CONSEQÜENTE REVOLTA DO INDIVÍDUO, CONTRA SI PRÓPRIO E
CONTRA O MUNDO, QUE PASSA A CONSIDERAR INJUSTO E MAU FEITO.
CRIOU A
PIEDADE E O AMOR FILIAL. AO CONTRÁRIO DO QUE ALGUMAS PESSOAS PENSAM, NÃO SE
OCUPA DA FECUNDAÇÃO, E SIM DOS ABORTOS E DAS FALSAS GRAVIDEZ. É TIDO COMO O
SIGNO QUE MATA AS CRIANÇAS, PROVOCANDO ABORTOS, SEMPRE ACOMPANHADOS DE
HEMORRAGIAS INCONTROLÁVEIS, O QUE PODE SER EVITADO, ATRAVÉS DE EBÓS ESPECÍFICOS,
A ELE RELACIONADOS.
OS MACACOS
VIERAM AO MUNDO POR ESTE SIGNO, QUE É O ODÚ PRINCIPAL DOS GÊMEOS SELVAGENS
(“ZUN” E “HOHÔ”). SEU APARECIMENTO, NA CONSULTA DE
UMA MULHER GRÁVIDA, PODE DIAGNOSTICAR, PORTANTO, O NASCIMENTO DE GÊMEOS. TAMBÉM
A VINDA DOS “HAUSSÁS” À TERRA É DEVIDA A ESTE SIGNO.
CORRESPONDE
AO PONTO CARDEAL ESTE-SUDOESTE, À CARTA Nº 7 DO TAROT (A “CARRUAGEM”) E SEU
VALOR NUMÉRICO É O 11. SUAS CORES SÃO O VERMELHO, O NEGRO E O AZUL. É UM ODÚ
MASCULINO.
MORFOLOGICAMENTE
IKÁ MEJI EXPRIME A IDÉIA DE ALGO QUE ESTEJA PRESTES A EXPLODIR: UMA GRANADA,
UMA BOMBA, UM CALDEIRA. E ESTA IDÉIA SE ESTENDE A
SITUAÇÕES DE ASPECTO EXPLOSIVO, COMO UMA GREVE, UMA BRIGA OU UMA SITUAÇÃO
INSUSTENTÁVEL. DETERMINA CONQUISTA PELA FORÇA, SEM TRÉGUA, SEM PIEDADE. OS
NATURAIS DESSE ODÚ SÃO PESSOAS IMPULSIVAS, CORAJOSAS E, QUASE SEMPRE,
VIOLENTAS. NUNCA MEDEM AS CONSEQÜÊNCIAS E NEM HESITAM DIANTE DO PERIGO. NESTE ODÚ FALAM AS DIVINDADES:
ORISÁS NAGÔ:
OSUMARÊ, XANGÔ, OGUM, YEWÁ, AGÊ, ÒXÀLÁ, EGUN, IRÔKO E IBEYGI.
OBÈÒGÙNDA/IRETÊ 15: PESSOAS COM PROBLEMAS NAS PERNAS, GUERRA E DISPUTA POR
MULHER OU HOMEM, NEGÓCIOS COM POUCA CHANCE DE VITÓRIA, PROGRESSO INCERTO. TRAZ
TAMBÉM RIQUEZA, PROSPERIDADE QUANDO EM OUTRA FASE DE TRANSIÇÃO PARA SEUS
NATIVOS. INICIA INÚMERAS SITUAÇÕES DECONCERTANTES ATÉ OCASIONAR GUERRA, ATRAVÉS
DE INTRIGA, INVEJA, AMBIÇÃO, DANOS MORAIS E MATERIAIS. PROCESSOS, SEPARAÇÕES,
PERDA DE DINHEIRO E DE PROPRIEDADE. RESPONDE COM 15 (QUINZE) BÚZIOS
ABERTOS.
IRETÊ/OBEOGUNDÁ MEJI É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS FOGO SOBRE ÁGUA,
COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA DINAMISMO INICIALMENTE EXISTENTE,
QUE TENDE A TRANSFORMAR-SE EM AUXÍLIO PODEROSO, MAS QUE O BENEFÍCIO AUFERIDO
SERÁ SEMPRE EM FAVOR DE OUTREM. É O MACHO QUE LUTA E SE SACRIFICA EM FAVOR DA
FÊMEA. A ATIVIDADE É IMPULSIVA E INDEPENDE DA VONTADE DO AGENTE. É O SEM JUÍZO. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL
NOROESTE, À CARTA Nº 11 DO TAROT (A “FORCA”) E SEU VALOR NUMÉRICO É O 3.
IRETÊ, NO ENTANTO, NÃO É O MUNDO INTEIRO, CONHECIDO OU DESCONHECIDO. SE O
IGNOTO É VISÍVEL ATRAVÉS DA FIGURA EM FORMA DE CÍRCULO, É PARA MELHOR
ENQUADRAMENTO ATRAVÉS DO RETÂNGULO, AO QUAL DEVEMOS, NA VERDADE, DIRIGIR NOSSA
ATENÇÃO. E É ESTE QUADRADO QUE, EFETIVAMENTE, PERTENCE A IRETÊ. REPRESENTANDO O
CÉU (CÍRCULO) EM BRANCO (COR LISA) OU EM AZUL (COR EFETIVA DO CÉU, CONFORME O
VEMOS). A TERRA (QUADRADO) SERIA REPRESENTADA EM VERMELHO.
IRETÊ É O SIGNO DA TERRA É O DOMÍNIO TERRESTRE. DESSA FORMA, TUDO O
QUE ESTÁ MORTO LHE PERTENCE, MAS A MORTE EM SI É PROPRIEDADE DE OYEKÚ MEJI.
