PARTE 13 - ODÚ - O MEIO DA FINALIDADE - DESTINO





                         
                                                                          ODÚ - O PRINCÍPIO 





          PARA O AFRICANO, ODÚ É ENERGIA, MANDADA POR OLORUM (DEUS) À TERRA PARA QUE CADA SER TIVESSE UM DESTINO NO MOMENTO EM QUE NASCESSE, LOGO QUE RESPIRASSE PELA PRIMEIRA VEZ, TODAS AS ENERGIAS DO UNIVERSO MATERIAL E IMATERIAL SE LIGAM AO NOSSO CORPO FÍSICO CARACTERIZANDO UM ODÚ.
        ODÚ É UM PRESSÁGIO DE UM MOMENTO DO PASSADO OU DO PRESENTE QUE PODERÁ ALTERAR OU NÃO UM FUTURO ORA, INEXISTENTE. O ODÚ TRAZ EM SEU CONTEÚDO UMA GAMA DE INFORMAÇÕES QUE DETERMINA O DNA ESPIRITUAL DE UMA PESSOA OU LOCAL E SITUAÇÃO. TEM SUA ORIGEM NA PRÓPRIA CRIAÇÃO DO UNIVERSO  E NÃO TIVERAM SUA ORIGEM NA TERRA. CADA ODÚ VEIO AO AYIÊ (TERRA) EM UMA ORDEM DETERMINADA CRIANDO OU DANDO SENTIDO A TUDO QUE EXISTE. SÃO ELES : OGBE, OYẸKU, IWORI, ODI, ỌBARA, ỌKANRAN, IROSUN, IWỌNRIN, OGUNDA, ỌSA, IRẸTẸ, OTURA, OTURUPỌN, IKA, ỌSÉ , OFUN , SENDO ESSES OS PRINCIPAIS.
        A LEITURA DO ODÚ, FOI A FORMA TÉCNICA QUE OS SACERDOTES DAS TRIBOS AFRICANAS ENCONTRARAM PARA DECODIFICAREM OS ENIGMAS E OS SEGREDOS DO UNIVERSO E DO AMBIENTE QUE OS CERCAVAM. 
        O SISTEMA, GEOMÂNTICO, USA 16 CONCHAS, OU GRÃOS, OU COCOS, CONFORME A REGIÃO. A FORMA DE "OLHAR" OS ORÁCULOS POSSIBILITA 256 COMBINAÇÕES OU FIGURAS, E PARA CADA UMA DELAS EXISTEM VERSOS OU ORAÇÕES  QUE SÃO RECITADAS OU DITAS PELO BABALAWÔ. ALEM  DO DOM AO "OLHADOR", EXIGE-SE LONGO APRENDIZADO .




                                                OS ODÚS DE IFÁ/ ORUMILÁ



            IFÁ TEM SEU CULTO ESPECÍFICO - O MAIS ALTO CARGO DO CULTO DE IFÁ É O DE OLUWO, TÍTULO CONCEDIDOS A ALGUNS BABALAÔS. IFÁ/ORUMILÁ= SABEDORIA É O ORIXÁ DA ADIVINHAÇÃO E PARA TUDO  DEVE SER CONSULTADO. EXISTEM ALGUNS TIPOS DE ORÁCULOS UTILIZADOS POR BABALORIXÁS E IALORIXÁS QUE NÃO SÃO OS MESMOS MÉTODOS DO OPELÉ IFÁ (UTILIZADO PELOS BABALAÔS EM CONSULTA A IFÁ), COMO  O ROSÁRIO DE IFÁ, O JOGO DE BÚZIOS (MERIDILOGUN), ETC.
NO JOGO DE BÚZIOS ( MERIDILOGUN)  FALA O ORIXÁ ATRAVÉS DE EXÚ, SÃO DEZESSEIS BÚZIOS QUE PODEM SER JOGADOS TAMBÉM PELOS BABALORIXÁS E IALORIXÁS.   A CONSULTA A IFÁ É UMA ATIVIDADE EXCLUSIVAMENTE MASCULINA, MAS PARA AS  MULHERES PODERES PEGAR NOS BÚZIOS, OXUM FEZ UM PACTO COM EXÚ, CONSEGUINDO DELE PERMISSÃO PARA JOGAR.
O JOGO  BASEIA-SE NUM SISTEMA MATEMÁTICO, EM QUE SE ESTABELECE 256 COMBINAÇÕES RESULTANTES DOS 16 ODÚS USADOS NO JOGO DE BÚZIOS MULTIPLICADO POR 16. NADA SE FAZ SEM QUE ANTES SE CONSULTE O ORÁCULO, QUANTO MAIS SÉRIA A QUESTÃO A SER RESOLVIDA, MAIOR A RESPONSABILIDADE DA PESSOA QUE FAZ O JOGO, O ORÁCULO NÃO ERRA JAMAIS, POR ISSO O LEITOR DO ORÁCULO, TEM QUE SER MUITO HÁBIL NA INTERPRETAÇÃO DO ODÚ ALEM DE GRANDE INTUIÇÃO.

             
                        QUE É CADA ODÚ

                     COMO RESPONDE EM BÚZIOS ABERTOS


HÁ UMA CONTROVÉRSIA QUANTO O QUE É ABERTO E FECHADO . PARA ALGUNS O BÚZIO É ABERTO QUANDO É CORTADO MANUALMENTE E NA AFRICA PRINCIPALMENTE QUANDO O ABERTO É SUA FENDA NATURAL , PORÉM O QUE VALE É O QUE SE CONVENCIONA DURANTE O APRENDIZADO DO LEITOR DE BÚZIOS.

ÒKÀNRÀN 1: MOVIMENTO, BARULHO, ALVOROÇO, VISITA ESTRANHA, NEGATIVIDADE, ACEITAÇÃO IMEDIATA, PROPRIEDADE INSTANTÂNEA.
RESPONDE UM EXÚ ESPECIFICO– 1 (UM) BÚZIO ABERTO
SITUAÇÕES QUE PODE OCASIONAR; SUSTOS, PRISÃO, ROUBO, RUÍNA, ACIDENTES, ENVOLVIMENTO COM DROGAS, TRÁFICO, PESSOA MAU-CARÁTER, INIMIZADES, SEPARAÇÕES. AS PESSOAS REGIDAS POR ESSE ODÚ SÃO INQUIETAS INDEPENDENTES, DESCONFIADOS, ESQUIVOS E TRISTES. EM YORUBÁ, O SIGNIFICADO DO TERMO “OKARAN” SERIA IGUAL UMA “SÓ PALAVRA” OU “A PRIMEIRA PALAVRA É BOA” (“OKAN OLAN”) ÒKÀNRÀN MEJI É COMPOSTO PELOS ELEMENTOS TERRA SOBRE AR, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO (TERRA) O QUE SIGNIFICA A SENSAÇÃO DE SUFOCO, VÁCUO, SATURAÇÃO E ESTRUTURAMENTO. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL NOR-NOROESTE . SUAS CORES SÃO O VERMELHO, NEGRO, O BRANCO E O AZUL. É UM ODÚ FEMININO   , DAÍ DAR-SE AO EXÚ ELEBARÁ OU LEBA ENERGIA DE FOGO FEMININA.
OKÀRÁN MEJI ( METADE OU DUBLICADO) É O CHEFE DOS GÊMEOS E SIMBOLIZA O MISTÉRIO QUE SUA EXISTÊNCIA SEGUNDO OS ENSINAMENTOS DE ORÙNMILÁ, TODOS OS GÊMEOS SÃO GERADOS NESTE SIGNO E DEPENDEM DELE E DA SUA INFLUÊNCIA.
A FALA HUMANA FOI INTRODUZIDA POR ESTE ODÚ E COM ELA TODOS OS IDIOMAS EXISTENTES. AS PESSOAS NASCIDAS SOB ESTE SIGNO, NÃO RECEBEM QUALQUER RECONHECIMENTO POR PARTE DE SEUS SEMELHANTES. CORRESPONDE AO Nº 8 NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO COM O MESMO NOME.
QUANDO OKÀRÁN SE APRESENTA NO JOGO, O BABALAWO SE LEVANTA E MANDA DESPACHAR A RUA COM UMA QUARTINHA.
OBS.: A PESSOA DEVERÁ PASSAR IMEDIATAMENTE POR UM EBÓ.
EM OKÀNRÁN FALAM AS DIVINDADES:
ORIXÁS IBEYJI, OXUMARÊ, OMULÚ E EGUN (GERALMENTE, OS EGUNS QUE SE COMUNICAM POR ESSE ODÚ SÃO ANCESTRAIS CONSANGUÍNEOS DO CONSULENTE).


