PARTE 20 UMA LENDA






                 



                         OXUM E OXOSSI

                                                       A VINGANÇA  


           ERA UMA VEZ UM ORIXÁ CHAMADO OXUM DEUSA DA ALEGRIA, DINHEIRO, AMOR, BELEZA E PROCRIAÇÃO.  ESSA DEUSA CASOU COM O ORIXÁ OXOSSI QUE LOUCAMENTE APAIXONADO, FAZIA TODAS AS SUAS VONTADES. 
         VIVERAM EM HARMONIA ATÉ QUE ELA SE APAIXONOU PELO ORIXÁ XANGÔ.  ESTE TAMBÉM LHE DAVA TUDO QUE ELA QUERIA, POIS ERA MUITO RICO CONSIDERADO REI NAQUELA REGIÃO.  OXUM VIVIA AÍ BEM INSTALADA ATÉ QUE OXOSSI A ENCONTROU NO CASTELO DE XANGÔ.  
       PARA SE VINGAR DA MULHER, QUE NÃO O QUIZ MAIS, TRATOU DE PROCURAR ALGUÉM QUE REALIZASSE SUA VINGANÇA.   O ESCOLHIDO FOI EXU, MENSAGEIRO DOS ORIXÁS E QUE BASTAVA UMA OFERTA E ESTE REALIZAVA O PEDIDO.   FOI PROPOSTO A EXU QUE DANIFICASSE A BELEZA DE OXUM, POIS O ATUAL MARIDO NÃO GOSTAVA DE PESSOAS  E COISAS FEIAS OU DANIFICADAS.
      EXU FICOU NA ESPREITA DIANTE DO CASTELO DE XANGÔ ATÉ QUE OXUM APARECEU. ENTÃO ELE SE TRANSFORMOU EM UMA LINDA POMBA BRANCA, QUE É O ANIMAL PREFERIDO DE OXUM  E VOOU PARA O PEITORIL DO CASTELO.  ASSIM QUE ELA VIU A POMBA SE APROXIMOU PARA ACARICIA-LA, ENTÃO EXÚ, TRANSFORMADO NO ANIMAL, DESFERIU UM GOLPE EM OXUM PARA DESTRUIR SUA BELEZA. OXUM EM SUA AGILIDADE DEU UM SALTO E O PÁSSARO SÓ ALCANÇOU SUA PERNA, DEIXANDO-A COM UM ENORME FERIMENTO.
       PASSADO ALGUM TEMPO, JÁ COM A PERNA CICATRIZADA, OXUM PROCUROU EXU E PAGOU PARA LHE CONTAR QUEM O HAVIA MANDADO FAZER TAL AGRESSÃO, E ELE DISSE A VERDADE QUE FORA OXOSSI.   ELA ENRAIVECIDA, BOLOU UM PLANO PARA SE VINGAR DO EX-MARIDO.  COMO ELE ERA CAÇADOR E NÃO SABIA NADAR E TAMBÉM NÃO NEGAVA NEM UM PEDIDO A ELA, OXUM O ATRAIU ATÉ A BEIRA DO RIO SEU HABITA, PARA QUE NAMORASSEM.
      O LOUCO APAIXONADO ACEITOU O CONVITE DE PRONTO E CORREU PARA O RIO, LA CHEGANDO ENCONTROU OXUM  DENTRO DO RIO A SUA ESPERA.  ELA A CHAMAVA PARA DENTRO DO RIO E ELE AFIRMAVA QUE NÃO PODIA PORQUE NÃO SABIA NADAR.  ELA POR SUA VEZ DIZIA QUE O SEGURARIA, POIS ERA EXIMIA NADADORA.
     COMO ESTAVA AINDA MUITO APAIXONADO, FOI AO ENCONTRO DA AMADA.  JÁ COM ÁGUA QUASE AFOGANDO PEDIU AJUDA PARA ELA E OXUM AFIRMAVA QUE ELE VIESSE QUE O PROTEGERIA, QUAL O QUE!   OXOSSI SE  AFOGOU. CONTA A LENDA QUE ANTES DE CHAMA-LO PARA O RIO, OXUM E OXOSSI SE AMARAM LOUCAMENTE E QUE DESSA RELAÇÃO NASCEU LOGUNEDÉ ORIXÁ MEIO OXUM MEIO OXOSSI.

ESSA LENDA DEMOSTRA QUE DE  UMA  VINGANÇA ASSOCIOU-SE DOIS  ODÚS OBARÁ E OXÉ.  RESPECTIVAMENTE A TRAGÉDIA/FORTUNA  E INSANIDADE/AMOR NO SEUS CONTRÁRIOS DANDO ORIGEM A LOGUM EDÉ ,  ORIXÁ DA SENSIBILIDADE ,  AMOR E INTROSPECÇÃO . 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARTE 13 - ODÚ - O MEIO DA FINALIDADE - DESTINO

PARTE11 QUE COME O ORIXÁ - AJEUM

PARTE 10 COMO FALAM OS ODÚS