PARTE 8 - ORIXÁS - SANTOS OU HERÓIS ?
OS IBÁS E O SINCRETISMO
IGBÁS SÃO OS ASSENTAMENTOS DO ORIXÁ .
UM ASSENTAMENTO É UMA REPRESENTAÇÃO DO ORIXÁ, NO MUNDO, NO AÌYÉ.
SOB O PONTO DE VISTA SACRO NÃO EXISTEM REPRESENTAÇÕES DO ORIXÁ .
A RELIGIÃO DO CANDOMBLÉ OU AFRO NÃO TEM IMAGENS PARA REPRESENTAR SUAS DIVINDADES, O
QUE REPRESENTA UMA DIVINDADE É O SEU IGBÁ, AS IMAGENS QUE CONCEBEMOS SÃO REPRESENTAÇÕES FRUTOS APENAS DO IMAGINÁRIO HUMANO.
SANTO É UMA FORMA, COMO CHAMAMOS OS ORIXÁS NO BRASIL E TAMBÉM NO CARIBE, ISSO PORQUE OS DONOS DE ESCRAVOS, NÃO DEIXAVAM OS ESCRAVOS NEGROS, PRATICAREM SUA RELIGIÃO. A UNICA FORMA DE REALIZAR TAL PRATICA ERA PARECEREM CONVERTIDOS , MAS O QUE FAZIAM NA RALIDADE SERIA ESCONDER OS OTAS(PEDRA DE ASSENTAMENTO DO ORIXÁ) POR TRÁS DOS SANTOS CATÓLICOS, TEMOS NESSE CASO A SINCRETIZAÇÃO DA RELIGIÃO AFRICANA COM O CATOLICISMO ONDE CADA SANTO CATÓLICO TINHA UM SIMILAR ORIXÁ. E ATÉ OS DIAS DE HOJE TEM ESSA SIMILARIDADE. EXEMPLO: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM RECIFE - PE. É IEMANJÁ E JESUS CRISTO É ORIXALÁ.
OUTRA FACETA DE SEREM OS ORIXÁS SANTOS OU HERÓIS? É QUE NA AFRICA, FIGURAS DE GRANDE BRAVURA, SABEDORIA OU GRANDES FEITOS, ERAM TORNADOS MITOS DIVINIZADOS, E AS NOTÍCIAS CIRCULAVAM ATRAVÉS DA ORALIDADE E COMO CADA PONTO AUMENTA UM PONTO, OS HERÓIS SE TRANSFORMAVAM EM ORIXÁS. DAÍ A HISTÓRIA DA ANCESTRALIDADE ONDE A RELIGIÃO AFRICANA VIR A SER UM CULTO AO ANTEPASSADO.
PARA QUE ISSO ACONTEÇA, A VIDA NÃO SE
FINDA COM A MORTE. ÀTÚNWA, É O NOME DADO AO PROCESSO DIVINO DE EXISTÊNCIA ÚNICA
OU CONTINUIDADE DA VIDA. FORÇAS SAGRADAS QUE POSSIBILITA A VIDA DAS PESSOAS
COMO PASSO PARA O RETORNO DA ENERGIA, SÃO: ARA - O CORPO FÍSICO VINDO DA LAMA.
ESE - ELEMENTOS DO ORGANISMO HUMANO. OKAN - FÍSICO E ESPIRITUAL- O PODER DE
VIDA E SÉDE DA INTELIGÊNCIA. OJIJI - ESSÊNCIA ESPIRITUAL. EMI - SOPRO DIVINO DE
VIDA. ORÍ - A INDIVIDUALIDADE E A IDENTIDADE. ODÚ - O DESTINO E O CAMINHO A SER
PERCORRIDO. AXÉ - FORÇA MOVIMENTADORA DA VIDA. ORIXÁ - GUARDIÃO DE CADA
EXISTÊNCIA HUMANA.
A CONCLUSÃO DO ILÊ AXÉ ONÍ SOBE DOU
ALABÁ É QUE: O SEGUNDO ORIXÁ QUE TEMOS, SERIAM AS FORÇAS SAGRADAS DESSE ANTEPASSADO
TRANSMITIDAS AO ORIXÁ DO ORÍ, POIS ESSE É ÚNICO E INEXPERIENTE.
PARA QUE OCORRA ESSE
EVOLUÇÃO DE CONHECIMENTO, HÁ UM PROCESSO DE APRENDIZADO DURANTE, PRATICAMENTE ,
A VIDA INTEIRA DA PESSOA. AS VEZES COM AS PRIMEIRAS OFERENDAS, OCORRE UMA
MUDANÇA VISÍVEL ATÉ NO COMPORTAMENTO DO DEVOTO.
COM O PASSAR DO TEMPO, VAMOS REVELANDO
ASPECTOS NA PERSONALIDADE QUE VAI DO PRIMEIRO ORIXÁ AO TERCEIRO MODIFICANDO DE
TAL FORMA A MANEIRA DO SER DO INDIVIDUO QUE PARECEM OUTRA PESSOA, ASSUMINDO EM
FIM ATITUDES DO DESTINO.
CADA ORIXÁ TEM AINDA O SEU
SISTEMA SIMBÓLICO PARTICULAR, COMPOSTO DE CORES, NUMEROLOGIA DO ODÚ, COMIDAS( AJEUM),
CANTIGAS( ORIKIS), REZAS( ÀDÚRÀ) , AMBIENTES ( HABITAT) ESPAÇOS FÍSICOS E ATÉ HORÁRIOS.
bibliografia
Mestre Didi
Aulo Barretti Filho
A Odisseia de Verger por Nei Lopes
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