ÉJÌÒKÒ 2: ENCONTRO DE DOIS, CASAMENTO OU CONVIVÊNCIA CONJUGAL, FELICIDADE INESPERADA, SUCESSO DE EMPRESA.
RESPONDE COM 2 (DOIS) BÚZIOS ABERTOS.
CORRESPONDE AO 12º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO NOME DE OTURUKPON.
EJIÒKÔ É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS TERRA SOBRE AR, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, ELE INDICA LUMINOSIDADE, TRANSPARÊNCIA. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL OESTE-NOROESTE. SUAS CORES SÃO TODAS AQUELAS DERIVADAS DO VERMELHO, ACEITANDO TAMBÉM O NEGRO E TUDO O QUE FOR ESTAMPADO COM ESTAS DUAS CORES. É UM ODÚ FEMININO.
NESTE ODÚ POR ORDEM DE ÒFÚN MEJI FOI CRIADA A TERRA, E POR ESTE MOTIVO, É UM SIGNO LIGADO À ABUNDÂNCIA E À RIQUEZA. FOI ESTE SIGNO QUE CRIOU AS MONTANHAS E É TAMBÉM UM DOS ODÚ DOS GÊMEOS IBEYJI.
SEMPRE QUE ESTE ODÚ SURGE NUMA CONSULTA, O VIDENTE   DEVE TOCAR O SOLO COM A PONTA DOS DEDOS DEPOIS ROÇAR, DE LEVE, SEU PRÓPRIO PEITO PRONUNCIANDO “ILERO” OU “LELO”, COMO FORMA DE SAUDAÇÃO.
 É UM ODÚ FEMININO. É MUITO TEMIDO PELAS MULHERES GRÁVIDAS PELO SEU PODER DE PROVOCAR ABORTO E PARTOS PREMATUROS.
DETERMINA SEPARAÇÃO DE MÃE E FILHOS E MUITA TRISTEZA POR CAUSA DISTO. INDICA QUE A MULHER TRAI O MARIDO. ASSINALA INVERSÃO SEXUAL. APONTA ENFERMIDADES E BRUXARIAS POR COMIDA E/OU BEBIDAS.
NESTE ODÚ FALAM: AS DIVINDADES: OXUMARÊ, OGUM, NANÃ, IBEYJI. OMULÚ, OGUM, XANGÔ, OBATALÁ, ODUDUWÁ E OSAYÍN . 



ËTÀÒGÙNDÁ 3: DESORDEM, FAVORECIMENTO DE ZANGA, PAZ VITORIOSA, ACUSAÇÃO, ASCENSÃO AO PODER, ELEVAÇÃO, DESASTRE, PRODUTO POR ESFORÇO PRÓPRIO.
RESPONDE COM 3 (TRÊS) BÚZIOS ABERTOS.
SIGNIFICADO DO TERMO YORUBÁ “OGUNDÁ MEJI” = “OGUN DA EJÁ MEJI” OU “OGUM  PARTIU O PEIXE EM DOIS”. ETAOGUNDÁ É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS FOGO SOBRE AR COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE REPRESENTA O DINAMISMO TRANSFORMADO EM OBSTÁCULO, O ESFORÇO VOLTANDO-SE CONTRA QUEM O DESPENDEU, LEVANDO AO FRACASSO. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL NOR-NORDESTE.
SUAS CORES SÃO O NEGRO, O BRANCO E O AZUL. É UM ODÚ MASCULINO. ESSE ODÚ, ASSIM COMO O ORIXÁ OGUM, REGE TODOS OS METAIS NEGRO, TUDO O QUE É DE FERRO E O TRABALHO REALIZADO NAS FORJAS OCUPANDO-SE TAMBÉM, DO ARCO E DA FLECHA.
CONSIDERADO UM SÍMBOLO BASTANTE PERIGOSO, COMANDA O MEMBRO VIRIL, OS TESTÍCULOS A EREÇÃO, O ESPERMA E DETERMINA ATÉ CERTO PONTO, OS HÁBITOS SEXUAIS E AS DOENÇAS VENÉREAS.
FOI SOB ESTE SIGNO QUE XANGÔ DESCEU À TERRA, SEGUNDO ALGUNS BOKONÕ, GU (OGUM) E HEVIOSO (XANGÔ) POSSUEM ORIGENS IDÊNTICAS E A DIFERENÇA RESIDE APENAS EM SUAS MANIFESTAÇÕES.
ETA-OGUNDÁ PRESIDE OS PARTOS E DESTA FORMA TODAS AS CRIANÇAS VÊM AO MUNDO SOB SUA AÇÃO E RESPONSABILIDADE. A NOÇÃO DE CORTE, DE SEPARAÇÃO, ESTÁ LIGADO A ESSE SIGNO.
PRENUNCIA DÚVIDAS, FALSIDADE OCULTA, PRISÃO, BRIGA, CASOS DE JUSTIÇA, PERIGO VÍCIOS, DEPRAVAÇÃO E GUERRA. DOCUMENTOS E PAPÉIS IMPORTANTES SEM ANDAMENTO, ROMPIMENTO DE UMA SOCIEDADE, FALÊNCIA E SEPARAÇÃO AMOROSA. O CONSULENTE SÓ VENCERÁ TODOS OS OBSTÁCULOS 
AGINDO COM CALMA E DENTRO DA NOÇÃO E COM MUITA CAUTELA. NÃO CONFIAR EM NINGUÉM. NÃO RECUAR DIANTE DE NENHUM OBSTÁCULO.
TRAZ SEMPRE PERDAS, BRIGAS E SEPARAÇÃO. É SEMPRE SINÔNIMO DE CORTES BRUSCOS. QUASE SEMPRE INDICA ENVOLVIMENTO COM A POLÍCIA.
OBS.: POR ESTE ODÚ, XANGÔ VÊ TUDO O QUE SE PASSA SOBRE A TERRA E O MAR.  AS ERVAS DESTE SIGNO SÃO O PEREGUM E A MIRRA, AMBAS   QUALIDADES AFRODISÍACAS. ORIXÁS QUE FALAM NESSE CAMINHO: OGUM, OBATALÁ, OXOSSÍ, IBEYJIS, BABÁ OKÊ E ELEGBARA .


ÌRÒSÙN 4: IMAGINAÇÃO, CHORO, DIFICULDADE NA VIDA, PEREGRINAÇÃO, PREVENÇÃO, CAUTELA, FUTURO BRILHANTE.
RESPONDE COM 4 (QUATRO) BÚZIOS ABERTOS.
CORRESPONDE AO 5º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME.  IRÒSÚN  DESIGNA UMA TINTURA VEGETAL VERMELHA  SANGUE É UTILIZADO RITUALÍSTICA E MEDICINALMENTE.
IRÒSÚN MEJI É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS FOGO SOBRE TERRA, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA ESCASSEZ, PARCIMÔNIA, INSUFICIÊNCIA DE RECURSOS PARA QUE A META SEJA ATINGIDA EM TODA PLENITUDE. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL “ESTE-NORDESTE”,  SUAS CORES SÃO O VERMELHO E O LARANJA, SENDO UM ODÚ MASCULINO.
IRÒSÚN MEJI É MUITO FORTE E TEMIDO. EXPRESSA A IDÉIA DE MALDADE, MISÉRIA E SANGUE. FOI ESSE ODÚ QUEM CRIOU AS CATACUMBAS E AS SEPULTURAS. SEMPRE QUE SURGIR NUMA CONSULTA DEVE-SE IMEDIATAMENTE PASSAR PÓ DE EFUN NAS PÁLPEBRAS, POR TRÊS VEZES, PARA NEUTRALIZAR, OS MALEFÍCIOS DAR COR VERMELHA. ATRAVÉS DA PROTEÇÃO DA COR BRANCA (EFUN).
IRÒSÚN MEJI REGE TODOS OS BURACOS DE TERRA, COMANDA TAMBÉM TODOS OS METAIS VERMELHO, COMO O COBRE, O BRONZE, O OURO, ETC…
PRENUNCIA ACIDENTES, MISÉRIA, FRAUDES, SOFRIMENTO, AMBIÇÃO E IMPETUOSIDADE. OS FILHOS DESTE ODÚ SÃO PREDESTINADOS A ADQUIRIREM CONHECIMENTOS DENTRO DE IFÁ, PARA NÃO PERECEREM PRECOCEMENTE. SÃO PESSOAS ANIMADAS, EXALTADAS, REALIZADORAS. SÃO ORGULHOSAS, MUITO AGRESSIVAS E QUE SE DEIXAM DOMINAR PELO CÓLERA COM QUALIDADE.
IRÒSÚN É UM ODÚ DE PRENÚNCIOS MEDIANOS, QUE FALA DO BEM E DO MAL COM A MESMA INTENSIDADE.
NESTE ODÚ FALAM AS DIVINDADES: OYÁ, OXÓSSI, OBALUAYÊ, OSAÝN, YEMANJÁ, XANGÔ E EGUN.


