EXPRESSAR CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS
COM PESQUISAS E VIVÊNCIA - Para que leigos e desavisados entendam melhor o candomblé e sua visão da natureza.
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O SER
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AS MARAVILHAS DO SER SEGURAMENTE DESCONHECEMOS O QUÃO PRECIOSO É O SER EM SI. DENTRO DO CANDOMBLÉ ANALISANDO A COMPOSIÇÃO DAQUILO QUE SOMOS ENERGETICAMENTE, PERCEBEMOS QUE ESSA COMBINAÇÃO NOS DÁ RIQUEZA E GRANDEZA .
ODÚ - O PRINCÍPIO PARA O AFRICANO, ODÚ É ENERGIA, MANDADA POR OLORUM (DEUS) À TERRA PARA QUE CADA SER TIVESSE UM DESTINO NO MOMENTO EM QUE NASCESSE, LOGO QUE RESPIRASSE PELA PRIMEIRA VEZ, TODAS AS ENERGIAS DO UNIVERSO MATERIAL E IMATERIAL SE LIGAM AO NOSSO CORPO FÍSICO CARACTERIZANDO UM ODÚ. ODÚ É UM PRESSÁGIO DE UM MOMENTO DO PASSADO OU DO PRESENTE QUE PODERÁ ALTERAR OU NÃO UM FUTURO ORA, INEXISTENTE. O ODÚ TRAZ EM SEU CONTEÚDO UMA GAMA DE INFORMAÇÕES QUE DETERMINA O DNA ESPIRITUAL DE UMA PESSOA OU LOCAL E SITUAÇÃO. TEM SUA ORIGEM NA PRÓPRIA CRIAÇÃO DO UNIVERSO E NÃO TIVERAM SUA ORIGEM NA TERRA. CADA ODÚ VEIO AO AYIÊ (TERRA) EM UMA ORDEM DETERMINADA CRIANDO OU DANDO SENTIDO A TUDO QUE EXISTE. SÃO ELES : OGBE, OYẸKU, IWORI, ODI, ỌBARA, ỌKANRAN, IROSUN, IWỌNRIN, OGUNDA, ỌSA, IRẸTẸ, OTURA, OTURUPỌN, IKA, ỌSÉ , OFUN , SENDO ESSES OS PRINCIPAIS.
AXÉ - AJEUM - COMIDA ASSIM COMO OCORRE COM OS SERES QUE TEM MATÉRIA , É ATRAVÉS DA COMID A QUE OS ORIXÁS ADQUIREM SUA ENERGIA. EXISTINDO UMA TROCA PARA TANTO, COM O DEVOTO. - PODERIA O DEVOTO, EQUILIBRAR SUA ENERGIA SEM ALIMENTAR O SEU ORIXÁ? - SIM, A NATUREZA SE ENCARRETA DE FAZER TAL EQUILÍBRIO, PORÉM SE HOUVER ALGUNS TIPOS ESPECÍFICOS E DANOSOS DE ENERGIA NEGATIVA (ODÚ CONTRÁRIO), ESTARÁ SUJEITO A SÉRIOS RISCOS ENQUANTO OCORRE O PROCESSO ESTABILIZANTE ENERGÉTICO. CADA ORIXÁ TEM SUA COMIDA ESPECÍFICA PARA CADA ODÚ (ENERGIA- POSITIVA OU NEGATIVA) E TAMBÉM PARA CADA NAÇÃO AFRICANA. EXISTE DETERMINADOS TIPOS DE COMIDA. O TERMO EBÓ QUE TAMBÉM É USADO COMO SIGNIFICADO DE AJEUM ( COMIDA DO ORIXÁ ) TEM OS SEGUINTES SIGNIFICADOS: QUANDO É USADO PARA O ATO DE FAZER UMA OFERENDA E AS VEZE
O dú Olorun/Olofin/olodumaré, Deus em língua africana/yorubá, criou quatros elementos: a terra, a água, o fogo e o ar. Destes foram gerados os elementares, gerando todas as coisas vivas no planeta. Para cada um destes elementos quatro Odús ( cada orixá é governado por um ou mais odús) , ou seja, quatro força interligadas aos destinos: Elementos da natureza e os Odús Terra Irosun, - 4 aberto - xangô, exú, iemanjá e iansã. Ejilaxeborá, - 12 aberto - xangô e irocô. Iká e - 14 aberto - oxumaré - oxalá. Obará. - 6 aberto - iansã, oxossi, exú, euá. Representam o caminho da tranqüilidade e da riqueza. Água Ejiokô, - 2 aberto - oxalalufan e ibeji Ossá, - 9 aberto - yemanjá Ejiologbon e - 13 aberto - obaluaiê, nanã e ogum Oxé. - 5 aberto - oxum Representam o caminho da dúvida ao triunfo. Ar Ejionilé, - 8 aberto - oxalá. Ofun, - 10 aberto - obatalá, ia
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