PARTE 21 - OS ODÚS: ORIGEM, SEUS ASPECTOS, MEANDROS E HEREDITARIEDADE ENERGÉTICA



               

                                ASPECTOS DA ENERGIA








            TODO ORIXÁ TEM ODÚ E/OU ODÚS PRÓPRIOS.   MAS, COMO ENERGIA QUE É  O ODÚ É LIVRE COMO OS VENTOS . CADA ODÚ TEM COMO VETOR UM RUMO  OU DIREÇÃO  DESTINADOS. 
           SEMPRE TOMO OS PRIMEIROS ODÚS COMO EXEMPLOS, POIS SÃO MAIS ESPECÍFICOS.  SÃO ELES : OGBÉ (LESTE), OYEKÚ (OESTE), EJILAXEBORÁ (SUL)  E ODÍ (NORTE).  
          ESSAS DIREÇÕES  MOSTRAM A   ENERGIA QUE CADA UM DELES TRÁS CONSIGO.  E ESSAS DE UMA FORMA SIMPLISTA  NOS PRIMEIROS ODÚS SÃO: OGBE - VIDA E MORTE; OYEKU - MORTE/SAÚDE; EJILAXEBORÁ - ESPIRITO E LUZ E ODÍ - MATÉRIA E LIMITAÇÃO.






 MEANDROS 



               QUANDO CRIANÇA  OUVIA OS MAIS VELHOS DIZEREM QUE O VENTO NORTE E NORDESTE NÃO ERAM BONS. MAIS UMA VEZ A SABEDORIA DOS ANCESTRAIS ACERTOU, POR QUE NA VERDADE SÃO VENTOS VINDOS DE  DIREÇÕES COM ODÚS RUINS E CARREGADOS DE ENERGIAS COM MUITA CARGA NEGATIVA OU CONTRÁRIAS.  SÃO ODÍ E OXÉ, DOIS ODÚS DA MATERIALIDADE QUE ATRAEM MAUS SENTIMENTOS E SENDO VENTO COM ESSAS DIREÇÕES, ESPALHAM-SE POR TODOS OS LUGARES. POR OUTRO  LADO, OS ODÚS COM SUAS ENERGIAS SEMPRE SÃO DUAIS OU POSITIVAS OU NEGATIVAS.
             OS ODÚS SÃO 16 PRINCIPAIS MAS SUAS COMBINAÇÕES  DÃO 256 OUTROS ODÚS QUE POR ORDEM SÃO:  OGBÉ COMO ODÚ MÃE ( VIDA E MORTE), ORIGINADA Á LESTE, E JUNTO COM SEU CRIADOR OFUN COMO ODÚ PAI ( A LUZ ) ORIGINADO A SUDESTE, DÃO ORIGEM AOS DEMAIS ODÚS.  
             SEGUINDO A ORDEM DE CHEGADA OU CRIAÇÃO, TEMOS COMO PRIMEIRO ODÚ A ENERGIA MÃE OGBÉ (VIDA E MORTE), OYEKU ( DOENÇA E SAÚDE), IWORIN/EJILAXEBORÁ ( ESPIRITO), ODÍ ( MATÉRIA), OBARÁ ( PREDESTINAÇÃO), OKARAN ( O TEMPO ), IROSUN ( ADVERSIDADE ), OWONRIN ( REALIZAÇÃO ), OGUNDÁ (RAZÃO E DINAMISMO ), OSÁ ( O  AR ), IRETÉ ( OS SENTIDOS ), OTURA/ALAFIÁ ( A PALAVRA/FALA ), OTURUNPON (UNIÃO ), IKA ( ESPERANÇA ), OXÉ ( O PRAZER  ), OFUN- ENERGIA PAI (A LUZ).  




                                       HEREDITARIEDADE ENERGÉTICA









                 OBSERVA-SE QUE UM MESMO ODÚ TEM FACETAS  E ESSAS APRESENTAM UM CERTO MANIQUEÍSMO ( BEM OU MAL). DIZ-SE QUE EM EQUILÍBRIO NÃO HÁ COMO APRESENTA-SE O LADO NEGATIVO DESSES ODÚS, ENTÃO FAZ-SE NECESSÁRIO MANTER AS ENERGIAS EM CONSTANTE EQUILÍBRIOS SENDO ESSA A FINALIDADE DAS OFERENDAS E OBRIGAÇÕES NOS RITUAIS DO CANDOMBLÉ.
                OS ASPECTOS E MEANDROS ESTÃO LIGADOS A HEREDITARIEDADE,  ESSE FATOR É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA CARACTERIZAR UM ARQUÉTIPO, POIS QUANDO ANALISADO, O ODÚ DENTRE SUAS FACETAS DEMONSTRA UM TRAÇO PERMANENTE E ESSE TRAÇO É O DA HEREDITARIEDADE, ELE É COMO UMA RAIZ  E UMA SEMENTE.   RAIZ POR QUE ESTABELECE A ENERGIA E SEMENTE POR QUE PASSA PARA FRENTE OS CÓDIGOS DA ENERGIA.    POR EXEMPLO NO CASO DE PESSOAS, QUE SUA ENERGIA BÁSICA VEM DA FAMÍLIA .    UMA FAMÍLIA COM UM ODÚ DE OSÁ, ODÚ DA MÃE E OXÉ ODÚ DO PAI, CERTAMENTE A CARGA ENERGÉTICA APARECERÁ BASICAMENTE EM TODOS OS FILHOS EM UM DOS TRÊS ORIXÁS OU NO ORIXÁ DO ORÍ OU NO ORIXÁ JUNTÓ OU NO ADJUNTÓ.  
                     O SER SE TORNA ÚNICO COM A  MISTURA DOS  TRÊS  ODÚS,  ISSO POR QUE  HÁ AINDA VARIANTES  COMO  : ORÍ,  O SER ORIGINAL -  PERSONALIDADE  -,  JUNTÓ, O SER CRIADO E MOLDADO -    CARÁTER - ,  ADJUNTÓ,  O SER PREDESTINO E  O LIVRE ARBÍTRIO, E DE TODOS ESTES   AQUELE TEM MAIOR  SIGNIFICÂNCIA É CERTAMENTE O JUNTÓ -  CARÁTER , O  SEGUNDO SANTO ORIXÁ. ELE DÁ A TÔNICA DO CARÁTER , MESMO QUE ESTE SOFRA INFLUÊNCIAS DO MEIO OU DE PESSOAS, O CARÁTER BEM  FORJADO EM UM  BOM ODÚ ,  NÃO FICARA  SOBRE ESSA INFLUÊNCIA POR MUITO TEMPO,  É QUANDO " DIZEMOS QUEM SAI AOS SEUS NÃO DEGENERA" CABENDO ESSA AFIRMAÇÃO TAMBÉM  PARA  O  MAU  ODÚ, QUE  JÁ É  DEGENERADO . POR TANTO DESVIOS EM  CARÁTER BOM( ODÚ DE JUNTÓ)  TEM CORREÇÃO, SÃO DESVIOS, CARÁTER RUIM SERÁ SEMPRE  UMA LUTA PARA EQUILIBRÁ-LO.   



                                 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARTE 13 - ODÚ - O MEIO DA FINALIDADE - DESTINO

PARTE11 QUE COME O ORIXÁ - AJEUM

PARTE 10 COMO FALAM OS ODÚS