ÒSÉ  5: OFENSA, TRABALHO, NECESSIDADE, MISÉRIA, LUTA, ORATÓRIA, INÍCIO DE EMPRESA.
RESPONDE COM 5 (CINCO) BÚZIOS ABERTOS.
CORRESPONDE AO 15º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME. A PALAVRA EVOCA, EM YORUBÁ, A IDÉIA DE PARTIR, QUEBRAR, SEPARAR EM DOIS, O NOME É DESAGRADÁVEL. ACREDITA-SE QUE ESTE ODÚ TERIA COMETIDO INCESTO (“LÓ”) COM SUA MÃE ÒFÚN MEJI, E, POR ISTO, FOI SEPARADO DOS OUTROS SIGNOS. 
OSÊ MEJI É COMPOSTO PELOS ELEMENTOS AR SOBRE AR, O QUE REPRESENTA UMA DISPERSÃO SÚBITA, A IMPOTÊNCIA DIANTE DE UM OBSTÁCULO E O SURGIMENTO DE OUTROS OBSTÁCULOS. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL NOROESTE, SUAS CORES SÃO IRISADAS, MATIZADAS, INSÍPIDAS. NÃO TEM PREFERÊNCIA POR NENHUMA COR ESPECÍFICA, MAS EXIGE QUE LHE SEJA APRESENTADAS TRÊS CORES DIFERENTES E REUNIDAS, NÃO IMPORTANDO QUAIS SEJAM ELAS. OSÊ É UM ODÚ MASCULINO. 
OSÊ MEJI COMANDA TUDO O QUE É QUEBRADIÇO, QUEBRADO, MAL CHEIROSO, DECOMPOSTO, PUTREFATO. TODAS AS ARTICULAÇÕES E JUNTAS PROVÊM DESTE ODÚ E ELE REPRESENTA INÚMERAS DOENÇAS, NOTADAMENTE OS OBSESSOS. ELE É A PRÓPRIA REPRESENTAÇÃO DE SAKPATÁ (A VARÍOLA), E ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO ÀS “KENNESIS”, TRATANDO-SE, PORTANTO, DE UM ODÚ MUITO PERIGOSO.
EXIGE SEMPRE EM SEUS SACRIFÍCIOS DEZESSEIS UNIDADES DE CADA OBJETO OU ANIMAL A SER OFERECIDO DA MESMA FORMA QUE ÒFÚN MEJI. APESAR DE SER UM SIGNO DE PÉSSIMOS AUGÚRIOS, É, POR VEZES, PORTADOR DE RIQUEZAS
E LONGEVIDADE.
SEU NOME NÃO DEVE JAMAIS SER PRONUNCIADO JUNTO COM IRETÊ MEJI, DADO A GRANDE CARGA DE NEGATIVIDADE DE QUE AMBOS SÃO PORTADORES.
NESTE ODÚ FALAM AS DIVINDADES: OXUM, OBATALÁ, OMULÚ, LOGUN-EDÉ, YEMANJÁ E AGÊ.



ÒBÀRÀ 6: OBÀRÁ: RECAÍDA SOBRE A PESSOA DE SOFRIMENTO SEU OU DE PARENTES, ROUBO, TRAIÇÃO, VAIDADE, PROSPERIDADE SEM IGUAL. RESPONDE COM 6(SEIS) BÚZIOS ABERTOS. CORRESPONDE AO 7º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME. É CONHECIDO, ENTRE OS “FON” (JÊJE), COMO “ABLÁ MEJI”, OS NAGÔS O CHAMAM DE “OBALÁ MEJI”. CORRESPONDE NA OBÀRÁ MEJI É COMPOSTO PELOS ELEMENTOS AR SOBRE TERRA, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA A EVOLUÇÃO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA NA BUSCA DO OBJETIVO PRETENDIDO. SUAS CORES SÃO O AZUL CLARO E O VIOLETA E É UM ODÚ MASCULINO,CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL SU-SUDESTE,

OBÀRÁ MEJI CRIOU O AR E POR EXTENSÃO OS VENTOS. DELE DEPENDE A EXISTÊNCIA DOS BOSQUES CHEIOS DE RAMAGEM, DAS FORQUILHAS E DE TODO O TIPO DE BIFURCAÇÃO. NESTE ODÚ NASCERAM AS RIQUEZAS O COSTUME DE USAR JÓIAS, OS MESTRES E O ENSINO. AQUI SURGIU O ADULTÉRIO E NESTE SIGNO O SER HUMANO APRENDEU A MENTIR E SER ENGANADO. PRENUNCIA EXPANSÃO FÍSICA E MORAL, REGULARIZAÇÃO, ALEGRIAS, AMBIÇÃO, QUESTÕES RELACIONADAS A DINHEIRO, PROCESSOS EM ANDAMENTO, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ORDEM FINANCEIRA. OS FILHOS DESTE ODÚ SÃO PESSOAS ALEGRES E FESTIVAS, CARREGADAS DE RELIGIOSIDADE E GOSTAM DE OBSERVAR E MANTER TRADIÇÕES. SÃO, GERALMENTE, PESSOAS SAUDÁVEIS E QUE SE RECUPERAM COM FACILIDADE DE QUALQUER DOENÇA. 
OBÀRÁ MEJI É UM ODÚ DE PRENÚNCIOS QUASE SEMPRE POSITIVOS, MUITO EMBORA SEU ASPECTO NEGATIVO SEJA TERRÍVEL E TRAGA FATALIDADES, TAIS COMO: LOUCURA, MISÉRIA TOTAL, TRAIÇÃO E CALÚNIA. 


ÒDÍ 7: DIFICULDADES, CAMINHOS FECHADOS, AVISTO RÁPIDO, RECOMPENSA, BEM-ESTAR FUTURO DE FORMA ESPANTOSA. RESPONDE COM 7 (SETE) BÚZIOS ABERTOS. CORRESPONDE AO 4º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO COM O MESMO NOME. É CONHECIDO PELOS “FON” (JÊJE),  ODÍ MEJI É COMPOSTO PELOS ELEMENTOS AR SOBRE ÁGUA, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA A RENOVAÇÃO DOS OBSTÁCULOS. REPRESENTA UMA PORTA FECHADA, UM CÍRCULO MÁGICO, UM TABU, LIMITAÇÃO, OBSTRUÇÃO, APRISIONAMENTO. SUAS CORES SÃO A PRETA OU A MISTURA DE QUALQUER OUTRA COR, SENDO UM ODÚ FEMININO. SUA REPRESENTAÇÃO ESOTÉRICA É UM CÍRCULO DIVIDIDO AO MEIO POR UMA LINHA VERTICAL, QUE PROVÊM DE OSÁ MEJI. AINDA, PROPORCIONA-LHES UMA TENDÊNCIA NATURAL A PRÁTICA DA FEITIÇARIA. ODÍ MEJI O NORTE. SOB ESTE SIGNO APARECERAM NA TERRA AS MULHERES, AS PESSOAS NASCIDAS SOB ESTE SIGNO SÃO PERSEVERANTES, DURAS E INFLEXÍVEIS, NÃO CRÊEM EM NADA E NEM EM NINGUÉM, MAS PODEM FACILMENTE SEREM LEVADAS POR SUPERSTIÇÕES TOLAS, QUE NEM SEMPRE SÃO ACEITAS PELOS DEMAIS. SÃO DOTADOS DE MUITA INTELIGÊNCIA E EXCELENTE MEMÓRIA, ASSIMILAM COM FACILIDADE TUDO O QUE SE PROPONHAM A APRENDER, NEGANDO-SE, ENTRETANTO, A TRANSMITIR SEUS CONHECIMENTOS, PREFERINDO ANTES, USÁ-LAS COMO INSTRUMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE TANTOS QUANTO DELES DEPENDEREM. NO AMOR, SÃO DESCONFIADOS E CIUMENTOS, MAS MUITO ZELOSOS DO OBJETO DE SEUS SENTIMENTOS. ADORAM VIVER ISOLADOS E SUAS AÇÕES CONTRIBUEM EFETIVAMENTE PARA QUE ISTO OCORRA, INDEPENDENTE DE SUA VONTADE. ODÍ MEJI INDICA APRISIONAMENTO POSSESSÃO DEMONÍACA, PREJUÍZOS DE TODA ORDEM, ROUBO, SEQUELAS ADVINHAS DE ACIDENTE OU DE ENFERMIDADES, SENDO, PORTANTO, PORTADOR DE MENSAGENS QUASE SEMPRE RUINS. É UM SIGNO MALVADO (MUITO RUIM) E RESPONDE NÃO. REPRESENTA CAMINHOS FECHADOS E, POR VEZES, ANUNCIA ESTADO DE GRAVIDEZ REPRESENTA RESPOSTA AFIRMATIVA NO CASO DE CLIENTES, ESSE SIGNO TRAZ MUITAS PERTURBAÇÕES, FOFOCAS, BRIGAS, PANCADARIAS, ROUBOS E ATÉ PERIGO DE PRISÃO. NESTE ODÚ FALAM AS SEGUINTES DIVINDADES:
ORIXÁS NAGÔ: OMOLU, EXÚ, OBATALÁ, OGUN, EGUN E AGÊ.


