PARTE 22 - ENERGIA DO ODÚ E A EVOLUÇÃO CARMICA







                                ODÚ, CARMA E DARMA


            SOMOS ENERGIA NA ALMA E NA MATÉRIA E ISSO É UM FATO.  POR TANTO É ASSIM QUE DEVEMOS SER ANALISADOS, QUANTO ENERGIA EVOLUTIVA.
               QUANDO COMPARAMOS A ENERGIA QUE SE TEM NO ODÚ, HUMANO OU NÃO POIS TUDO TEM ENERGIA, COM A ENERGIA DO CARMA E DARMA DA FILOSOFIA HINDUÍSTA  OU BUDISTA, PERCEBEMOS QUE TUDO TEM O MESMO SIGNIFICADO, SÓ QUE COM VISÃO DE DIFERENTE ENFOQUE. EM LINGUAGEM DA RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA, O CANDOMBLÉ, O CARMA SERIA O ODÚ DA ALMA (ORÍ/CABEÇA) E O DARMA O ODÚ JUNTÓ (O ABÁ, ENERGIA PRECEPTORA) OU TODO APRENDIZADO DE VIDAS PASSADAS COM BASE NA ANCESTRALIDADE E DESCENDÊNCIAS. O OBJETIVO DA AÇÃO DAS DUAS ENERGIAS SERIA O DESTINO EVOLUTIVO, O ADJUNTÓ.
                 NO CANDOMBLÉ SE NÃO NOS EQUILIBRAMOS E FICARMOS EM SINTONIA COM A NATUREZA, O COSMO E COM O UNIVERSO EM GERAL, NÃO REALIZAMOS O NOSSO ODÚ OU CARMA E NÃO EVOLUIRMOS COMO DEVERIA.   A PRÁTICA NO CANDOMBLÉ PARA ESTAR EM EQUILÍBRIO, ALÉM DAS BOAS AÇÕES, É   UM PROCESSO DO QUAL ATRAVÉS DE LIMPEZAS CORPORAL OU MATERIAL, OFERENDAS E OBRIGAÇÕES PARA COM OS ODÚS DOS ORIXÁS CORRESPONDENTES.          
                EM CADA NASCIMENTO O SER É UMA NOVA ENERGIA, PORÉM JÁ TEMOS UMA BAGAGEM QUE VEM IMPLÍCITO NO DARMA OU JUNTÓ.  O CARMA OU ORÍ/ALMA SE REALIZARÁ SEGUNDO O QUE EVOLUIR DENTRO DO ESTABELECIDO PELO DARMA. COMO EXEMPLO DIREI QUE QUEM NASCE COM UM ODÚ NO QUAL FALA IEMANJÁ( CARMA) E NO JUNTÓ ( DARMA) FALA OYA / IANSÂ, FICA ESTABELECIDO QUE A ENERGIA DO SER( FILHO) DESSE ODÚ, SERÁ UMA IEMANJÁ COM CARACTERÍSTICAS DA QUALIDADE DO ODÚ DE OYA VISTO QUE O ORÍ( IEMANJÁ) ESTAR EVOLUINDO SOBRE A TUTELA DO JUNTÓ(OYA).
                 ASSIM O QUE SEREMOS COM NOSSO LIVRE ARBÍTRIO, DEPENDERÁ DE COMO REALIZAMOS O ABÁ , ENERGIA VITAL EVOLUTIVA.
                 O DISCERNIMENTO E O BOM CARÁTER, DO SER, VAI " CONTAR" PARA ESSA EVOLUÇÃO.

REFERÊNCIAS :   WIKIPÉDIA A ENCICLOPÉDIA LIVRE
                               TARÔ, CARMA E NUMEROLOGIA/2004
                               ED. RECORD / NOVA ERA - RJ. - NEI NAIFF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARTE 13 - ODÚ - O MEIO DA FINALIDADE - DESTINO

PARTE11 QUE COME O ORIXÁ - AJEUM

PARTE 10 COMO FALAM OS ODÚS