PARTE 3 - AFRICA SEU TERRITÓRIO E SUAS ETNIAS




       Certa época uma pessoa de origem africana disse que,  como mapa  politico, a diferença entre a Africa e o Brasil seria a integridade territorial do Brasil. A Africa teve seu território muito dividido em muitos países com línguas e dialetos variados, confirmando o dito: "sua pátria, sua língua" , o Brasil  é um  país continental unido por uma só língua que o torna um país integrado apesar da miscigenação do seu povo. 

        NA AFRICA SÃO TANTAS ETNIAS, QUE 280 FORAM CITADAS NOS MERCADOS DE ESCRAVOS DA ÉPOCA. COMO DESTAQUES TIVERAM: MUSHI-CONGO, BENGUELA, CANBINDAS, ENDEMOS, YORUBÁ, IJESHÁS, ÓYÓ, HAUSSAS, MANDINGA, FANTI, ASHANTIS, MINA, FON, MAHII, IJEBU, FULANI, IBO, KROBO, BANTO, ZULU, ETC... ALGUMAS DESTAS SE TORNARAM MAIS CONHECIDAS NO BRASIL, EM ESPECIAL YORUBAS E SUAS DERIVAÇÕES QUE FALAVAM A MESMA LÍNGUA COMO KETO, EGBÁ, ETC. HOUVE CASO DE CASAS OU TERREIROS QUE SE TORNARAM HÍBRIDOS COMO HERANÇA DA SENZALA.

    OS YORUBANOS TÊM EM SEU NOME O SIGNIFICADO CABALÍSTICO, QUE EXPLICA O MOVIMENTO MIGRATÓRIO, DO POVO AFRICANO, COMO MISSÃO RELIGIOSA. NA TRADUÇÃO HEBRÁICA. INSCRITA NO MONOLÍTICO DE ORANIAN NA NIGÉRIA( Opa Òrànmíyàn) - YOD, RESH, VO, BETH, ALPH = YORUBA. - “A DIVINDADE POR ORDEM DA UNIDADE PSIQUICA DO SER, DEU ORIGEM AO MOVIMEMTO DE LUZ, OBJETO CENTRAL DE ESTABILIDADE COLETIVA DO HOMEM”, AS INICIAIS OU PALAVRA, QUE COMPÕE A PALAVRA YORUBÁ, TRÁS ESSE SIGNIFICADO. O MOVIMENTO QUE OCORREU COMO REALIZAÇÃO DA PROFICIA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO IMPÉRIO YORUBÁ POR NIROD/ODUDUÁ (BISNETO DE NOÉ, FIGURA BÍBLICA), QUE FUNDOU A CIDADE ILÊ IFÉ (2000 a.C., ALGUNS PESQUISADORES DATAM A ORIGEM DO CULTO AOS ORIXÁS DE CERCA DE 6.000 A 10.000 ANOS ), BERÇO DA CULTURA YORUBÁ, E QUE JÁ HAVIA FUNDADO ANTERIORMENTE OUTRAS CIDADES NA FENÍCIA, ÁFRICA OCIDENTAL, E NA ASSÍRIA ONDE FICOU CONHECIDO COMO LAMU. OBSERVE QUE NESTA OCASIÃO ODUDUÁ É TRATADA COMO SER MASCULINO. O FATO É QUE NIROD/ODUDUÁ/LAMU SERIA UM SACERDOTE DEDICADO A DEUSA ODUDUÁ, QUE APOS ANOS DE DEDICAÇÃO, RECEBEU O TÍTULO COM NOME DA DIVINDADE. DAÍ O EQUÍVOCO. COM A FINALIDADE DE CUMPRIR SUA MISSÃO, NIROD/ODUDUÁ TENTOU REUNIR O POVO AFRICANO DIVIDIDOS EM TRIBOS, QUE POR TEREM ALGUMAS DIFERENÇAS CULTURAS E DE ORIGEM,  CONTINUARAM SEPARADOS EM TRIBOS COM RITOS PRÓPRIOS, FORMANDO PEQUENAS NAÇÕES.   