EJIONÍLE 8: EJIÒNILÊ: MORTE SÚBITA, SAÚDE COM REGOZIJO INFALÍVEL, ESQUECIMENTO DE AMIZADE, AJUNTAMENTO DE CORPOS, GOZO, PROTEÇÃO, SIMPATIA. OBS.: SEMPRE QUE SAIR ESSE ODÚ FAZER UM REVERÊNCIA. ESSE ODÚ (EJIÒNILÊ) E 10 (OFÚN) SÃO ODÚ DE ANCESTRAIS E TODOS OS OXALÁ RESPONDEM NELES. RESPONDE COM 8(OITO) BÚZIOS ABERTOS CORRESPONDE AO 1º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO NOME DE “ODÍ EJIOGBÊ”. OUTROS NOMES COM OS QUAIS É CONHECIDO: “JIOGBÊ”, “GBÊJIMÊ” (ENTRE OS JÊJES) E “OGBÊ MEJI”, NO SISTEMA IFÁ. EJIONILÊ, JIONILÊ OU JIONLÊ, DEVEM SER CONTRAÇÕES DAS PALAVRAS “OJI LO N’ILÊ”, CUJA TRADUÇÃO É: “AQUELE QUE POSSUI A TERRA (O MUNDO).” ESTE ODÚ AINDA RECEBE EM NAGÔ OS SEGUINTES NOMES: OGBÊ OJI – DUAS PALAVRAS (VIDA E MORTE) OJI NIMONGBÊ – EU RECEBI DUAS DÁDIVAS ALUKU GABYÍ – AQUELE QUE CONHECENDO A MORTE, SE ERGUE SOBRE O MUNDO. ELE SABE SE AGITAR AO REDOR DO SOL. EJIÒNILÊ É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS FOGO SOBRE FOGO, O QUE INDICA DINAMISMO PURO, QUE IMPELE, DE FORMA INSTINTIVA, A CONQUISTA DO OBJETIVO. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL LESTE  . SUA COR É O BRANCO, PODENDO, POR VEZES, ACEITAR O AZUL. É UM ODÚ MASCULINO
EJIÒNILÊ É CONSIDERADO O MÃE DOS DEMAIS ODÚ, SENDO, PORTANDO, O MAIS VELHO DE TODOS, COM EXCEÇÃO DE ÒFÚN MEJI, DE QUEM FOI GERADO. PRINCIPAL FUNÇÃO É DE PROTEGER O NOSSO MUNDO , REPRESENTA O ORIENTE E É O SENHOR DO DIA E DE TUDO QUE ACONTECE DURANTE ELE. É, AINDA, RESPONSÁVEL PELO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO TERRA, QUE PROVOCA, DEPOIS DE CADA NOITE, O SURGIMENTO DE UM NOVO DIA. EJIÒNILÊ CONTROLA OS RIOS, AS CHUVAS E OS MARES; A CABEÇA HUMANA E AS DOS ANIMAIS; O PÁSSARO LEKÈLEKÊ (CONSAGRADO A ÒXÀLÁ); O ELEFANTE; O CÃO, A ÁRVORE IRÔKO, AS MONTANHAS. A TERRA E O MAR PERTENCEM A ESTE SIGNO, ASSIM COMO TODAS AS COISAS NATURALMENTE BRANCAS.
REGE O SISTEMA RESPIRATÓRIO E TEM TAMBÉM, SOB SUAS ORDENS, A COLUNA VERTEBRAL, ALÉM DE TODO O COMPLEXO DE VASOS SANGÜÍNEOS DO CORPO HUMANO, EMBORA SE SAIBA QUE O SANGUE NÃO LHE PERTENÇA, MAS SIM A OSÁ MEJI. AS PESSOAS DESSE ODÚ SÃO IMPULSIVAS, CHEGANDO QUASE A IRRACIONALIDADE; SEUS OBJETIVOS DEVEM SER ATINGIDOS A QUALQUER PREÇO, MESMO QUE REPRESENTE O SACRIFÍCIO DE OUTREM. ESSA PESSOAS POSSUEM DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL MEDIANO, ALIMENTADO POR SUA CURIOSIDADE INCONTROLÁVEL E ENFRAQUECIDO POR IMAGINAÇÃO EXCESSIVA, QUE OS LEVA A CRIAR FANTASIAS DEMASIADAMENTE ABSURDAS. OS FILHOS DESSE SIGNO TENDEM AO VULGAR, AO MAIS FÁCIL,  AO COMUM, NÃO SE IMPORTANDO MUITO COM A QUALIDADE DAS COISAS. COSTUMAM SER DIRETOS. SUTILEZA É COISA QUE  DESCONHECEM QUASE QUE TOTALMENTE. NESTE ODÚ FALAM AS SEGUINTES DIVINDADES: OBATALÁ, XANGÔ AYRÁ, OGUM E OMOLÚ. 



ÒSÁ  9: ÉPOCA DIFÍCIL, FUGA PREVENTIVA, TEMPO DE ANÁLISES, USO PARA EMPRESA DE GUERRA, ABUNDÂNCIA DE TUDO.
OSÁ MEJI É O 9º ODÚ NO JOGO DE BÚZIOS E O PRIMEIRO NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME. EM IFÁ É CONHECIDO PELOS JÊJE COMO "SÁ MEJI". OS NAGÔS O CHAMAM DE "OSÁ MEJI" E TAMBÉM DE "OJÍ OSÁ". "SÁ", EM YORUBÁ, SIGNIFICA AINDA VENTILAR, AREJAR, PODENDO TAMBÉM TER O SENTIDO DE SEPARAR, ESCOLHER, ESCAPAMENTO, NO SENTIDO DE ESCORRER. DIZEM QUE ANTERIORMENTE OS SIGNOS DE IFÁ NÃO CONHECIAM O AR DA VIDA. FOI ESTE O SIGNO QUE OS CHAMOU E COLOCOU A TODOS EM CONTATO COM O AR.
EM YORUBÁ, AS PALAVRAS "ASÁ MEJI" SIGNIFICAM, PRINCIPALMENTE, "DUAS COXAS", NO SENTIDO DE REPRESENTAR OS ÓRGÃOS FEMININOS, QUE SÃO COMANDADOS POR ESTE ODÚ.
OSÁ MEJI É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS ÁGUA SOBRE FOGO, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA O DINAMISMO NO SENTIDO DE AJUDA E APOIO. É SU-SUDOESTE, E SEU VALOR NUMÉRICO É O 9.
SUAS CORES SÃO O AZUL E O PRATA  É UM ODÚ FEMININO. OSÁ MEJI COMANDA O SANGUE RESPIRAÇÃO E TODOS OS ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO, E, POR EXTENSÃO, O CORAÇÃO E A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, A ABERTURA DOS OLHOS E OS INTESTINOS. É ELE QUEM DÁ COR AO SANGUE QUANDO FALA IANSÃ.

