PARTE 8 - ORIXÁS - SANTOS OU HERÓIS ?

   

  

                                        OS IBÁS E O SINCRETISMO




      IGBÁS SÃO OS ASSENTAMENTOS DO ORIXÁ . UM ASSENTAMENTO É UMA REPRESENTAÇÃO DO ORIXÁ, NO MUNDO, NO AÌYÉ. SOB O PONTO DE VISTA SACRO NÃO EXISTEM REPRESENTAÇÕES DO ORIXÁ .
A RELIGIÃO DO CANDOMBLÉ  OU AFRO NÃO TEM  IMAGENS PARA REPRESENTAR SUAS DIVINDADES, O QUE REPRESENTA UMA DIVINDADE É O SEU IGBÁ, AS IMAGENS QUE CONCEBEMOS SÃO REPRESENTAÇÕES FRUTOS APENAS DO IMAGINÁRIO HUMANO. 
   SANTO É UMA FORMA, COMO CHAMAMOS OS ORIXÁS NO BRASIL E TAMBÉM NO CARIBE, ISSO PORQUE OS DONOS DE ESCRAVOS,  NÃO DEIXAVAM OS ESCRAVOS NEGROS, PRATICAREM SUA RELIGIÃO. A UNICA FORMA DE REALIZAR TAL PRATICA ERA  PARECEREM CONVERTIDOS , MAS O QUE FAZIAM NA RALIDADE SERIA ESCONDER OS OTAS(PEDRA DE ASSENTAMENTO DO ORIXÁ) POR TRÁS  DOS SANTOS CATÓLICOS,    TEMOS NESSE CASO A SINCRETIZAÇÃO DA RELIGIÃO AFRICANA COM O CATOLICISMO ONDE CADA SANTO CATÓLICO TINHA UM SIMILAR ORIXÁ.  E ATÉ OS DIAS DE HOJE TEM ESSA SIMILARIDADE. EXEMPLO: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM RECIFE - PE. É IEMANJÁ E JESUS CRISTO É ORIXALÁ.

OUTRA FACETA DE SEREM OS ORIXÁS SANTOS OU HERÓIS? É QUE NA AFRICA, FIGURAS DE GRANDE BRAVURA, SABEDORIA OU GRANDES FEITOS, ERAM TORNADOS MITOS DIVINIZADOS, E AS NOTÍCIAS CIRCULAVAM ATRAVÉS DA ORALIDADE E COMO CADA PONTO AUMENTA UM PONTO, OS HERÓIS SE TRANSFORMAVAM EM ORIXÁS. DAÍ A HISTÓRIA DA ANCESTRALIDADE ONDE A RELIGIÃO AFRICANA VIR A SER UM CULTO AO ANTEPASSADO.

PARA QUE ISSO ACONTEÇA, A VIDA NÃO SE FINDA COM A MORTE. ÀTÚNWA, É O NOME DADO AO PROCESSO DIVINO DE EXISTÊNCIA ÚNICA OU CONTINUIDADE DA VIDA. FORÇAS SAGRADAS QUE POSSIBILITA A VIDA DAS PESSOAS COMO PASSO PARA O RETORNO DA ENERGIA, SÃO: ARA - O CORPO FÍSICO VINDO DA LAMA. ESE - ELEMENTOS DO ORGANISMO HUMANO. OKAN - FÍSICO E ESPIRITUAL- O PODER DE VIDA E SÉDE DA INTELIGÊNCIA. OJIJI - ESSÊNCIA ESPIRITUAL. EMI - SOPRO DIVINO DE VIDA. ORÍ - A INDIVIDUALIDADE E A IDENTIDADE. ODÚ - O DESTINO E O CAMINHO A SER PERCORRIDO. AXÉ - FORÇA MOVIMENTADORA DA VIDA. ORIXÁ - GUARDIÃO DE CADA EXISTÊNCIA HUMANA.

A CONCLUSÃO DO ILÊ AXÉ ONÍ SOBE DOU ALABÁ É QUE: O SEGUNDO ORIXÁ QUE TEMOS, SERIAM AS FORÇAS SAGRADAS DESSE ANTEPASSADO TRANSMITIDAS AO ORIXÁ DO ORÍ, POIS ESSE É ÚNICO E INEXPERIENTE.
PARA QUE OCORRA ESSE EVOLUÇÃO DE CONHECIMENTO, HÁ UM PROCESSO DE APRENDIZADO DURANTE, PRATICAMENTE , A VIDA INTEIRA DA PESSOA. AS VEZES COM AS PRIMEIRAS OFERENDAS, OCORRE UMA MUDANÇA VISÍVEL ATÉ NO COMPORTAMENTO DO DEVOTO. 
COM O PASSAR DO TEMPO, VAMOS REVELANDO ASPECTOS NA PERSONALIDADE QUE VAI DO PRIMEIRO ORIXÁ AO TERCEIRO MODIFICANDO DE TAL FORMA A MANEIRA DO SER DO INDIVIDUO QUE PARECEM OUTRA PESSOA, ASSUMINDO EM FIM ATITUDES DO DESTINO.
                       CADA ORIXÁ TEM AINDA O SEU SISTEMA SIMBÓLICO PARTICULAR, COMPOSTO DE CORES, NUMEROLOGIA DO ODÚ, COMIDAS( AJEUM), CANTIGAS( ORIKIS), REZAS( ÀDÚRÀ)  , AMBIENTES ( HABITAT) ESPAÇOS FÍSICOS E ATÉ HORÁRIOS.

                


bibliografia

Mestre Didi

Aulo Barretti Filho
A Odisseia de Verger por Nei Lopes



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