      AS NAÇÕES AFRICANAS RELIGIOSAS(NAGÔ,JÊJE,EBÁ,KÊTO ENTRE OUTRAS), SÃO COMO O RESULTADO DA NEGATIVA À UNIÃO AFRICANA,  E QUE  NO BRASIL, DENTRO DAS SENZALAS É QUE SE DEU A TÃO SONHADA UNIÃO DOS POVOS AFRICANOS, COM A MESMA LÍNGUA, COSTUMES E COM ISSO SEUS SANTOS ORIXÁS CULTUADOS EM UM MESMO AMBIENTE.         

                                                                                      
       




                                                             Nações Africanas




NAÇÕES NO CANDOMBLÉ, SÃO ETNIAS VINDAS NOS GRUPOS DE ESCRAVOS E QUE DENTO DAS SENZALAS SOFREM INFLUÊNCIA UMAS DAS OUTRAS COM TROCA DE COSTUMES E TRADIÇÕES. AS MAIS CONHECIDAS NO BRASIL, SÃO NAGÔ( QUE ALGUMAS DIZEM NÃO SER NAÇÃO, MAS, SIM UMA LÍNGUA.), JÊJE, KÊTO, EBÁ, ANGOLA, MOÇAMBIQUE, XAMBÁ, MINA E FON. NAS SENZALAS, ALÉM DE TODA INTERAÇÃO DE COSTUMES E CULTURA, HOUVE O SINCRETISMO COM O CATOLICISMO, LEVANDO O CULTO RELIGIOSO POR OUTRA VERTENTE NESTE CASO BRASILEIRA COM A UMBANDA. QUE NADA MAIS É DO QUE ANTEPASSADO QUE VEM (INCORPORA) EM NOME DO ORIXÁ QUE TINHA NO PASSADO. 

NAGÔ   NOME QUE SE DÁ AO YORUBANO OU A TODO NEGRO DA COSTA DOS ESCRAVOS QUE FALAVA OU ENTENDIA O IORUBA. OU AINDA NAGÔ É NOME DADO, NO DAOMÉ, PELOS FRANCESES AO YORUBANO: DO EFÉ ANAGÓ. DOS GRUPOS MAIS IMPORTANTE NO BRASIL COMO NAGÔ, KÈTU, EGBA, EGBADO E SABÉ SÃO ALGUNS DOS SEGMENTOS NAGÔS TRANSFORMADOS EM PEQUENAS NAÇÕES. NOS DIZERES DE EDISON CARNEIRO, NO CLÁSSICO “CANDOMBLÉS DA BAHIA”: "OS NAGÔS LOGO SE CONSTITUÍRAM NUMA ESPÉCIE DE ELITE E NÃO ENCONTRARAM DIFICULDADE DE IMPOR À MASSA ESCRAVA A SUA RELIGIÃO". E COMPLEMENTA: "QUANTO AOS NEGROS MUÇULMANOS (MALÊS), UMA MINORIA ENTRE AS MINORIAS, QUE PODERIAM SER ÊMULOS(RIVAIS) DOS NAGÔS, PELO SEU SECTARISMO, AFASTAVAM NÃO SÓ OS ESCRAVOS