COMO SE PODE OBSERVAR, OSÁ MEJI POSSUI PODERES ILIMITADOS: SENDO ELE AQUELE QUE PODE FAZER TUDO E QUE, EFETIVAMENTE, TUDO FAZ.
REGE AS ORELHAS, OS OLHOS, AS NARINAS, OS LÁBIOS, OS BRAÇOS, AS PERNAS E OS PÉS, DA MESMA FORMA QUE OS ÓRGÃOS GENITAIS FEMININOS. PODE SER ENCONTRADO NO FLUXO MENSTRUAL, NO VENTRE DAS MULHERES MENSTRUADAS, DAÍ A EXTREMA NOCIVIDADE QUE LHE É ATRIBUÍDA. DEVEMOS ESCLARECER, EM RELAÇÃO AO FLUXO MENSTRUAL, QUE, EMBORA PERTENCENDO A OSÁ MEJI, LOGO QUE SE APARTA DO CORPO DA MULHER PASSA A PERTENCER A IRÒSÚN MEJI, E, QUANDO DERRAMADO SOBRE O SOLO, PASSA A SER DE ÒFÚN MEJI
NESTE ODÚ FALAM AS SEGUINTES DIVINDADES:
ORISÁS NAGÔ: YEMONJÁ, OLOKUN, SANGÔ, AGANJOU, OBÁ, OBÀTÀLÁ, ELEGBÁRA E EGUM.
VODÚNS JÊJE: GBAADÚ, NÃ, KENNESÍ, NAAWÔ, LISÁ, YALODÊ E TOHOSÚ.

 ÒFÚN 10: APERTO FINANCEIRO, FIM, PREJUÍZO, DÁDIVA, LUZ, DAR OU TER COISA, SEMEADURA DE VIRTUDE, POSSE DE OBJETOS VALIOSOS, MOLÉSTIA, GRAVIDEZ.
RESPONDE COM 10 (DEZ) BÚZIOS ABERTOS. ÒFÚN O 16º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME. EM IFÁ É CONHECIDO, PELOS FON (JÊJE), COMO “FU MEJÍ” OU “OFÚ MEJI”. OS NAGÔS O CHAMAM TAMBÉM DE “LÀGIN MEJI”. “LÀGUN” SIGNIFICANDO MISTÉRIO. “OLOGBÔ”
EM YORUBÁ, “FUN” SIGNIFICA DAR, DOAR. “FUNFUN” SIGNIFICA BRANCO E ESTE ODÚ REPRESENTA ESTA COR, ENQUANTO QUE “OFU” SIGNIFICA PERDA, PREJUÍZO. A PALAVRA “FU” TRANSMITE A IDÉIA DE LIMPAR SOPRANDO, COMO QUANDO SE ASSOPRA UM OBJETO OU SUPERFÍCIE QUALQUER, PARA RETIRAR A POEIRA ALI DEPOSITADA OU DÁ LUZ. É O SUDESTE, SEU VALOR NUMÉRICO É O 11.
ÒFÚN MEJI É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS ÁGUA SOBRE ÁGUA, O QUE INDICA UMA AJUDA CONSTANTE E PRONTA A APOIAR, O ESFORÇO QUE EVOCA, SEM OBSTÁCULOS A SEREM VENCIDOS OU CONTORNADOS. SUA COR É O BRANCO, À QUAL REPRESENTA, MAS ACEITA TAMBÉM O AZUL E O VIOLETA. É UM ODÚ FEMININO, ÒFÚN MEJI É A MÃE DE OGBÊ MEJI (EJIONILÊ), OYÈKÚ MEJI (OLÒGBÓN), IWORÍ MEJI E ODÍ MEJI, A VIDA E A MORTE, O OCULTO E O REVELADO. OS DOZE PONTOS REPRESENTAM OS DEMAIS ODÚ E INCLUSIVE O PRÓPRIO ÒFÚN MEJI. A IMPORTÂNCIA DESSE SIGNO RESIDE NO FATO DE ELA SER A MÃE DE OGBÊ (EJIÒNILÊ) E ESTE SER O PAI DE TODOS OS DEMAIS ODÚ. 
SEGUNDO A OPINIÃO DE ALGUNS ADVINHOS, ÒFÚN MEJI CRIOU OGBÊ (EJIÒNILÊ) PARA QUE JUNTOS CRIASSE OS DEMAIS ODÚS, LOGO POSSUINDO OS DOIS SEXOS E SENDO HERMAFRODITA. OGBÊ (EJIONILÊ), POR SER O FILHO MAIS VELHO, REINA SOBRE OS DEMAIS ODÚ.
ÒFÚN MEJI É PORTADOR DE UM “LÓ” (MISTÉRIO) QUE SERIA, NA REALIDADE, O INCESTO PRATICADO COM SEU FILHO OSÊ MEJI. EM DECORRÊNCIA DESSE INCESTO, TODOS OS SEGREDOS E MISTÉRIOS SÃO REGIDOS POR ÒFÚN MEJI, QUE CONHECENDO O SEGREDO DA MORTE, POSSUI O PODER DE RESSUSCITAR OS MORTOS.
ÒFÚN MEJI REPRESENTA A GRANDE MÃE E O PRINCÍPIO MATERNAL, E SENDO A MÃE DE TODOS OS ODÚ O É, TAMBÉM, DE TODA A CRIAÇÃO, NÃO TENDO DOMÍNIO SOMENTE SOBRE O AR, QUE, APÓS HAVER CRIADO, LIBEROU EJIOGBÊ (EJIÒNILÊ), QUE PASSOU A DOMINÁ-LO. OS NATURAIS DESTE ODÚ SÃO PESSOAS FADADAS A VIVER MUITOS E MUITOS ANOS. ADQUIREM BENS MATERIAIS SOMENTE DEPOIS DA MEIA IDADE, QUANDO SE ENCONTRAM E SE REALIZAM ESPIRITUALMENTE, NA MEDIDA EM QUE SE DESCOBREM INTERIORMENTE.



ÒWÓNRÍN 11: SURPRESA, INGRATIDÃO, VINGANÇA OCULTA, DIFICULDADE DE TER O QUE SE DESEJA, ACHAR-SE TUDO O QUE SE QUER POR MEIO DE MUITO ESFORÇO, SATISFAÇÃO COM AQUILO QUE SE DESEJA TER.
RESPONDE COM 11 (ONZE) BÚZIOS ABERTOS.
ÒWÓRIN MEJI É O 11º ODÚ NO JOGO DE BÚZIOS E O 6º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME. EM IFÁ É CONHECIDO ENTRE OS FON (JÊJE) COMO “WENLE MEJI”, TENDO A PRONÚNCIA DO “E” FINAL ANASALADA. EM YORUBÁ, A PRONÚNCIA CORRETA É “UÓLIN”, “UÓRIN” OU“UÁRIN”.
“WÓ-RI” SIGNIFICA, EM YORUBÁ, RODAR OU VIRAR A CABEÇA, UM SENTIDO FIGURADO DE MORRER. “WÃLÃ-WÃLÔ EM FON, EVOCA A IDÉIA DE PINTAR (SALPICAR), MATIZAR. UM ANTIGO BABALAÔ EXPLICA O NOME DESTE SIGNO COMO A UNIÃO DA VIDA E DA MORTE, SIMBOLIZANDO AS DUAS COISAS AO MESMO TEMPO. EQUIVALE AO PONTO CARDEAL OESTE-SUDOESTE
ÒWÓRIN MEJI É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS TERRA SOBRE FOGO, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA PROTEÇÃO, AJUDA, ADMISSÃO, ACEITAÇÃO.
SUAS CORES SÃO SEMPRE LUXURIANTES E QUENTES, PRINCIPALMENTE O VERMELHO E O DOURADO. É UM ODÚ FEMININO,  ESSE SIGNO É O CRIADOR DAS CORES, TRANSMITINDO A IDÉIA DE COLORIDO, ESTAMPADO.
ÒWÓRIN MEJI É UM ODÚ MUITO PODEROSO, QUE REVELA INÚMERAS DOENÇAS LOCALIZADAS NO ABDOME, ONDE O SIGNO ESTABELECE O SEU REDUTO. É O ASSISTENTE DIRETO DE “IKÚ”, A MORTE, DURANTE A NOITE, E DE “GBÊ”, A VIDA, DURANTE O DIA.
ÒWÓRIN MEJI INTRODUZIU, NESTE MUNDO, AS ROCHAS E AS MONTANHAS; AS MÃO E OS PÉS DOS SERES HUMANOS, AS CÓLICAS FEMININAS.
AS PESSOAS NASCIDAS SOB ESTE SIGNO FICA RICAS AINDA NA JUVENTUDE, REALIZAM MUITO CEDO TUDO O QUE DESEJAM NA VIDA, E OBTÊM PRECOCEMENTE FILHOS, MULHERES, DINHEIRO E TODAS AS BOAS COISAS QUE A VIDA PODE PROPORCIONAR. SÃO NATURALMENTE BAFEJADAS PELA SORTE, ATRAENTES, EXCESSIVAS EM TUDO, GENEROSAS, DOMINADORAS E
ENTUSIASMADAS. NÃO CONHECEM DESAFIOS QUE NÃO POSSAM VENCER, NEM OBSTÁCULOS QUE NÃO SAIBAM SOBREPUJAR. GOSTAM DO QUE É BOM, DO QUE É CARO E NUNCA MEDEM ESFORÇOS PARA ALCANÇAR O QUE DESEJAM. CONTUDO, ÒWÓRIN MEJI PREDISPÕE AS ESTADIAS CURTAS SOBRE A TERRA, ISTO É, AS PESSOAS DO SIGNO TENDEM A VIVER POUCO. POR SER ESTE ODÚ PORTADOR DE ACIDENTES, É MUITO DIFÍCIL QUE SE POSSA DESFRUTAR, POR MUITO TEMPO, OS SEUS BENEFÍCIOS.


