PARTE 14 RELAÇÃO ENTRE AFROS E DRUIDAS/CELTAS
NATUREZA, SONHOS E DEUSES...
METÁFORAS E LENDAS
DRUIDAS/CELTAS E AFRO-BRASILEIROS
OS CELTAS VIAM NA ÁRVORE, NÃO SÓ A
ESSÊNCIAS DA VIDA, E SIM
UM RECURSO PARA
PREVER O FUTURO.
AS ÁRVORES DECORADAS COM FITAS E
ORAÇÕES AOS
DEUSES QUE
PEDEM A SAÚDE, A RIQUEZA, O AMOR, E A FELICIDADE.
A KAMBALA É UMA ÁRVORE AFRICANA MAIS
CONHECIDA
POR IROKO COM FORTES LIGAÇÕES MITOLÓGICAS.
SÃO
LINGUAGENS COMUNS A DRUIDAS/CELTAS E AFRO-BRASILEIROS FAZENDO UMA COMPARAÇÃO, VERIFICAMOS QUE HÁ PARALELOS ENTRE TAIS CULTURAS, E COMPREENDEMOS O SIGNIFICADO DESSE
PARALELO POR QUE MESMO COM TANTAS AFINIDADES, ELAS NÃO SÃO IGUAIS, E SIM CULTURAS E
EXPRESSIVIDADES DIFERENTES. MAS CAMINHAM JUNTAS, E O MESMO VALE PARA AS
CULTURAS INDIGENISTAS DO BRASIL.
OS POVOS NATIVOS DO BRASIL, ASSIM COMO
AS CULTURAS AFRICANAS QUE AQUI CHEGARAM, POSSUEM UMA COMPREENSÃO SEMELHANTE DO QUE É A NATUREZA E O QUE É
SAGRADO. TANTO AS CULTURAS AFRICANAS
ESCRAVIZADAS QUANTO OS POVOS INDÍGENAS,
ENTENDE O ESPIRITUAL QUE DAR ALMA A CADA ELEMENTO NATURAL. ASSIM, PARA
ESSAS CULTURAS, TUDO MATERIAL OU IMATERIAL TEM UMA ENERGIA ESPIRITUAL, DIVINA,
SAGRADA, VIVA, QUE PARA OS BRASILEIROS DE MATRIZ AFRICANA É A MANIFESTAÇÃO DE
UM ORIXÁ OU OS ODÚS QUE OS REGI. TUDO
AQUILO QUE POR TANTO. COMPÕE A NATUREZA, É SAGRADO.
OS
DRUIDAS, CELTAS, FORAM OS POVOS DE ORIGEM INDO-EUROPÉIA QUE HABITAVAM ÁREAS DA EUROPA PRÉ-ROMANA, ERAM SACERDOTES. O IDEAL DE UM DRUIDA/CELTA ERAM
SEMELHANTES AO DOS AFROS E INDÍGENAS, BRASILEIROS, A NATUREZA E AS QUESTÕES SOBRE RESPEITO À
VIDA ACIMA DE QUALQUER COISA. A SACRALIDADE DA NATUREZA, PARA ELES É BASTANTE
SEMELHANTE. ENTRE OS POVOS CELTAS, TODA A NATUREZA É SAGRADA, POIS NELA A ENERGIA SE MANTÉM
VIVA, E CRIATURAS QUE NELA HABITAM. TEM ESPÍRITOS FEMININOS GERADORES DA VIDA, BOANN:DEUSA DA ÁGUA E DA FERTILIDADE E CERRIDWEN: DEUSA DA LUA DO PANTEÃO
GALÊS, SENDO CHAMADA DE GRANDE MÃE E A SENHORA. EM OUTRAS PALAVRAS, DEUSAS, COMO OS ORIXÁS OXUM E IEMANJÁ. A SACRALIDADE DA NATUREZA ENTRE OS CELTAS, E
A RICA TRADIÇÃO IRLANDESA, DO CONHECIMENTO DOS LUGARES SAGRADOS.
ISSO
REVELA, UMA COMPREENSÃO DE INTEGRAÇÃO ENTRE O SER HUMANO E OS ELEMENTOS
NATURAIS DE UM LOCAL. ALGO FACILMENTE OBSERVÁVEL ENTRE OS POVOS AFRICANOS E
TAMBÉM ENTRE OS ÍNDIOS DO BRASIL.
ESSA
INTEGRAÇÃO FORNECE UM RESGATE DE
CONSCIÊNCIAS ANTEPASSADAS, TANTO CELTA QUANTO AFRICANA, ESSA É A LINGUAGEM
COMUM DE DRUIDAS E SACERDOTES AFRO-BRASILEIROS, A MENSAGEM É A SACRALIDADE
COLETIVA. QUE EM ÚLTIMA ANALISE QUER A EVOLUÇÃO
DA VIDA DO PLANETA, ATRAVÉS DO EQUILÍBRIO ENERGÉTICO E SUA INTERAÇÃO ECO-ESPIRITUAL.
REFERENCIAS:
WIKIPÉDIA ENCICLOPÉDIA LIVRE
ORIXÁS PIERRE VERGER
REVISTA HISTÓRIA VIVA - Série “Grandes Religiões”,"O Espírito da Terra: uma linguagem comum a celtas e afro-brasileiros", por Claudio Quintino Crow
REFERENCIAS:
WIKIPÉDIA ENCICLOPÉDIA LIVRE
ORIXÁS PIERRE VERGER
REVISTA HISTÓRIA VIVA - Série “Grandes Religiões”,"O Espírito da Terra: uma linguagem comum a celtas e afro-brasileiros", por Claudio Quintino Crow
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