COMO TODA A SOCIEDADE BRANCA".COMPLEMENTO DIZENDO QUE: OS MALÊS TEM ORIGEM NAGÔ, PÓREM COM ORIENTAÇÃO RELIGIOSA DIFERENTE. OS NAGÔS,   ETNIA VINDA DO SUDÃO , COMO ESCRAVOS E QUE NO BRASIL TORNARAM-SE NAÇÃO DE CANDOMBLÉ. VALENTES, SEVEROS, FORTES E ORGULHOSOS. TONARAM-SE ESCRAVOS POR SEREM TEMIDOS PELOS INIMIGOS DO DAOMÉ, QUE ENTREGOU SUA LOCALIZAÇÃO AOS EUROPEUS PARA FAZÊ-LOS ESCRAVOS. EM PERNAMBUCO, NAGÔ SE DÁ AO NOME DE UMA NAÇÃO LIGADA A  RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA DENOMINADA "XANGÔ" DE PERNAMBUCO OU DO RECIFE, POR SER ESSE ORIXÁ MUITO IMPORTANTE NESSA NAÇÃO("NAGÔ-EGBÁ"). O MODELO NAGÔ, EM TERMOS DAS MATRIZES  AFRICANAS (AS NAÇÕES), E PARA QUE NÃO RESTE DÚVIDAS DAS DIFERENÇAS ENTRE O NAGÔ BAIANO(KÊTU) E O NAGÔ PERNAMBUCANO(NAGÔ-EGBÁ) – O TERMO NAGÔ É UTILIZADO APENAS PARA O XANGÔ DE PERNAMBUCO E PARA O MODELO BAIANO A DENOMINAÇÃO UTILIZADA É O CANDOMBLÉ-DE-NAÇÃO"
REFERÊNCIA-SE NO RIO GRANDE DO SUL NAGÔ SINALIZA O NOME DE UMA NAÇÃO DE ORIXÁ LIGADA AO RITUAL DE BATUQUE, NA BAHIA O CANDOMBLÉ DE CABOCLO É CHAMADO DE NAGÔ POR TER SEMELHANÇA COM O XANGÔ DE PERNAMBUCO. NAGÔ, NOME PELO QUAL SE TORNARAM CONHECIDOS NO BRASIL OS AFRICANOS PROVENIENTES DA "YORUBALÂNDIA".  NA JAMAICA O NOME NAGÔ DESIGNA O CULTO DE ORIGEM YORUBÁ. — NEI LOPES NA ENCICLOPÉDIA BRASILEIRA DA DIÁSPORA AFRICANA. TERMOS ÉTNICOS COMO NAGÔS, JEJES, ANGOLAS, CONGOS, FULAS, REPRESENTAVAM IDENTIDADES CRIADAS PELO TRÁFICO DE ESCRAVO, ONDE CADA TERMO CONTINHA UM LEQUE DE TRIBOS ESCRAVIZADAS DE CADA REGIÃO. 
      CONCLUINDO, DIZ-SE QUE NAGÔ É UM CONJUNTO DE PEQUENAS NAÇÕES DE LÍNGUA IORUBÁ E QUE NA NOSSA VISÃO, É ESSE CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS, UM POUCO DE TODAS, QUE TORNOU NO BRASIL, ESPECIALMENTE EM PERNAMBUCO, OS  NAGÔ NAÇÃO.