EJÍLÀSEGBORA  12: VITÓRIA EM TODAS AS LUTAS, AGONIA E DESASSOSSEGO, MAS SEMPRE VENCENDO ADMIRAVELMENTE.
RESPONDE COM 12 (DOZE) BÚZIOS ABERTOS.
EJILASÈBORÁ É O 12º ODÚ NO JOGO DE BÚZIOS E O 3º NA ORDEM DE CHEGADA DE ORÙNMILÁ, QUANDO É CONHECIDO POR IWÒRÍ MEJI. ESTE SIGNO É CONSIDERADO COMO O ENCARREGADO DA FUNÇÃO DE DECEPAR CABEÇAS, NUM MUNDO QUE NOS É INTEIRAMENTE DESCONHECIDO. FOI A ESTE ODÚ QUEM MAWÚ (OSÀLÁ, ENTRE OS JÊJES) CONFIOU O CUTELO DO CARRASCO.
EJILASÈBORÁ É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS ÁGUA SOBRE AR, O QUE DETERMINA UM ENCAMINHAMENTO DOS ESFORÇOS, AO ENCONTRO DE OBSTÁCULOS QUE PODERÃO OU NÃO SER TRANSPOSTOS, DEPENDENDO DA QUALIDADE DE ESFORÇOS DESPENDIDOS NESTE SENTIDO. SIGNIFICA QUE DUAS FORÇAS CONFLITANTES SE CONFRONTAM E QUE O RESULTADO DESSA DISPUTA TENDE SEMPRE EM FAVOR DO LADO MAIS FORTALECIDO.
CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL SUL, DO QUAL É O REGENTE, SENDO UM DOS QUATRO ODÚ, PRINCIPAIS DO SISTEMA IFÁ. SEU VALOR NUMÉRICO É O 10 E CORRESPONDE, .
EJILASÈBORÁ MEJI REPRESENTA “XUJI” (O SOL), E “KÃ LI” (OS ANIMAIS SELVAGENS QUE HABITAM AS FLORESTAS, AS BESTAS FEROZES, PRINCIPALMENTE A HIENA (“WLÁ”) E O LEÃO (“KINIKINÍ”).
EXPRESSA E IDÉIA DE CONTATO, DE TROCA DE RELAÇÃO ENTRE DOIS SERES OU DUAS COISAS. REFERE-SE A TUDO O QUE DIZ RESPEITO A UNIÃO, CASAMENTO, CONTRATOS, PACTOS, ACORDOS, COMPROMISSOS ETC.
ESTA FIGURA EXPRIME TUDO O QUE ENTRA EM CONTATO, NÃO SÓ POR ASSOCIAÇÃO, COMO, TAMBÉM, POR OPOSIÇÃO. DESTA FORMA, O CONFRONTO DE DOIS HOMENS, DOIS EXÉRCITOS EM LUTA, DESDE QUE OCORRA UM CONTATO BEM
PRÓXIMO, CORPO A CORPO. DESSA FORMA, UM ACOPLAMENTO SEXUAL OU, AINDA, UM PAR DE DANÇARINOS EM AÇÃO, TAMBÉM ESTARÃO SOB SUA
INFLUÊNCIA.
PODE SIGNIFICAR, AINDA, O FIM DE UMA ESTADIA SOBRE A TERRA, A MORTE DO CORPO FÍSICO, DAÍ SEU NOME SIGNIFICAR “CORTAR A CABEÇA”.
SIMBOLIZA, AINDA, A LIGAÇÃO ENTRE O CÉU E A TERRA, O CAMINHO QUE UNE OS DOIS PLANOS E QUE DEVE EXISTIR MATERIAL E ESPIRITUALMENTE, POSSIBILITANDO A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DO SER HUMANO. AS PESSOAS REGIDAS POR ESTE ODÚ SÃO SENSÍVEIS, AMÁVEIS E CORDIAIS, ADORAM RELACIONAMENTOS SUPERFICIAIS E NUMEROSOS, DIFICILMENTE ASSUMEM COMPROMISSOS QUE DUREM MUITO TEMPO, O QUE PROVOCA UMA CONSTANTE TROCA DE PARCEIROS. COSTUMAM ENTEDIAR-SE ATÉ COM AS MELHORES COISAS DA VIDA. NESTE ODÚ FALAM AS SEGUINTES DIVINDADES:
ORISÁS NAGÔ: SANGÔ, OGUN, OSSOSI, IRÔKO E OBATALÁ.