ESTE SIGNO TRAZ OS ABCESSOS, OS FURÚNCULOS, A VARÍOLA, UMA FEBRE ERUPTIVA E
MORTAL , E A LEPRA.
ESSE SIGNO NÃO DEVE JAMAIS SER INVOCADO EM COMPANHIA DE OSÊ
MEJI. EM REFERÊNCIA A ENERGIA DE AMOLU( UM OUTRO ODÚ), GERADO NO
ENCONTRO DOS SIGNOS IRETÊ E OSÊ.
ESTE ODÚ INFLUENCIA O CORPO HUMANO, PROVOCANDO ATIVIDADES EXCESSIVAS DAS
FUNÇÕES FISIOLÓGICAS E DA VIDA CELULAR, OCASIONANDO FEBRES, CONGESTÕES,
IRRITAÇÕES E ENFERMIDADES INFLAMATÓRIAS. É UMA FIGURA MUITO NEGATIVA, QUE
RESPONDE QUASE SEMPRE COM UM NÃO. ANUNCIA TEMPOS RUINS, CRISES AGUDAS, TRAUMATISMO,
FERIMENTO POR ACIDENTES. É, AINDA, CAUSADOR DE HEMATOMAS E PANCADAS.
OS FILHOS DO ORIXÁ COM ESSE ODÚ, SÃO SEMPRE IMPULSIONADOS PELO DESEJO DE
CONQUISTA E DE DOMÍNIO, NÃO HESITANDO, PARA LOGRAR ESSE OBJETIVO, EM ASSUMIREM
ATITUDES AMEAÇADORAS, QUE VISEM A MANTER CONTROLE PERMANENTE SOBRE A SITUAÇÃO.
SÃO PESSOAS CORAJOSAS, AUDACIOSAS, PRESUNÇOSAS, MAS MUITO SOLÍCITAS, E PRONTAS
A SOCORRER QUANTOS NECESSITEM DE SEUS PRÉSTIMOS. POSSUEM CARÁTER ALTIVO,
SARCÁSTICO E INDISCIPLINADO. SÃO AMANTES DO TRABALHO E BATALHADORES
ENTUSIASTAS. NESTE ODÚ FALAM AS DIVINDADES: UM TIPO DE EXÚ
POR/ OMULÚ, OGUM, XANGÔ, OBÁ, IEMANJÁ E IGABAADÚ.
ALÁFIA/OTUWÁ/OTURÁ16: CONFIRMAÇÃO
DO PLENO ÊXITO, CONTENTAMENTO, OU ALÁFIA FELICIDADE, LUCROS, HERANÇA, VIAGENS;
O BRANCO DEVE FAZER-SE SEMPRE PRESENTE. DE PREFERÊNCIA, FAZER NEGÓCIOS AOS
DOMINGOS.
RESPONDE
COM 16 (DEZESSEIS) BÚZIOS ABERTOS.
ALÁFIA
É O 16º ODÚ NO JOGO DE BÚZIOS E O 13º NA ORDEM DE CHEGADA
DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO NOME DE OTÙRÁ MEJI. EM IFÁ, É CONHECIDO
COMO “TULÁ MEJI”, E, NO JÊJE, COMO “OTULÁ MEJI”.
EM
YORUBÁ, É DENOMINADO, POR VEZES, DE “OTUWÁ”, QUE SIGNIFICA: “TU ESTÁS DE VOLTA.”
É CONHECIDO, AINDA, PELO NOME DE “ALÁFIA”. O TERMO YORUBÁ MAIS COMUM É “ÒTURÁ
MEJI”, QUE EVOCA A IDÉIA DE SEPARAR, DESLIGAR, APARTAR. OTURÁ MEJI É O MESTRE
DAS LÍNGUAS, INDICANDO QUANDO ALGUÉM TEM DUAS PALAVRAS. AQUELE QUE CAI SOB ESTE
SIGNO COSTUMA SER MUITO FALADOR.
ALÁFIA
É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS AR SOBRE FOGO, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO,
O QUE INDICA A HESITAÇÃO DO SER, DIANTE DO DOMÍNIO DOS INSTINTOS.
É
UM SIGNO MUITO BOM, SEMPRE PRONTO A BENEFICIAR, E QUE RESPONDE AFIRMATIVAMENTE,
EMBORA PRENUNCIANDO TEMPO VARIÁVEL.
ALÁFIA
REGE AS RAÇAS HUMANAS DIFERENTES (EXCETO A RAÇA NEGRA), A PALAVRA,
AS ROUPAS LONGAS, A CEGUEIRA, A MENDICÂNCIA, AS DISPUTAS, O GRANDE CARAMUJO “AGÊ”,
A TARTARUGA TERRESTRE (“LOGOZO”) E OS ANIMAIS INOFENSIVOS.
COMO
MESTRE DAS LÍNGUAS, INDICA QUANDO ALGUÉM TEM DUAS PALAVRAS
E UTILIZA O PODER DA ELOQUÊNCIA A SEU FAVOR. TEM O DOMÍNIO DA BOCA E, ASSIM
COMO LEGBA, DIZ COISAS BOAS E MÁS. SUAS CORES SÃO O AZUL, BRANCO E DOURADO,
GOSTANDO MUITO DE TUDO O QUE É ESTAMPADO COM ESTAS TRÊS CORES. É UM ODÚ
FEMININO.
NESTE
ODÚ FALAM AS DIVINDADES: TODAS
REFERÊNCIAS: WIKIPÉDIA ENCICLOPÉDIA LIVRE. ODÚ
http://wordpress.com/ewé-odú.
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