JÊJE É O CANDOMBLÉ QUE CULTUA OS VODUNS VINDOS DO DAOMÉ, TRAZIDOS PARA O BRASIL PELOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS EM VÁRIAS REGIÕES DA ÁFRICA. DIVINDADES DA RICAS, COMPLEXA E ELEVADA MITOLOGIA FON.
    OS VÁRIOS GRUPOS ÉTNICOS - COMO FON, EWE, FANTI, ASHANTI, MINA - AO CHEGAREM NO BRASIL, ERAM CHAMADOS JÊJE ,DO YORUBA ESTRANGEIRO, ESTRANHO, DESIGNAÇÃO QUE OS YORUBA, NO DAOMÉ ATRIBUÍAM AOS POVOS VIZINHOS. NO BRASIL, INTRODUZIRAM O SEU CULTO EM SALVADOR, CACHOEIRA E SÃO FELIX, NA BAHIA, EM SÃO LUÍS, NO MARANHÃO, E, POSTERIORMENTE, EM VÁRIOS OUTROS ESTADOS DO BRASIL.

KÊTO É A NAÇÃO QUE TEM SUAS RAÍZES ÉTNICAS NA NAÇÃO NAGÔ. QUANDO HOUVERAM MUITOS CONFRONTOS NO LESTE AFRICANO, ESTES SE DESLOCARAM PARA O OESTE, FORMANDO NOVA TRIBO DENOMINADOS ANAGÔ.  KÈTU, EGBA, EGBADO E SABÉ SÃO ALGUNS DOS SEGMENTOS NAGÔS QUE VIERAM PARA O BRASIL PROVENIENTES DA ÁREA YORUBÁ, QUE COMPREENDE DO SUL/CENTRO DO DAOMÉ,  E TODO SUDOESTE DA NIGÉRIA. E TODOS ELES - COM DESTAQUE PARA OS KÈTU, RECONSTITUINDO SUAS INSTITUIÇÕES E PROCURANDO ADAPTÁ-LAS AO NOVO MEIO, PARA ENTENDER O PREDOMÍNIO DA ETNIA YORUBÁ, DEVIRÍAMOS COLOCAR SEMPRE ANTES DE CADA DENOMINAÇÃO "NAGÔ-(NOME DA NAÇÃO)" PARA IDENTIFICAR A ETNIA IORUBÁ/NAGÔ, COMO É FEITO NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ COM A NAÇÃO EBÁ( DIZ-SE: NAGÔ-EGBÁ) .
      O TERMO NAGÔ É MAIS USADO NA REGIÃO DO NORDESTE ONDE SE LOCALIZAM OS XANGÔS E NÃO MUITO USADO PARA SE REFERIR AOS CANDOMBLÉS DA BAHIA.   COMO O CANDOMBLÉ E O XANGÔ SÃO REFERIDOS COMO DE MODELO NAGÔ, EM TERMOS DAS NAÇÕES, TALVEZ PARA QUE NÃO RESTE DÚVIDAS DAS DIFERENÇAS ENTRE O NAGÔ BAIANO E O NAGÔ PERNAMBUCANO – O TERMO NAGÔ É UTILIZADO APENAS PARA O XANGÔ E PARA O MODELO BAIANO A DENOMINAÇÃO UTILIZADA É O CANDOMBLÉ-DE-NAÇÃO".
REFERÊNCIAS:
LUÍS FELIPE RIOS .
EDSON CARNEIRO.

EBÁ  É A NAÇÃO MAIS PARECIDA COM AS RAÍZES NAGÔ. NÃO HÁ NEM A VELHA CONCORRÊNCIA COSTUMEIRA DAS DEMAIS NAÇÕES. EGBA É UM SUBGRUPO DOS IORUBÁS E O TERMO EGBA, REFERE-SE A BOA PARTE DOS NATIVOS(UM CLÃ),  QUE VIVEM NO OESTE DA NIGÉRIA VINDOS DO LESTE, MOTIVADOS POR CONFLITOS ÉTNICOS.  AQUI NO BRASIL, TEVE COMO FUNDAÇÃO A PRIMEIRA CASA DE CULTO NAGÔ-EBÁ, EM RECIFE-PE, TRAZIDA DA AFRICA POR INÊS JOAQUINA DA COSTA (IFÁ TINUKÉ) TAMBÉM CHAMADA DE TIA INÊS, MORREU EM 1905. FOI A FUNDADORA DO ATUAL SITIO DE PAI ADÃO. 
     TIA INÊS, AO VIR PARA O BRASIL, TROUXE CONSIGO VÁRIAS DIVINDADES, SOB A FORMA DE SÍMBOLOS, IMAGENS, OBJETOS E INCLUSIVE SEMENTES, PARA PLANTAR UMA IMENSA GAMELEIRA, AINDA EXISTENTE QUE É VENERADA COMO A DIVINDADE IROKÔ E AINDA PRESERVA EM SEU ESPAÇO-FÍSICO UM BAOBÁ COM MAIS DE UM SÉCULO DE EXISTÊNCIA E COM MAIS DE 10M DE DIÂMETRO, NA NAÇÃO NAGÔ-EGBÁ SEMPRE SÃO DUAS PESSOAS QUE DIRIGEM A CASA: UM BABALORIXÁ E UMA IYALORIXÁ, OU SEJA, UM PAI E UMA MÃE-DE-SANTO.  



EGBADO


         A TRIBO EGBADO  É UM SUB-GRUPO DO MAIS ABRANGENTE POVO IORUBÁ, VINDOS PARA O BRASIL COMO ESCRAVOS.  HABITA A ÁREA ORIENTAL DA DISTRITO SENATORIAL DE OGUN OESTE, NO ESTADO DE OGUN, NO SUDOESTE DA NIGÉRIAÁFRICA. O POVO EGBADO PARECE TER MIGRADO, POSSIVELMENTE DE KETUILE IFÉ, OU OYO. ASSIM COMO XANGÔ ESTAR PARA OS NAGÔ-EGBÁ, EWÁ ESTAR PARA OS EGBADO, PATRONOS DAS NAÇÕES MÍTICAS.



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