EJÍOLOGBÓN 13/OLÒGBÓN OU OYÈKÚ:   LUTAS DIFÍCEIS, ASTÚCIA, SAGACIDADE E DESTREZA PARA CONSEGUIR FORTUNA OU BEM ESTAR.
RESPONDE COM 13 (TREZE) BÚZIOS ABERTOS.
EJÍ OLÒGBÓN É O 13º NO JOGO DE BÚZIOS E O 2º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO COMO OYEKU MEJI. EM IFÁ É CONHECIDO, ENTRE OS FON (JÊJE), COMO YEKÚ MEJI, PALAVRA CUJA ETIMOLOGIA É DESCONHECIDA.
EXISTE UMA CORRENTE QUE PRETENDE DAR A ESTA PALAVRA UM SIGNIFICADO QUE ESTÁ LIGADO AO TERMO “YÊ” (ARANHA) E “KÚ” (MORTE), POR CONSIDERAR-SE A ARANHA COMO UM ANIMAL DE MAU AGOURO E ANUNCIADOR DA MORTE. JÁ EM NAGÔ, O SENTIDO PODE SER O SEGUINTE: “TUDO DEVE RETORNAR DEPOIS DA MORTE.”
OS NOMES HONORÍFICOS DESTE ODÚ SÃO: ALAGBA BABA EGUN (VELHO PAI DOS EGUNS); ALAGBA BABA MARIWÔ (VELHO PAI DO MARIWÔ). TÍTULOS ESTE QUE DESIGNAM O CHEFE VIVO DOS “KUTUTO”, DE QUEM OYEKÚ MEJI É O CHEFE ESPIRITUAL; “YE-KU-MA-YEKE” (NÓS SOMOS COMPOSTOS DE CARNE E DE MORTE); E “ZAN-KI” (O DIA ESTÁ MORTO), ESTA ÚLTIMA EXPRESSÃO USADA PELOS ARAUTOS; “AGO ZANGULÊ”, DO ABOMEY, PARA ANUNCIAR A MORTE DO REI. JIOGÊ OU EJIOGÊ (DOIS “YÊ”, DUAS MÃES), EVOCANDO COMO EJIOGBÊ, A DUALIDADE CÉU E TERRA.  E É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS TERRA SOBRE TERRA, O QUE INDICA A SATURAÇÃO TOTAL, O ESGOTAMENTO DE TODAS AS POSSIBILIDADES DE ACRESCENTAR-SE ALGO, O FIM DE UM CICLO, A MORTE.
CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL OESTE, À CARTA Nº 13 DO TAROT (A “MORTE”) E SEU VALOR NUMÉRICO É O 16. SUAS CORES SÃO O NEGRO, O BRANCO NACARADO E O CINZA PRATEADO. É UM SIGNO FEMININO, REPRESENTADO ESOTERICAMENTE, POR UM CÍRCULO INTEIRAMENTE NEGRO, AO CONTRÁRIO DE EJIOGBÊ (EJIÒNILÊ). OYEKÚ É A NOITE, O INVERSO DO DIA; A MORTE, O INVERSO DA VIDA.
ALGUNS ADVINHOS AFIRMAM QUE ESTE FOI O PRIMEIRO ODÚ A SER CRIADO, TENDO PERDIDO SEU LUGAR PARA EJIOGBÊ. ESTA OPINIÃO PRENDE-SE AO FATO DE QUE AS TREVAS EXISTIAM ANTES QUE FOSSE CRIADA A LUZ. OYEKÚ MEJI (EJIOLÒGBÓN) É EXATAMENTE O CONTRÁRIO DE EJIOGBÊ, OU SUA COMPLEMENTAÇÃO. REPRESENTA O OCIDENTE (“LISAJÍ”), A NOITE (“ZAN”) E A MORTE (“KU”).
QUANDO EJIOGBÊ VEIO A TERRA, NÃO EXISTIA A MORTE. OYEKÚ MEJI
(EJIOLÒGBÓN) AQUI A INTRODUZIU E DELE DEPENDE O CHAMAMENTO DAS ALMAS E SUAS REENCARNAÇÕES APÓS A MORTE. OYEKÚ MEJI (EJIOLÒGBÓN) PARTICIPA DOS RITUAIS FÚNEBRES E UM POUCO DAS GUERRAS. É ELE QUEM COMANDA A ABÓBADA CELESTE DURANTE A NOITE E O CREPÚSCULO.
DEVIDO A SUA INFLUÊNCIA DIRETA SOBRE A AGRICULTURA E TODA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA, AQUELES QUE NASCEM SOB ESTE SIGNO PODERÃO SER EXCELENTES AGRICULTORES. TODOS RECONHECEM NESTE ODÚ UMA ENORME INFLUÊNCIA E UMA ESTREITA RELAÇÃO COM A TERRA, QUE REAFIRMA SUA CONDIÇÃO DE OPOSIÇÃO A EJIOGBÊ, QUE COMANDA O CÉU. OYEKÚ MEJI (EJIOLÒGBÓN) ENSINOU OS HOMENS A ALIMENTAREM-SE DE PEIXES. COM ESTE SIGNO VIERAM AO MUNDO O COURO DE CROCODILO, O
FOCINHO DO HIPOPÓTAMO, O CHIFRE DO RINOCERONTE, E TODOS OS ANIMAIS (DE PELO OU DE PENAS) QUE POSSUEM HÁBITOS NOTURNOS; AS NODOSIDADES DAS MADEIRAS E OS NÓS DAS CORDAS.
REPRESENTANDO TUDO QUE É NEUTRO, INEFICIENTE, FATAL, O CONFORMISMO, AQUILO QUE CAI, QUE SE DECOMPÕE. É O DECLÍNIO DO SOL, O FINAL DO DIA, O FIM DE UMA ETAPA. ANUNCIA UM ACONTECIMENTO NEFASTO, UMA NOTÍCIA DESAGRADÁVEL, UM FALECIMENTO, UMA CONDENAÇÃO NA JUSTIÇA.
DETERMINA SEMPRE O FIM RADICAL DE UMA SITUAÇÃO, OU QUE PODE ENSEJAR, OU NÃO, O SURGIMENTO DE UMA NOVA CONDIÇÃO.
OS FILHOS DESTE ODÚ SÃO PESSOAS DÓCEIS, DE TEMPERAMENTO MÓRBIDO, QUE PREFEREM SER DIRIGIDAS E ORIENTADAS POR ALGUÉM EM QUE DEPOSITAM CONFIANÇA CEGA. PREFEREM VIVER EM GRUPO. NESTE ODÚ FALAM AS DIVINDADES:  NANÃ, IYÁMÍ OSORONGÁ,EWÁ, ÒMÒLÚ, OBÁ, OLÒKÚN, OYÁ, OSÓSI, OGUN, ÈSÚ, EGUN E ÒRÍ.


ÌKA  14 : PERVERSIDADE, DESFRUTAR BOA OCASIÃO, GANHO DE MULHER COM O CORPO, MALFEITOS, REMORSOS, PAZ, FORTUNA E BEM-ESTAR FÁCIL NO FIM DE QUALQUER TEMPESTADE, VITÓRIA QUALQUER QUE SEJA O TERRENO.     
RESPONDE COM 14 (QUATORZE) BÚZIOS ABERTOS.
IKÁ MEJI É O 14º ODÚ NO JOGO DE BÚZIOS, E O 11º DA ORDEM DE CHEGADA PELO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO MESMO NOME. EM IFÁ É CONHECIDO, ENTRE OS FONS (JÊJE), COMO “KÁ MEJI”. OS NAGÔS O CHAMAM TAMBÉM DE “OKÁ”, PALAVRA QUE DESIGNA A SERPENTE VENENOSA “AMANÕNÚ”.
OS YORUBÁ TAMBÉM DIZEM “FÁ MEJI” DIVIDIDO EM DOIS, OU “IJÍ OKÁ”, DUAS SERPENTES.
IKÁ MEJI REPRESENTA DÃ, A SERPENTE (“OJÔ” EM YORUBÁ); REGE TODOS OS RÉPTEIS DO CAMPO, COMO, TAMBÉM, UM BOM NÚMERO DE ANIMAIS QUE VIVEM NA FLORESTA, COMO OS MACACOS, OS LAGARTOS E CERTOS PÁSSAROS, COMO O “SASAGOLÉ” (ESPÉCIE DE TUCANO), A “ALWALOKOLWÊ” (ESPÉCIE DE ROLA), OS CARAMUJOS, OS OURIÇOS E TODOS OS PEIXES. IKÁ MEJI REGE TODOS OS ANIMAIS DE SANGUE FRIO, AQUÁTICOS OU TERRESTRES. DE UMA FORMA GERAL ELE BUSCA O FRESCOR. É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS ÁGUA SOBRE TERRA, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA QUE O OBJETIVO É EM SI MESMO, O OBSTÁCULO QUE SE RENOVA PERMANENTEMENTE, PROVOCANDO A NECESSIDADE DE SE REINICIAR A TAREFA E A CONSEQÜENTE REVOLTA DO INDIVÍDUO, CONTRA SI PRÓPRIO E CONTRA O MUNDO, QUE PASSA A CONSIDERAR INJUSTO E MAU FEITO.
CRIOU A PIEDADE E O AMOR FILIAL. AO CONTRÁRIO DO QUE ALGUMAS PESSOAS PENSAM, NÃO SE OCUPA DA FECUNDAÇÃO, E SIM DOS ABORTOS E DAS FALSAS GRAVIDEZ. É TIDO COMO O SIGNO QUE MATA AS CRIANÇAS, PROVOCANDO ABORTOS, SEMPRE ACOMPANHADOS DE HEMORRAGIAS INCONTROLÁVEIS, O QUE PODE SER EVITADO, ATRAVÉS DE EBÓS ESPECÍFICOS, A ELE RELACIONADOS.
OS MACACOS VIERAM AO MUNDO POR ESTE SIGNO, QUE É O ODÚ PRINCIPAL DOS GÊMEOS SELVAGENS (“ZUN” E “HOHÔ”). SEU APARECIMENTO, NA CONSULTA DE UMA MULHER GRÁVIDA, PODE DIAGNOSTICAR, PORTANTO, O NASCIMENTO DE GÊMEOS. TAMBÉM A VINDA DOS “HAUSSÁS” À TERRA É DEVIDA A ESTE SIGNO.
CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL ESTE-SUDOESTE, À CARTA Nº 7 DO TAROT (A “CARRUAGEM”) E SEU VALOR NUMÉRICO É O 11. SUAS CORES SÃO O VERMELHO, O NEGRO E O AZUL. É UM ODÚ MASCULINO.
MORFOLOGICAMENTE IKÁ MEJI EXPRIME A IDÉIA DE ALGO QUE ESTEJA PRESTES A EXPLODIR: UMA GRANADA, UMA BOMBA, UM CALDEIRA. E ESTA IDÉIA SE ESTENDE A SITUAÇÕES DE ASPECTO EXPLOSIVO, COMO UMA GREVE, UMA BRIGA OU UMA SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL. DETERMINA CONQUISTA PELA FORÇA, SEM TRÉGUA, SEM PIEDADE. OS NATURAIS DESSE ODÚ SÃO PESSOAS IMPULSIVAS, CORAJOSAS E, QUASE SEMPRE, VIOLENTAS. NUNCA MEDEM AS CONSEQÜÊNCIAS E NEM HESITAM DIANTE DO PERIGO.  NESTE ODÚ FALAM AS DIVINDADES:
ORISÁS NAGÔ: OSUMARÊ, XANGÔ, OGUM, YEWÁ, AGÊ, ÒXÀLÁ, EGUN, IRÔKO E IBEYGI.




