PARTE 9 - IFÉ BERÇO DOS YORUBÁ




                                                 Ifé


 Primeira civilização do Império Yoruba a adotar a monarquia do tipo divina, essa possibilidade é muito aceita pelos peritos na civilização de Ifé. A cidade de Ifé era cercada pôr uma muralha de cintura, que era ao mesmo tempo uma fortificação e um muro de barreira. O  fundador lendário, Oranyan, filho de Oduduwa, o mesmo que será o primeiro Rei do Oyo.
                                           -LENDA-  Itan
 Pierre Verger, em "Orixás, Editora Corrupio" descreve um Itan que fala do nascimento de Oranyan:"Oranyan foi concebido em condições muito singulares, que sem dúvida, espantariam os geneticistas modernos. Uma lenda relata como Ogum, durante uma de suas expedições guerreiras, conquistou a cidade de Ogotún, saqueou-a e trouxe um espólio importante. Uma prisioneira de rara beleza chamada Lakanjê agradou-lhe tanto que ele não respeitou sua virtude. Mais tarde, quando Oduduwa( Que nessa lenda é citado como ser masculino, acredito que deveria ser um sacerdote de ododuwa R.D.), pai de Ogum, a viu, ficou perturbado, desejou-a por sua vez e fez dela uma de suas mulheres. Ogum, amedrontado, não ousou revelar a seu pai o que se passara entre ele e a bela prisioneira. Nove meses mais tarde, Oranyan nascia. O seu corpo era verticalmente dividido em duas cores. Era preto de um lado, pois Ogum tinha a pele escura, e pardo do outro, como Oduduwa, que tinha a pele muito clara...".
                   Uma de suas mulheres, Torosi, que era filha de

Elémpe, rei da nação Tapá 

(Nupe), foi a mãe de Xangô que mais tarde veio ser o Alaafin

 de Oyo no lugar de seu irmão 

mais velho Dadá Ajaká, Oranian colocou seu outro filho,

 Eweka, como rei de Benim, e se 

tornou o Óòni de Ifé.   O vinculo social era o sangue, entre os Yorubas, um indivíduo pertencia a uma família , e só pôr causa deste elo de sangue, Há um Estado de BENIM Quando vários reis invocavam um antepassado comum ( Oduduwa ou Odùduà ), havia entre eles uma relação de irmãos, e entre eles e aquele que ocupa o trono do ancestral de todos o Oni de Ifé , o laço entre filhos e pais. Apesar das várias lendas sobre a origem real da monarquia de Ifé, sempre o soberano é considerado um rei divino.
Ifé, situa-se na orla das florestas equatoriais, que se estendem ao sudeste da atual Nigéria, era a capital religiosa e artística do território Ioruba e o centro da antiga República de Daomé, lugar de onde partia a consagração espiritual e para onde eram levados os restos mortais e as insígnias de todos os reis Iorubas. Era considerada uma terra santa pelos yorubanos, civilização nasceu no coração da África, mais precisamente na costa Ocidental.





                    REFERÊNCIAS              Wikipédia, a enciclopédia livre.


                                                             Religião Yorùbá

                                                                Pierre Verger, em "Orixás, Editora Corrupio"














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARTE 13 - ODÚ - O MEIO DA FINALIDADE - DESTINO

PARTE11 QUE COME O ORIXÁ - AJEUM

PARTE 10 COMO FALAM OS ODÚS