OBÈÒGÙNDA/IRETÊ 15: PESSOAS COM PROBLEMAS NAS PERNAS, GUERRA E DISPUTA POR MULHER OU HOMEM, NEGÓCIOS COM POUCA CHANCE DE VITÓRIA, PROGRESSO INCERTO. TRAZ TAMBÉM RIQUEZA, PROSPERIDADE QUANDO EM OUTRA FASE DE TRANSIÇÃO PARA SEUS NATIVOS. INICIA INÚMERAS SITUAÇÕES DECONCERTANTES ATÉ OCASIONAR GUERRA, ATRAVÉS DE INTRIGA, INVEJA, AMBIÇÃO, DANOS MORAIS E MATERIAIS. PROCESSOS, SEPARAÇÕES, PERDA DE DINHEIRO E DE PROPRIEDADE. RESPONDE COM 15 (QUINZE) BÚZIOS ABERTOS.
IRETÊ/OBEOGUNDÁ MEJI É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS FOGO SOBRE ÁGUA, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA DINAMISMO INICIALMENTE EXISTENTE, QUE TENDE A TRANSFORMAR-SE EM AUXÍLIO PODEROSO, MAS QUE O BENEFÍCIO AUFERIDO SERÁ SEMPRE EM FAVOR DE OUTREM. É O MACHO QUE LUTA E SE SACRIFICA EM FAVOR DA FÊMEA. A ATIVIDADE É IMPULSIVA E INDEPENDE DA VONTADE DO AGENTE. É O SEM JUÍZO. CORRESPONDE AO PONTO CARDEAL NOROESTE, À CARTA Nº 11 DO TAROT (A “FORCA”) E SEU VALOR NUMÉRICO É O 3.
IRETÊ, NO ENTANTO, NÃO É O MUNDO INTEIRO, CONHECIDO OU DESCONHECIDO. SE O IGNOTO É VISÍVEL ATRAVÉS DA FIGURA EM FORMA DE CÍRCULO, É PARA MELHOR ENQUADRAMENTO ATRAVÉS DO RETÂNGULO, AO QUAL DEVEMOS, NA VERDADE, DIRIGIR NOSSA ATENÇÃO. E É ESTE QUADRADO QUE, EFETIVAMENTE, PERTENCE A IRETÊ. REPRESENTANDO O CÉU (CÍRCULO) EM BRANCO (COR LISA) OU EM AZUL (COR EFETIVA DO CÉU, CONFORME O VEMOS). A TERRA (QUADRADO) SERIA REPRESENTADA EM VERMELHO.
IRETÊ É O SIGNO DA TERRA  É O DOMÍNIO TERRESTRE. DESSA FORMA, TUDO O QUE ESTÁ MORTO LHE PERTENCE, MAS A MORTE EM SI É PROPRIEDADE DE OYEKÚ MEJI. ESTE SIGNO TRAZ OS ABCESSOS, OS FURÚNCULOS, A VARÍOLA, UMA FEBRE ERUPTIVA E MORTAL , E A LEPRA. 
ESSE SIGNO NÃO DEVE JAMAIS SER INVOCADO EM COMPANHIA DE OSÊ MEJI.  EM REFERÊNCIA A ENERGIA DE AMOLU( UM OUTRO ODÚ), GERADO NO ENCONTRO  DOS SIGNOS IRETÊ E OSÊ.
ESTE ODÚ INFLUENCIA O CORPO HUMANO, PROVOCANDO ATIVIDADES EXCESSIVAS DAS FUNÇÕES FISIOLÓGICAS E DA VIDA CELULAR, OCASIONANDO FEBRES, CONGESTÕES, IRRITAÇÕES E ENFERMIDADES INFLAMATÓRIAS. É UMA FIGURA MUITO NEGATIVA, QUE RESPONDE QUASE SEMPRE COM UM NÃO. ANUNCIA TEMPOS RUINS, CRISES AGUDAS, TRAUMATISMO, FERIMENTO POR ACIDENTES. É, AINDA, CAUSADOR DE HEMATOMAS E PANCADAS.
OS FILHOS DO ORIXÁ COM ESSE ODÚ, SÃO SEMPRE IMPULSIONADOS PELO DESEJO DE CONQUISTA E DE DOMÍNIO, NÃO HESITANDO, PARA LOGRAR ESSE OBJETIVO, EM ASSUMIREM ATITUDES AMEAÇADORAS, QUE VISEM A MANTER CONTROLE PERMANENTE SOBRE A SITUAÇÃO. SÃO PESSOAS CORAJOSAS, AUDACIOSAS, PRESUNÇOSAS, MAS MUITO SOLÍCITAS, E PRONTAS A SOCORRER QUANTOS NECESSITEM DE SEUS PRÉSTIMOS. POSSUEM CARÁTER ALTIVO, SARCÁSTICO E INDISCIPLINADO. SÃO AMANTES DO TRABALHO E BATALHADORES ENTUSIASTAS. NESTE ODÚ FALAM AS DIVINDADES:  UM TIPO DE EXÚ POR/ OMULÚ, OGUM, XANGÔ, OBÁ, IEMANJÁ E IGABAADÚ.




ALÁFIA/OTUWÁ/OTURÁ16: CONFIRMAÇÃO DO PLENO ÊXITO, CONTENTAMENTO, OU ALÁFIA FELICIDADE, LUCROS, HERANÇA, VIAGENS; O BRANCO DEVE FAZER-SE SEMPRE PRESENTE. DE PREFERÊNCIA, FAZER NEGÓCIOS AOS DOMINGOS.
RESPONDE COM 16 (DEZESSEIS) BÚZIOS ABERTOS.
ALÁFIA É O 16º ODÚ NO JOGO DE BÚZIOS E O 13º NA ORDEM DE CHEGADA DO SISTEMA IFÁ, ONDE É CONHECIDO PELO NOME DE OTÙRÁ MEJI. EM IFÁ, É CONHECIDO COMO “TULÁ MEJI”, E, NO JÊJE, COMO “OTULÁ MEJI”.
EM YORUBÁ, É DENOMINADO, POR VEZES, DE “OTUWÁ”, QUE SIGNIFICA: “TU ESTÁS DE VOLTA.” É CONHECIDO, AINDA, PELO NOME DE “ALÁFIA”. O TERMO YORUBÁ MAIS COMUM É “ÒTURÁ MEJI”, QUE EVOCA A IDÉIA DE SEPARAR, DESLIGAR, APARTAR. OTURÁ MEJI É O MESTRE DAS LÍNGUAS, INDICANDO QUANDO ALGUÉM TEM DUAS PALAVRAS. AQUELE QUE CAI SOB ESTE SIGNO COSTUMA SER MUITO FALADOR.
ALÁFIA É UM ODÚ COMPOSTO PELOS ELEMENTOS AR SOBRE FOGO, COM PREDOMINÂNCIA DO PRIMEIRO, O QUE INDICA A HESITAÇÃO DO SER, DIANTE DO DOMÍNIO DOS INSTINTOS.
É UM SIGNO MUITO BOM, SEMPRE PRONTO A BENEFICIAR, E QUE RESPONDE AFIRMATIVAMENTE, EMBORA PRENUNCIANDO TEMPO VARIÁVEL.
ALÁFIA REGE AS RAÇAS HUMANAS DIFERENTES (EXCETO A RAÇA NEGRA), A PALAVRA, AS ROUPAS LONGAS, A CEGUEIRA, A MENDICÂNCIA, AS DISPUTAS, O GRANDE CARAMUJO “AGÊ”, A TARTARUGA TERRESTRE (“LOGOZO”) E OS ANIMAIS INOFENSIVOS.
COMO MESTRE DAS LÍNGUAS, INDICA QUANDO ALGUÉM TEM DUAS PALAVRAS E UTILIZA O PODER DA ELOQUÊNCIA A SEU FAVOR. TEM O DOMÍNIO DA BOCA E, ASSIM COMO LEGBA, DIZ COISAS BOAS E MÁS.   SUAS CORES SÃO O AZUL, BRANCO E DOURADO, GOSTANDO MUITO DE TUDO O QUE É ESTAMPADO COM ESTAS TRÊS CORES. É UM ODÚ FEMININO.
NESTE ODÚ FALAM AS DIVINDADES: TODAS


REFERÊNCIAS:  WIKIPÉDIA ENCICLOPÉDIA LIVRE. ODÚ
                 http://wordpress.com/ewé-odú. 




                                                             

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